“Por que os anúncios não aparecem na timeline da página da minha empresa?”
Como você já deve saber, a Solare Interativa é uma empresa de marketing digital com foco em performance e resultados, ou seja, somos especialistas em segmentação de público e compra de mídia. Isso significa que trabalhamos prioritariamente com CAMPANHAS DE ANÚNCIOS em mídias como o Facebook. E é aí que começa a confusão para grande parte dos nossos clientes: eles não vêem as campanhas aparecendo no Facebook da empresa. 

Por isso agora vamos explicar tintim por tintim que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Ops, agora ficou confuso de verdade, né? 

Brincadeiras à parte, antes de explicarmos a diferença entre página e conta de anúncios do Facebook, é importante entender a diferença entre gestão de marca e performance e como tratamos cada uma destas estratégias aqui na Solare:

Gestão de marca no Facebook 

A gestão de marca faz parte do branding da sua empresa. É a presença da sua marca no ambiente digital, através de blogs, redes sociais e campanhas. A página do seu Facebook é um canal para a gestão de marca, pois é lá que você interage e se posiciona com seu público alvo. Aqui na Solare tratamos a página do Facebook como um canal de relacionamento que é relevante e conversa horizontalmente com seu público-alvo, para que ele se identifique e vire fã da sua marca, por isso o teor do conteúdo é informativo, com dicas, inspirações e conteúdo institucional, tornando sua empresa referência nos assuntos prioritários. 

Identificamos que quem segue uma página não quer ser bombardeado com COMPRE COMPRE COMPRE NOSSO PRODUTO / SERVIÇO. O usuário quer realmente consumir conteúdo que agregue na vida dele.

Estes conteúdos podem ser impulsionados, ou seja, configurados para um público e com uma verba investida para que alcance mais pessoas.

Você sabia que o Facebook, mais que uma rede social, é uma MÍDIA? Isso mesmo, como se fosse a Rede Globo, por exemplo, onde para sua marca aparecer, é preciso um investimento. O Facebook entrega organicamente menos de 1% do que você publica, ou seja, para ter alcance, é preciso destinar uma verba para impulsionamento dos posts. 

Performance em anúncios no Facebook

Aqui na Solare tratamos as campanhas de performance de forma mais específica, com configurações mais aprofundadas de público e com objetivos de ação, ou seja, gerar algum resultado para sua marca, como cliques, tráfego para link externo (como o seu site ou landing page) e geração de cadastros. Também gera presença de marca, mas com um teor um pouco mais comercial e apelo de oportunidade e benefícios ao público-alvo, normalmente divulgando um produto ou serviço, não apenas a marca e a empresa, ou seja, menos institucional e mais comercial, incentivando o usuário ao consumo. 

Aqui o foco é o RETORNO SOBRE INVESTIMENTO

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Agora que você entendeu um pouco melhor como tratamos publicações de gestão de marca e campanhas de performance, vamos ao assunto principal deste artigo: A diferença entre Página do Facebook e Conta de anúncios e o motivo pelos quais os anúncios não aparecem na timeline da página.

Página do Facebook

As “fanpages” como costumávamos chamar,  é uma página da sua marca ou empresa criada especialmente para ser um canal de comunicação com seu público dentro da rede social, onde o objetivo é que eles sigam e se tornem “fãs”. 

As páginas no Facebook são preparadas exclusivamente para receber todos os tipos de negócios, capaz de atender as necessidades da sua empresa e expectativas do seu público.

A plataforma permite que você impulsione publicações que já estão veiculadas na rede social e também é possível ter acesso às métricas da sua rede como: número curtidas, visitantes, cliques nos links, entre outras. 

É nela que você vai posicionar sua marca e fazer a gestão, divulgando conteúdo relevante como publicações em imagens, vídeos e links, como posts de blog, por exemplo. 

Para criar uma página no Facebook, é preciso:

1- Fazer login na sua conta pessoal 

2- Acessar facebook.com/pages/create

3- Escolher um tipo de Página

4- Fornecer as informações necessárias

5- Clicar em continuar e seguir as instruções na tela

Conta de anúncios no Facebook

Se você tem uma página, não significa que você tenha uma conta de anúncios. Mas para ter uma conta de anúncios, é preciso ter uma página! 

A conta de anúncios é necessária para que você impulsione publicações e crie campanhas, ou seja, é onde você configura pagamentos da mídia. 

Sempre que entra um cliente novo na Solare, nós perguntamos se ele já tem uma conta de anúncios (e é aqui que às vezes eles se confundem respondendo que sim, mas na verdade tem apenas a página da empresa). Caso o cliente não tenha, ou tenha uma conta antiga que esteja desorganizada, nós criamos uma nova!

A conta de anúncios fica no Gerenciador de Negócios (ou Facebook Business) da plataforma Facebook, onde você encontra no menu também o Gerenciador de Anúncios.

No gerenciador de anúncios podemos:

  • Criar campanhas de anúncios, configurando objetivo de marketing, segmentar público, segmentar local, definir verba diária e definir posicionamentos e formatos dos anúncios.
  • Monitorar o desempenho dos seus anúncios, analisando resultados, métricas e outros detalhes das ações.

Para criar uma conta de anúncios, é preciso:

1- Acessar o Gerenciador de Negócios

2- Inserir os dados da empresa, como CNPJ, endereço, etc 

3- Escolher a forma de pagamento e configurar os dados

E para finalizar este artigo, os anúncios de performance não aparecem na timeline do Facebook porque são configurados para posicionamentos em espaços publicitários na plataforma e para um público pré-configurado, com objetivo de ação e teor mais comercial.
Por isso é importante ter conteúdos diferentes para anúncios – mais comerciais – e para timeline – mais aspiracionais e institucionais. 

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital aceleradora de negócios.

Ficou alguma dúvida ou quer bater um papo com a gente sobre mídia de performance para sua empresa? Preencha o formulário e em breve entraremos em contato.