Se tem uma coisa que essa Black Friday pôde nos mostrar foi o impacto que o Marketing Digital tem sobre as vendas de um produto ou serviço. Em tempos onde a maioria dos consumidores está dentro de casa, ter uma estratégia bem estruturada para aumentar o seu alcance de leads nos ambientes virtuais é mais do que essencial! As vendas online, assim como as presenciais, também demandam muito planejamento e, de quebra, ainda trazem novos desafios. Nesse cenário, é comum ter dúvidas:

  • Como estruturar a jornada do consumidor quando isso não é feito de modo presencial?
  • Na prática, o que muda para o time de vendas quando o processo é feito virtualmente?
  • Qual é a melhor forma de adaptar o meu funil de vendas para o ambiente online?

Hoje vamos responder essas perguntas e ainda te dar um presente especial para te ajudar nesse processo e alavancar as vendas online da sua empresa! Vamos começar?

Vendas online: principais mudanças

Como conquistar uma pessoa quando não há contato físico ou conversas face to face? A dúvida que costuma ser associada à relações românticas também pode facilmente ser aplicada às vendas online! Afinal, como encantar o seu lead desde o primeiro contato e trabalhá-lo para que seja convertido, sem contar com um bate papo presencial? Esse é o maior desafio proposto pelos ambientes digitais: trocar o cafezinho e a expressão corporal por uma comunicação eficiente e objetiva, feita de forma totalmente remota, sem que o vendedor saia de seu escritório.

Mas as mudanças não acontecem apenas do seu lado: o lead também está diferente! Tendo muito mais informação à sua disposição, o prospect costuma chegar mais bem preparado para esse tipo de venda. Com uma ideia “encorpada” do que deseja, como e o que quer comprar, o lead demanda dos vendedores uma pesquisa aprofundada sobre suas dores – assim será possível sustentar o contato e transmitir a confiança necessária para concretizar uma venda. Ou seja, embora os custos sejam menores nesse tipo de operação (já que não envolve deslocamento), o empenho e atenção para essa estratégia deve ser tão grande quanto, ou ainda maior do que na modalidade presencial!

Boas práticas para um time de vendas online

Entre as dicas que podemos te dar para otimizar seu processo de vendas online, as principais são:

  • Crie um estilo de comunicação – Isso não é só sobre ser formal ou informal! O tom, volume e ritmo da sua voz interferem diretamente não só na imagem que o lead terá sobre você – e sua empresa – como também na experiência dele (o que pode ser um fator determinante para fazer ou não uma compra). Para quem não haja a impressão de estar falando com um “robô”, permita que sua fala transpareça sua personalidade, sem deixar de ser clara e objetiva. Além disso, saiba ouvir e, acima de tudo, transmita a segurança e confiança de seu lead precisa para converter.
  • Monte uma boa apresentação comercial – Aqui os seus sorrisos não serão visíveis e a apresentação da sua marca, produto ou serviço deverá cumprir o papel de encantar o lead no seu lugar! Uma boa ideia é, além de deixar em destaque as informações centrais, apostar em uma personalização de layout que converse diretamente com as necessidades e perfil do seu prospect. Aqui na Solare nós aplicamos essa prática: tratamos cada lead da forma única e humanizada que demandam!
  • Aposte em textos personalizados – Além dos layouts, as mensagens que você transmite ao seu lead também precisam conversar diretamente com ele! Por meio de redes sociais profissionais, por exemplo, você consegue identificar várias características e interesses do seu prospect que ajudam a formular o perfil do mesmo e, por tabela, a melhor mensagem para alcançá-lo. Emails, ligações, mensagens de WhatsApp, respostas em direct ou inbox; tudo isso pode ser personalizado com base nas informações que você obtiver.
  • Tenha a tecnologia ao seu lado – Com a infinidade de soluções modernas e práticas que surgem todos os dias, nada mais lógico do que usar essas tecnologias à seu favor e aprimorar o contato com seus leads. Aplicativos e programas para videoconferências, por exemplo, são uma excelente alternativa para quem deseja uma conversa mais “pessoal” sem precisar gastar com deslocamento, hospedagem e outros custos referentes às vendas presenciais. Explorar o ambiente digital é super válido quando se trata de aperfeiçoar a comunicação com seus prospects!
  • Adote ferramentas de CRM – Dentre as tecnologias que citamos acima, as plataformas para gerenciamento da relação com o cliente (CRM) podem ser sua melhor opção! Por meio delas você consegue acompanhar, com muito mais clareza e organização, cada etapa de conversão do seu lead: quais conteúdos ele consumiu, pelo que demonstrou interesse, qual o seu nível atual de qualificação, quais canais de comunicação costumam funcionar, etc. Existem diversas opções no mercado e você pode escolher a que melhor se encaixe na estrutura da sua empresa!

Em conjunto com essas dicas preciosas que te demos, também queremos te oferecer um presente! A Solare sabe que quando uma agência de marketing digital e a empresa trabalham em conjunto, é sucesso na certa. Por isso não temos medo de abrir o jogo: Criamos um passo a passo de como estruturar a jornada do seu consumidor e aplicar em sua equipe para focar nas vendas online – um funil de vendas adaptado para o digital que vai alavancar a quantidade e qualidade de leads que chegam até os vendedores. Acesse gratuitamente!

Ter uma equipe de vendas bem preparada para atuar nos meios digitais, com uma comunicação eficiente e adaptada é essencial para quem quer entrar nas vendas online. Além disso, contar com a ajuda de profissionais qualificados e experientes pode ser um grande diferencial na elaboração da sua estratégia de abordagem e conversão de leads. Siga as dicas acima e lembre-se de ter cada etapa deste planejamento – do desenho da jornada à seleção de ferramentas – muito bem delineadas para cada integrante da sua equipe. Afinal, quando um time trabalha em sintonia, as chances de sucesso são muito maiores!

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, mas, mais que isso, nos tornamos especialistas em processo de vendas, jornada do consumidor e qualificação de leads. Fale conosco para conhecer nossas soluções!