O Google é uma das maiores ferramentas de anúncios que funcionam com PPC – Pay per click – e podem ser exibidos de diversas maneiras, como rede de pesquisa, display e vídeo. Mas como ter resultados relevantes no Google Ads? 

No Google Ads, relevância refere-se à utilidade das informações para o usuário, ou seja, é necessário ter qualidade em itens como palavras-chave e página de destino. 

De acordo com o próprio Google:

O que define resultados relevantes no Google Ads?

A relevância é avaliada pelo índice de qualidade, que nada mais é do que quando as palavras-chave e página de destino são pertinentes à comunicação do anúncio, gerando uma “nota” alta para a relevância. Há vários outros fatores que determinam o índice de qualidade, como o desempenho anterior do anúncio. Você pode conferir tudo aqui

Ser relevante é o mais importante?

Quase! Anúncios relevantes tendem a gerar mais cliques, aparecer em melhores posições e gerar custos mais baixos de cliques. 

Anúncios não relevantes tendem a receber menos cliques ou podem nem ser exibidos.


Confira 8 dicas para ter resultados relevantes no Google Ads e gerar um ROAS satisfatório:

1- Destaque seu diferencial 

O Google limita os caracteres em seus anúncios, por isso é importante ser objetivo e certeiro na comunicação. É importante atrair o interesse do público no texto, por isso, coloque em destaque o que mais vai chamar atenção do público. 

2- Utilize Call to Actions

Deixe claro qual ação que você quer que o usuário tome ao ver seu anúncio. É para isso que os CTAs (Call to Action) servem. São frases curtas capazes de informar e persuadir a executar o que você deseja. 

3- Atenção às palavras-chave

Escolher as melhores palavras-chave é o passo mais importante. Quanto menos amplas e mais objetivas forem, maior a chance de relevância do anúncio. Temos casos de ads que desempenham perfeitamente com apenas UMA palavra-chave! Mais do que isso, negativar palavras-chave que não condizem com seu produto ou serviço também é importante para o anúncio não ser classificado como desinteressante por não ser o que o usuário procura. Por exemplo: Se você quer VENDER um imóvel, negative palavras como aluguel e permuta.

4- Faça teste A/B

Quer ter mais dados concretos e saber  o que deve otimizar nos anúncios?  Os testes A/B  são extremamente eficazes e trazem respostas baseadas na prática do seu público alvo, tornando-as ainda mais confiáveis. Teste criativos, grupos, palavras e público para entender como o anúncio desempenha melhor. 

5- Organize os grupos por temas

Crie grupos de anúncios com temas bem definidos entre palavras-chave e anúncios.

Cada grupo de anúncio precisa ter o seu tema, mesmo que sejam semelhantes. Por exemplo: você tem um lançamento de empreendimento de apartamentos de 2 e 3 dormitórios em Santo André. Um grupo pode ser “Apartamentos 2 dormitórios em Santo André” e outro “Apartamentos 3 dormitórios em Santo André”, pois o público não é o mesmo, o perfil e poder aquisitivo, por exemplo, são diferentes. 

6- Segmente por região 

Um dos seus maiores interesses para o anúncio é atingir o público-alvo, certo? Por isso é preciso evitar gerar experiências desagradáveis para ele. Atente-se à sua segmentação por região para entregar a localização correspondente ao interesse do usuário.

7- Tenha uma página de destino pertinente

Ela é um dos itens de avaliação do índice de qualidade, como dissemos anteriormente. Não funciona ter uma página com objetivo amplo, como a homepage de um site institucional, como destino do anúncio de um produto ou serviço. É importante linkar páginas internas específicas ou ter landing pages, hotsites, tudo bem estruturado e organizado, com carregamento rápido e conteúdo relevante e objetivo. Isso fará com que a experiência do usuário seja positiva e gere mais sucesso para a campanha. 

8- Acompanhe seu desempenho

Com objetivos, metas e KPIs definidos, monitore diariamente suas campanhas para entender o que pode ser melhorado e modificado. 

Coloque-se sempre no lugar do seu público-alvo para melhorar a experiência do usuário ao máximo perante seus anúncios. É uma atitude simples que pode qualificar sua campanha te ajudar a ter resultados relevantes no Google Ads. 

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados.

Quer conversar com a gente e ver como acelerar seu negócio também? Preencha o formulário abaixo e em breve nossa equipe de especialistas entrará em contato!