O processo de transformação foi tão gradativo e natural, que talvez você nem tenha percebido, mas o WhatsApp deixou de ser apenas o “reino dos GIFs de bom dia” e atualmente é uma das redes sociais mais utilizadas para vendas! Isso significa que, além de conversar com seus amigos e familiares, agora os empresários também podem criar pontes de contato bastante eficazes com seus leads, clientes, parceiros e colaboradores.

Todas essas possibilidades estão à disposição de quem, consciente da importância de planejamento estratégico, procura a ajuda de profissionais especializados em Marketing Digital, com foco especial para as mídias sociais. Esse é o seu caso, empreendedor? Então acompanhe o texto exclusivo abaixo e aprenda a extrair todos os benefícios que o WhatsApp tem a oferecer para sua PME!

WhatsApp + Vendas = Funciona?

Que a adesão do público às redes sociais cresceu exponencialmente durante a pandemia você já sabe.

Mas e as estatísticas abaixo, você já conhecia?

  • Aproximadamente 1 bilhão de pessoas enviam e recebem mensagens no app todos os dias;
  • Isso significa que, diariamente, circulam pela redes mais de 55 bilhões de informações;
  • Mais de 100 milhões de chamadas de voz são realizadas neste mesmo período de tempo;
  • O que torna compreensível sua eleição como ‘Melhor App de Mensagens” em 55,6% do mundo;
  • Além disso, 70% dos usuários do WhatsApp também acessam o FB Messenger regularmente;
  • No entanto, ainda mais interessante é saber que 99% dos brasileiros possuem o aplicativo instalado em seus celulares, segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Analisando esses dados, podemos perceber que, pelo fato de estar diretamente associado ao Facebook e ao Instagram, o Whatsapp compartilha de muitos recursos populares nessas outras redes sociais, como, por exemplo, o envio de vídeos, áudios, fotos, “stories”, documentos e realização de ligações. Porém, a similaridade que mais favorece os times de Vendas é o WhatsApp Business, versão comercial da plataforma que contém diversas ferramentas de automação e atendimento ao cliente!

Por falar nos consumidores, o público presente no WhastApp também é bastante parecido com o das demais mídias, mas possui particularidades que precisam ser profundamente estudadas por um time de especialistas, para que sua empresa possa se comunicar da forma mais assertiva e eficiente possível.

Funil de Vendas no WhatsApp

Levando em consideração os insights acima, podemos estabelecer facilmente um paralelo entre as ferramentas do aplicativo e as etapas de conversão dos leads ao longo do Funil de Vendas. Em outras palavras, para cada passo que o usuário dá ao longo da Jornada de Compra, é possível aplicar uma ou mais estratégias de Marketing Digital utilizando o WhatsApp! Veja como:

1) Fase de Atração

Momento do Consumidor: Neste momento, a pessoa ainda não sabe que tem um problema que pode ser resolvido pelos serviços ou produtos da sua empresa. O visitante geralmente chega até sua marca por meio de conteúdos gratuitos e tráfego orgânico, isto é, posts em redes sociais, resultados de busca nas ferramentas de pesquisa, dentre outros. Em geral, está procurando informações superficiais sobre temas de seu interesse.

Possibilidades do WhatsApp: Esse é o período perfeito para formular uma cadência, isto é, criar um fluxo de acontecimentos e interações iniciadas por um gatilho Ou seja, ao receber os relatórios de tráfego do seu site, por exemplo, e descobrir que X pessoas te encontram por meio da publicação Y, você pode criar mensagens personalizadas para desejar as boas-vindas a este público.

Lembrete: Tenha as características e comportamentos da sua persona na ponta da língua!

2) Fase de Conversão

Momento do Consumidor: Com base nos artigos que leu em seu blog, a pessoa está começando a perceber que, talvez, tenha um problema. Nesta etapa, precisa-se de conteúdos mais aprofundados, e não se importa de fornecer dados pessoais em troca de materiais digitais. É aqui que, através de landing pages e formulários, o usuário deixa de ser apenas um visitante e se transforma em lead – cliente em potencial que já passou por uma ou mais “conversões”.

