Há pouquíssimos anos atrás falar em Marketing Digital causava um pouco de estranheza, porém, atualmente, já é um assunto comum para quem tem empresa, comercializa um produto ou serviço ou tem interesse pela área. Saber que o Marketing Digital existe é fácil, mas entender o que é e como fazer, o buraco é um pouco mais embaixo, não é mesmo? Então bora com a Solare entender melhor para que serve e como fazer o Marketing Digital.

O que é Marketing Digital

Definindo o Marketing Digital, é um meio de se comunicar com potenciais clientes de forma online, direcionada e dinâmica, seguindo as tendências das mídias digitais e dos hábitos de consumo. Nada mais é do que um conjunto de estratégias e ações de comunicação para divulgar e comercializar produtos e serviços para o público-alvo.

 

Diferentemente das mídias de massa, como TV, Rádio, Jornal e Revista que atingem um grande número de pessoas de diversas faixas etárias, renda, regiões e interesses, além de um custo muito alto, as mídias digitais permitem um direcionamento mais assertivo através de configurações de público nas plataformas, ou seja, sua marca está onde o público está. E você ainda pode controlar seu orçamento com investimentos flexíveis!

Mas antes de continuarmos, que tal se familiarizar um pouquinho mais com o assunto e entender os principais termos usados no Marketing Digital? É só clicar aqui. A leitura leva apenas 4 minutos. 

A importância do Marketing Digital

As pessoas estão conectadas, o tempo todo. E o mobile vem ganhando em disparado como principal dispositivo para acesso à internet. Isso significa que seu cliente está com o celular na mão o tempo todo, olhando sites, redes sociais, aplicativos e muitos outros ambientes que sua marca poderia estar. Sim, você pode – e deve! – estar nas mãos do seu cliente. 

Em 2020 haverá 5,5 bilhões de usuários móveis, o que representa 70% da população do planeta, e o tráfego móvel será oito vezes maior. O Brasil segue essa tendência e terá uma expansão de sete vezes no tráfego, o que representa uma taxa de aumento anual de 45%. 

Fonte

Como fazer Marketing Digital em 5 passos

Facebook e Instagram, por exemplo, deixaram de ser apenas redes sociais onde você vê publicações dos seus amigos. Eles são MÍDIAS DIGITAIS, que, assim como TV e Rádio, é necessário investir dinheiro para que sua publicação tenha um alcance maior e a mensagem chegue ao seu público. 

Isso significa que não basta ter uma página no Facebook ou um perfil no Instagram, fazer uns posts e esperar que seu telefone toque. 

 

É preciso patrocinar suas publicacões. Parece uma tarefa simples, mas não é. Para você não gastar dinheiro a toa, é preciso seguir alguns passos para que a presença da sua marca na internet seja eficaz para seu negócio, afinal, as possibilidades são muitas:

1- Entenda seu público-alvo

Para quem você quer comunicar e vender? Trace um perfil ideal de consumidor, incluindo idade, sexo, estado civil, renda familiar, região em que mora, interesses, hábitos de consumo e tudo mais o que for relevante. Com isso, você consegue criar uma persona para sua marca. 

2- Defina os canais a serem utilizados

A internet te dá muitas possibilidades, mas, na maioria das vezes, não é necessário estar em todos os canais e mídias ao mesmo tempo. Isso só te fará gastar dinheiro a mais. É importante lembrar que uma mídia complementa a outra e tudo é um ciclo. Por exemplo: Você oferece um produto pelo Facebook através de um anúncio. Pode ser que o usuário não tome nenhuma ação naquele momento, mas mais tarde ele vai pequisar no Google. Se você investir em Google Ads, a chance do seu produto aparecer nos primeiros resultados de busca são maiores. E depois você pode até fazer um remarketing no Instagram para este mesmo usuário, caso ele não tenha tomado a ação que você planejou. Isso significa que, no caso deste exemplo, é importante investir em Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads para “fechar o cerco” e pescar este cliente em potencial.

3- Disponibilize uma verba

Como dissemos acima, as plataformas são mídias e, se não rolar um investimento adequado, sua mensagem simplesmente não chegará ao seu público de forma orgânica.
Atualmente, o alcance orgânico do Facebook, ou seja, quando não é patrocinado, chega a menos de 1%. Isso significa que, mesmo que você tenha 10 mil fãs na página, no máximo 100 pessoas verão sua publicação. E pode ser que nem metade disso seja seu público-alvo. 

A mídia online é muito mais vantajosa que a tradicional, porém é preciso ter verba suficiente para ter ROAS, ou seja, retorno sobre investimento em Ads. 

4- Faça um planejamento estratégico 

Planejamento é o coração do sucesso. Organize em um documento o público ideal, os objetivos que quer atingir, as metas – por exemplo, quantos leads quer ter ou quantos produtos que vender, quais ações vai tomar para atingir objetivos e metas – isso pode incluir até uma reestruturação da equipe comercial e de atendimento, o orçamento que você tem disponível para as ações e um cronograma do que será feito e publicado nas mídias. 

5- Acompanhe os resultados

Mais importante do que por em prática, é acompanhar os resultados. Isso evita que você perca dinheiro falando com o público errado, ou esteja usando as keywords erradas, por exemplo. Analisando o desempenho de cada campanha, grupo de anúncios e anúncios, você pode tomar decisões na hora para reverter o quadro caso os resultados não sejam satisfatórios. A internet permite que a otimização aconteça instantaneamente, mudando o público, pausando anúncios que não desempenham ou ajustando o orçamento. 

O Marketing Digital é maravilhoso <3