Qual a melhor forma de conhecer seu cliente? No marketing digital é simples se formos por dois conceitos: Persona e público-alvo.
Apesar de um complementar o outro em uma estratégia de gestão de marca e desempenho de resultados, existe uma diferença entre persona e público-alvo. Vamos conhecer um pouco de cada um?

PÚBLICO-ALVO

Entender seu público-alvo é muito importante, mas mais que isso, é preciso primeiro defini-lo.
A definição social, econômica e demográfica de quem consome sua marca, seja produto ou serviço, é o que contempla o público-alvo. São informações como idade, gênero, estado civil, formação educacional, profissão e região onde vive. 

Com a internet, é possível obter informações mais ricas sobre seu público-alvo, como renda, interesses e hábitos de consumo. 

Para identificar qual é o seu público-alvo, responda a algumas perguntas, como: 

  • Sua marca é para empresas ou consumidor final?
  • Em qual região mora quem mais consome sua marca?
  • Qual é a idade média ou geração a qual sua marca se destina?
  • Qual seu ticket médio e classe social necessária para consumir sua marca?
  • Sua marca é destinada ao público feminino, masculino ou ambos?

Caso você já tenha histórico de compradores, fica ainda mais fácil entender o seu público ideal. Mas se é uma marca nova, pense em quais perfis de consumidores você deseja atrair. 

PERSONA

Um público-alvo pode cair em “desuso” pela falta de detalhes e seguimento. A persona é a humanização do seu público-alvo, o tipo de consumidor perfeito para sua marca. Ou seja, a persona traz muito mais detalhes, hábitos, hobbies e comportamentos, é um perfil fictício baseado em dados de clientes reais que representa seu cliente.  A persona é a base de toda a estratégia de Marketing Digital e de produção de conteúdo, diferente do público-alvo que é abrangente, a persona apresenta detalhes específicos.

Para construir sua persona, além dos dados já obtidos na definição do público-alvo, é importante ter:

  • Um nome fictício
  • Como é o dia a dia da persona
  • Qual a profissão, onde ela trabalha
  • Quais seus hábitos de consumo
  • Qual seu estilo de vida
  • Com quem mora 
  • Qual seu status social e de relacionamento
  • Quais suas dores relacionadas ao seu produto ou serviço 
  • Quais suas ambições e objetivos

A criação de uma persona tem ajudado bastante as empresas no planejamento de estratégias de Marketing Digital mais certeiras, alinhadas à jornada de compra. Hoje as personas são uma das principais ferramentas de planejamento para as marcas que focam suas estratégias no consumidor, ou seja, as personas servem para segmentar mercado e afunilar ainda mais seu público. 

Veja aqui como criar uma persona ideal. 

Conclusão

Deu para identificar que a persona tem muito mais detalhes que o público-alvo. Vamos recapitular as principais diferenças?


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