Experiência do usuário é a palavra do momento, ainda mais com a pandemia coronavírus em 2020 que mudou o comportamento de todos os mercados e consumidores, que passaram a usar a internet como principal estratégia de comunicação e compra e venda. 

O consumidor passou a contar com muito mais ferramentas que fornecem o poder de escolha e de comparação com outros produtos, além das diversas opções diante dele.

É aqui que entra o UX e UI aplicado ao Marketing Digital. Quando um possível cliente entra em contato com a sua página ou site, ele deve ter a melhor experiência possível para não desistir da compra por conta de dificuldades de acesso. 

Mas vamos começar do começo e entender o que é UX e UI Design.

O que é UX Design?

No UX se estuda o comportamento, as emoções e as respostas de um consumidor diante do seu produto ou serviço na internet. O que vai fazer essa pessoa chegar até o produto? Como será sua interação com ele? O que vai fazer o cliente continuar a utilizar e comprar o produto?

As estratégias do UX Design podem ser uma chave certeira para o sucesso do seu negócio! Imagine se o cliente entra no seu site e não tem uma boa navegabilidade, como pesquisar um determinado produto e não o encontrar, ou cair em uma página que não tem conteúdo, ou ter dificuldades para finalizar uma compra no e-commerce.

Olhar para a experiência é se preocupar com aspectos intangíveis, como sentimentos e sensações que possam estar surgindo durante todo o ciclo da experiência do usuário com o que você oferece e a resposta dele em relação a tudo que ele passou.

O que é UI Design?

O User Interface (UI) faz parte do UX Design. É no UI que se desenvolve a interface gráfica de um site, como botões, layout, banners e outros elementos que tornem o acesso e navegação agradáveis. 

É por meio da parte visual que o UI busca levar o usuário a uma interação positiva com o serviço ou produto. E certamente um cliente que tem um relacionamento com a sua marca baseado em ótimas experiências tem muito mais chances de comprar com você novamente.

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre o que envolve uma boa experiência do usuário, é importante dizer que o papel principal do UX no marketing digital é gerar conversão.
Pense que uma campanha no Facebook levará o clique até o seu e-commerce. O usuário precisa se identificar com um layout harmonioso, intuitivo e de boa usabilidade, sem erros e dificuldades técnicas que possam levar à desistência da compra. Além disso, o Google também usa a navegabilidade para rankear seu site, com critérios como tempo de carregamento das páginas, uso de SEO e coerência de página de destino.

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital com foco em resultados, por isso, entende a importância do UX no desenvolvimento de sites, afinal, ele faz parte de toda a estratégia de comunicação, sendo um dos principais pontos de conversão de campanhas.
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