Por mais diversificado que seja o cenário atual, um ponto em comum existe entre todos os novos empreendedores: nenhum deles gosta de jogar dinheiro fora – e estamos certos de que você também não! Infelizmente, precisamos te contar que existe uma grande possibilidade de sua empresa estar, neste exato momento, desperdiçando recursos e perdendo oportunidades de venda. Como? Simples: não dando a devida atenção para a campanha de leads que colocaram no ar.

O fato é que, por mais que o Marketing Digital lide com inovações em evolução, além de tecnologias em constante desenvolvimento, também valem para essa área algumas regras provenientes de outros mercados – como a agricultura. Isso mesmo! Suas ações das plataformas digitais pode facilmente ser comparadas com o plantio de uma árvore:

Ok, não somos agricultores, mas nem precisamos ser para saber que, tanto no exemplo acima quanto na criação, publicação e gerenciamento de anúncios das redes sociais, os “frutos” só serão colhidos se for feito um acompanhamento adequado da “semente”. Para poder otimizar seus resultados, é essencial dedicar atenção full time aos indicadores de performance da sua campanha de leads.

Agora, você sabe como fazer isso? Continue a leitura e aprenda!

Campanha de leads: Vale a pena?

O dado que vamos te apresentar a seguir não é, de todo, surpreendente. Afinal, com os lockdowns e quarentenas que precisamos fazer no último ano, era esperado que o consumo digital aumentasse em todo o mundo. Ainda assim, impressiona saber que, em 2020, aproximadamente 13 milhões de brasileiros utilizaram a Internet pela primeira vez para fazer compras.

Como essa informação impacta o seu negócio? Diretamente! A migração do público exige uma nova forma de comunicação. Ou seja, não basta mais esperar que as pessoas vão até a sua loja física para ver os preços dos produtos – é necessário estar presente nas principais redes sociais, construindo um perfil sólido e cheio de autoridade para a sua marca.

Nesse contexto, investir em ações digitais é a melhor estratégia para quem deseja conquistar novos clientes! Uma campanha de leads, por exemplos, trabalha com:

  • Segmentação de público-alvo, aumentando a assertividade;
  • Comunicação personalizada, enviando a mensagem certa, na hora certa;
  • Mensuração em tempo real, com relatórios constantemente atualizados;
  • Opções flexíveis de pagamento (como o custo por cliques);
  • Diversas possibilidades e formatos criativos; dentre outros recursos altamente competitivos.

Como re-otimizar uma campanha de leads?

Quando se publica uma campanha de leads, ela passará, necessariamente, pela fase de aprendizagem, isto é, um período em que as próprias plataformas digitais (neste caso, as redes sociais), realizam certos testes com seus anúncios, para descobrir quais apresentam uma melhor performance. Ao final desse período, começam a ser exibidos os dados de análise – que são determinantes para decidir quais ações de manutenção devem ser tomadas.

Dentre as atitudes possíveis para deixar sua campanha de leads mais eficiente, temos:

  • Utilize mais de um público – A melhor forma de descobrir quem está mais propenso a interagir com seus anúncios é utilizando diferentes segmentações de público dentro da mesma campanha de leads. Ou seja, ao invés de usar um público só para todos os seus grupos de anúncios, selecione um para cada. Assim, caso perceba que o grupo X desempenha melhor do que o Y, a plataforma destinará mais dinheiro para o X – em vez de desperdiçar com o Y, de público limitado.

 

  • Experimente diferentes criativos – Testes AB podem ser feitos não apenas com público, mas também com as artes e textos utilizados em seus anúncios! Analisando a pontuação de cada criativo, você poderá perceber quais verbos fortes são mais eficazes, quais imagens capturam a atenção por mais tempo, etc. O ideal é que, para cada grupo da sua campanha, sejam utilizados conjuntos e formatos diversificados de anúncios.

 

  • Pause o que não performa – Se a sua análise de criativos e públicos mostrar que a peça A gera resultados mais satisfatórios do que a peça B, considere pausar essa última, isto é, não exibi-la mais em sua campanha de leads. Dependendo da opção de pagamento que você escolher, pausar pode ser muito mais vantajoso, pois te permite criar novas artes, utilizar outros motes e redirecionar sua verba para os anúncios com melhor desempenho.

 

  • Aposte nos posicionamentos – Não subestime os algoritmos das redes sociais! Quando sugerem um determinado posicionamento, eles têm um bom motivo para fazê-lo. Analisando o que pode gerar + resultados e – custos, a própria plataforma pode decidir como, quando e para quem vai apresentar os seus anúncios. Agora, caso você faça questão de ser veiculado em algum lugar (como o Messenger ou Stories), pode delimitar esse posicionamento e automatizar os demais.

 

  • Preste atenção nos números – Nos itens anteriores, mesmo que indiretamente, já mencionamos vários dos indicadores envolvidos em uma campanha de leads. Porém, o certo é que você – ou o time de especialistas que está te ajudando – fique atento a todos os dados de performance dos seus anúncios: taxa de impressão, custo por clique, look a like, retorno sobre o investimento, dentre outros.

Conclusão

Não há mistério: sua campanha de leads nunca alcançará os objetivos estipulados se, com o olhar analítico e a expertise de um profissional, não for constantemente monitorada e otimizada, de acordo com os resultados apontados pelos indicadores de performance. Em outras palavras, se você apenas publicar e, em seguida, “abandonar” seus grupos de anúncios, não espere encontrar novos clientes convertidos pelos seus CTAs. Investir nas redes sociais é uma moeda de dois lados em que um gera prejuízo pelo mau gerenciamento, e o outro faz sua empresa decolar!

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