Definir seus KPIs e analisar as métricas do Facebook Ads é a melhor forma de entender os resultados reais das campanhas para seu negócio. 

Porém indicadores de performance e métricas são coisas diferentes, apesar de interligadas e trabalharem juntas para uma análise mais assertiva.
Entenda:

KPIs – Os indicadores de performance são variáveis que medem o desempenho de processos utilizados por uma empresa para atingir seus objetivos. São criados a partir das métricas para medir os resultados do negócio.

Métricas – É tudo o que pode ser medido dentro de um determinado universo e ideais para o desempenho de uma estratégia específica e não do seu negócio como um todo. 

Neste artigo vamos falar especificamente de métricas do Facebook Ads para mensurar suas campanhas e usá-las para analisar os KPIs da sua empresa. Vamos adiante?

Número de impressões

A partir dessa métrica, você entende o número de vezes que uma publicação foi exibida, mesmo que não tenha sido clicada pelo usuário. A mesma publicação pode ser exibida mais de uma vez para o mesmo usuário, por isso é importante não confundir impressões com alcance. 

Alcance

Aqui são as visualizações por usuário, ou seja, para quantos usuários únicos seu anúncio foi exibido. O objetivo é maximizar o número de pessoas que veem seus anúncios.

Frequência

É a quantidade de vezes que um único usuário é impactado por seu anúncio. É fundamental acompanhar para não saturar o usuário, ele perder interesse no seu produto ou serviço e até mesmo acabar gerando um sentimento negativo de “perseguição”. 

Custo por mil (CPM)

O custo por mil impressões é o valor que será cobrado quando os anúncios atingirem mil exibições ao público. É um indicador relevante em campanhas com objetivo de alcance ou envolvimento, ou seja, para gerar volume e alcance e não engajamento ou conversão. 

Custo por clique (CPC)

O custo por clique indica o custo por cada clique que um determinado usuário faz em seus anúncios, ou seja, você só será cobrado quando ele clicar em um anúncio. Para calcular o CPC, é só dividir o custo total pelo número de cliques.

Custo por resultado (CPR)

O CPR indica o custo-benefício baseado nos objetivos definidos na sua campanha, ou seja, qual o valor de cada resultado obtido através dos anúncios, de acordo com o objetivo de marketing. Em uma campanha de obtenção de cadastros, por exemplo, calculamos o Custo Por Lead (CPL): quanto custou o cadastro de um usuário obtido através do anúncio.

Classificação de qualidade

Esta métrica ajuda o anunciante a diagnosticar o desempenho do anúncio levando em consideração três dimensões de relevância: qualidade, envolvimento e conversão. 

Os valores possíveis da classificação de qualidade em relação à média dos concorrentes são: Acima da média, Média, Abaixo da média (35% mais baixos dos anúncios), Abaixo da média (20% mais baixos dos anúncios) e Abaixo da média (10% mais baixos dos anúncios). Quanto maior a qualidade, mais chance dele ser exibido e até mesmo ter um custo menor. 

Taxa de cliques (CTR)

Essa métrica representa o número de cliques únicos que uma campanha recebeu, dividida pela quantidade de impressões, ou seja, quantos usuários viram o anúncio e clicaram no link dele. 

Entender e mensurar as métricas do Facebooks Ads é importante para não tomar decisões baseadas no “achismo”. 

Ficou alguma dúvida ou gostaria de saber sobre como melhorar o desempenho de suas campanhas? Fale conosco!