Possibilidades do WhatsApp: Aqui entra em cena o fluxo desenhado no tópico anterior! Supondo que você seja dono de uma construtora, por exemplo, e seus visitante demonstrem interesse em artigos sobre “imóveis na planta”, pode ser que o melhor caminho para transformá-los em leads sejam com um “Ebook: Passo a Passo para Decorar seu Novo Apartamento”. Esse material pode ser divulgado através do WhatsApp e assim sucessivamente com outros conteúdos relacionados.

Lembrete: Esse processo é chamado de nutrição dos leads, onde criamos um relacionamento!

3) Fase de Relação

Momento do Consumidor: Após a leitura do seu material gratuito, o lead entendeu que, de fato, tem um problema e precisa procurar possíveis soluções. Você já está em vantagem neste ponto, afinal, é o seu conteúdo que tem servido de referência no assunto. Porém, para “aquecer” ainda mais o lead e convertê-lo em uma oportunidade, é necessário destacar os seus diferenciais – benefícios dos seus produtos/serviços, valores da empresa, estatísticas da concorrência, etc. Hora do merchan!

Possibilidades do WhatsApp: Além de oferecer vantagens exclusivas – como ofertas, diagnósticos, amostras, dentre outros chamarizes – você pode conduzir sua oportunidade à compra por meio de chatbots no Whatsapp. Ou seja, ao invés de mobilizar uma equipe inteira para responder às perguntas mais frequentes, você pode automatizar algumas conversas, tirar as dúvidas sobre catálogo, preços e formas de pagamento com muito mais agilidade, eficiência e otimização

Lembrete: O uso dos robôs pode ser um grande aliado na humanização da empresa!

4) Fase de Efetivação

Momento do Consumidor: Um novo negócio está prestes a ser fechado! Seu lead avaliou diferentes opções disponíveis no mercado e se tornou uma oportunidade ao optar pela sua empresa. Do que será que ele precisa agora? De um bom pitch de vendas! Esse é o nome que damos ao discurso/argumentos utilizados pelo seu time Comercial para abordar diretamente o público. Geralmente, é composto por apelos emergenciais, ofertas de melhoria e convites à confiança.

Possibilidades do WhatsApp: O que faz desse aplicativo o melhor lugar para suas abordagens diretas é justamente a semelhança entre a estrutura do pitch de vendas e a linguagem digital utilizada nas redes sociais! Isto é, ambas prezam por frases curtas, de fácil entendimento, memoráveis, chamativas, capazes de transmitir toda sua mensagem com poucas palavras, despertando interesse e convencendo à “via de fato”, que é a compra. Você pode enviar esse texto ao lead em áudio, vídeo, imagem e muitos outros formatos disponíveis no WhatsApp.

Lembrete: Saiba quais são os melhores horários para mandar mensagens aos clientes!

5) Fase de Manutenção

Momento do Consumidor: O trabalho do Marketing Digital não acaba quando uma venda é realizada! Na verdade, é nesse momento que começa outro grande desafio: transformar seus consumidores em promotores da marca; incentivar a exploração do catálogo e aquisição de outros produtos/serviços; otimizar seus resultados com base nos feedbacks recebidos; etc. Em resumo, é hora de fidelizar seus clientes e utilizar suas experiências como mídia espontânea!

Possibilidades do WhatsApp: Nesta fase o WhatsApp também desempenha um importante papel! Por meio dele, você pode veicular as Pesquisas de Satisfação, novidades da empresa, promoções especiais, descontos exclusivos, além de solicitar a atualização de cadastro (para ter sempre os dados mais atuais do cliente registrados no CRM). Também é possível criar uma segmentação apenas com os contatos que se perderam ao longo da jornada e trabalhar para convertê-los em novas vendas – a esta prática, damos o nome de remarketing

Lembrete: Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads podem ser seus aliados nessa jornada!

Resumindo

A versatilidade do WhatsApp permite que esse aplicativo seja útil em todas as etapas do Funil de Vendas, criando uma verdadeira jornada de monitoramento, acompanhamento e relacionamento com o consumidor! Marketing de Conteúdo, Marketing de Performance, Inbound Marketing e Remarketing são apenas algumas estratégias do Marketing Digital que têm espaço no app. Para aproveitar cada uma delas ao máximo, no entanto, lembre-se de consultar especialistas experientes no assunto!

Se você quer saber mais sobre essa e outras estratégias de Marketing Digital, ou se tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com uma empresa especializada em gestão de marcas e campanhas de performance. Fale com a Solare Interativa pelo formulário abaixo: