Gestão de marca e desempenho de resultados podem ser aliados, fazerem parte do mesmo planejamento e obterem um resultado final em comum, mas todo o processo, estratégia, comunicação, configurações e objetivos de marketing são totalmente distintos. Vamos entender a diferença entre branding e performance e como trabalhamos as campanhas de cada uma dessas estratégias aqui na Solare?

Branding: construção da marca e awereness

As campanhas de branding visam maior reconhecimento da sua empresa, alcançando seu público de forma segmentada para que o target lembre da sua marca.

Estas campanhas normalmente tem o objetivo de marketing de alcance, reconhecimento e engajamento, pois mantém uma conversa horizontal com o público, onde ele possa se identificar com o discurso da sua marca, se sentir representado e valorizado por ela.
Aqui na Solare, quando trabalhamos a gestão da marca do cliente no ambiente digital, seguimos à risca a persona que criamos, pois ela é quem pauta o tom de comunicação e o objetivo social. Ou seja, trabalhamos a vantagem que o usuário tem em ser fã da marca na internet. Isso significa que quem quer consumir conteúdo, busca o que agregue valor e positividade, e este usuário precisa virar fã da marca, lembrar dela e ter um relacionamento de identificação e confiança. 

Marcas bem-sucedidas nas estratégias de branding resultam em ticket médio mais alto e são as mais lembradas pelo consumidor na hora da compra. Alguns estão dispostos até a pagar mais por elas! Algumas métricas podem ajudar a responder perguntas como “As pessoas se lembram de ter visto meu anúncio?” ou “Meu anúncio melhorou a intenção de compra?”. Para descobrir se o anúncio contribuiu para o awareness de marca e o aumento das buscas orgânicas, monitore algumas métricas como:

  • Taxa de novos visitantes do site 
  • Quantidade de buscas pela marca
  • Taxa de retorno de visitantes
  • Impressões
  • Engajamento do cliente
  • Taxa de cliques (CTR)
  • Alcance e frequência

Todas estas métricas podem ser obtidas e analisadas através da(s) plataforma(s) escolhida(s) para a campanha, como Google e Facebook, e também pelo Google Analytics que rastreia tudo o que acontece em seu site, por exemplo. 

Performance: foco no retorno do investimento

O marketing de performance é totalmente orientado aos dados e ao retorno do investimento. Aqui na Solare utilizamos o ROAS para medir, que é o retorno sobre investimento em ads, ou seja, quanto foi investido em mídia x o quanto retornou em valores para o cliente.

Os objetivos de marketing estão sempre ligados a uma ação para gerar uma conversão, como obter leads, obter cliques, iniciar uma conversa no messenger, baixar um aplicativo, etc. Com apelos mais comerciais e de oportunidade, as campanhas de performance visam a transformação do potencial cliente em venda, atingindo o público certo, no momento certo e com o interesse dele através do direcionamento de público previamente planejado estrategicamente e disponibilizado nas plataformas, de acordo com seus interesses, hábitos de consumo e perfis. 

Confira algumas métricas que analisamos em campanhas de performance, todas relacionadas a valores:

Além dessas, analisamos algumas métricas que também envolvem o branding, como alcance, frequência, impressões, CTR, entre outras. 

 

A principal diferença para nós, da Solare

Uma maneira fácil de explicarmos aos nossos clientes a diferença de estratégia de branding e estratégia de performance é que a grande maioria da parte de branding é publicada nas timelines das redes sociais e as de perfomance são darkposts, ou seja, só aparecem em espaços publicitários ao público determinado. Isso significa que fazemos posts mais institucionais, de dicas, de informações, de tira-dúvidas, com apelos aspiracionais e outras práticas que envolvem uma conversa horizontal com o público, onde todas as publicações são patrocinadas, ou seja, uma verba destinada ao branding e gestão de marca.
E para performance fazemos campanhas com anúncios de apelo comercial, mais focado em produto, benefícios, diferenciais, vantagens e oportunidades, além de elementos que incentivam a tomada de ação para o objetivo que queremos. E estes anúncios não vão para a timeline, não aparecem quando um usuário entra, por exemplo, na página da empresa no Facebook. Aparecem em espaços reservados para publicidade dentro das mídias digitais, somente ao público direcionado. 

Uma abordagem mista

É importante entender que as duas estratégias, em conjunto, podem influenciar toda a jornada do consumidor e trazer mais resultados satisfatórios. 

Quando uma boa estratégia de marketing utiliza de tecnologia, dados, criatividade, informação e oportunidades, os caminhos de branding e performance não são opostos, são complementares. 

Campanhas bem planejadas e executadas otimizam sua verba de acordo com seus objetivos de negócio e resultam em uma ótima taxa de ROAS

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados.
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