Exposição de marca, tráfego para o site ou engajamento nas redes sociais, se você tem uma empresa, o objetivo final é sempre o mesmo: lucro!

Existem vários caminhos para aumentar suas vendas, mas para que prolongar o caminho se é possível pegar o melhor dos atalhos?

O Marketing Digital é o atalho mais claro e objetivo: através dele você promove sua marca para o público certo e com mensuração em tempo real, ou seja, você sabe exatamente qual é o seu RETORNO SOBRE INVESTIMENTO.

Mas você deve ter ainda alguns questionamentos, que vamos responder agora:

Por que investir em marketing digital?

  • Já são mais de 4 bilhões de pessoas conectadas à internet no mundo todo;
  • Foram 10 milhões de novos usuários brasileiros utilizando as redes sociais só em 2019;
  • Em termos de horas por dia gastas na web, o Brasil soma 09h29 – ficando atrás apenas Das Filipinas neste ranking.

E mais: após a pandemia do Coronavírus, as pessoas passaram a utilizar muito mais o ambiente digital para realizar suas tarefas rotineiras e também para lazer. Isso significa que o comportamento do consumidor mudou, quem era mais “analógico”, está muito mais “digital” pois precisou se adaptar a este novo normal, onde por muitos meses estabelecimentos, comércios e serviços em ambientes físicos estiveram fechados e migraram para a internet. 

O Marketing Digital é para minha empresa?

Não conhecemos a sua empresa, mas podemos afirmar que sim. O Marketing Digital é para todos os tamanhos, necessidades, momentos e níveis de maturidade de empresas. Isso porque é possível flexibilização de investimento e as possibilidades de comunicação e anúncios são muitas. 

Este é o momento de investir em Marketing Digital porque o momento certo é O QUANTO ANTES! 

5 objeções sobre Marketing Digital – e os motivos de estarem erradas:

1- “Não tenho dinheiro para investir”

Ok, pode ser uma justificativa, mas como dissemos acima, o investimento em campanhas digitais é flexível e muitas ações tem preços irrisórios, como um domínio, um blog ou uma conta em redes sociais. 

Outro grande motivo para invalidar esta justificativa é outro motivo que já citamos: o retorno sobre investimento (ROI e ROAS). Se você investe R$ 1,00 e retorna R$ 2,00, já é muito positivo!

2- “Tive uma experiência ruim, não quero mais”

O Marketing Digital é relativamente novo. As redes sociais se tornaram mídias sociais há pouco tempo. A grande maioria das agências e empresas se dedicaram ao marketing digital de poucos anos para cá, não se preocupando com resultados reais, métricas pouco relevantes e sem análise de custos e retornos. 

Ou seja, é culpa não é do Marketing Digital, concorda?

Neste post aqui você pode conferir tudo o que esperar de uma boa agência de marketing digital. 

É recomendado entender se a agência tem experiência em compra de mídia, gestão de marca, estratégia de comunicação e cases de sucesso em desempenho digital. 

3- “Minha empresa não tem um bom site”

Não vamos dizer que não é essencial, mas é possível começar suas estratégias com um blog, por exemplo, ou um hotsite simples do produto. 

Não ter um site não é um impeditivo para realizar ações de Marketing Digital, mas quando você for criar seu site ou reformulá-lo para desempenhar melhor no ambiente digital, aproveite para considerar algumas estratégias que impactam nos seus resultados:

  • Estruturação de SEO para resultados orgânicos;
  • Definição de CTAs (calls-to-action), pop ups e banners;
  • Integração com softwares de CRM para gestão de leads

4- “Confio mais no offline”

Hum, talvez seja uma zona de conforto estar acostumado com o ambiente físico e analógico. Mas saiba que se você tem este pensamento, está ficando para trás. Não importa seu segmento, seu público com certeza está na internet. Você tem uma oficina mecânica? Muitos usuários estão procurando no Google por preço de troca de óleo ou melhores lugares para alinhamento ou balanceamento. 

A quantidade de informações disponíveis online faz com que quase 70% da decisão de compra seja tomada antes mesmo de o cliente conversar com a sua empresa, ou seja, quando ele está pesquisando por algo. Essa mudança de comportamento pode ser uma ameaça se sua empresa não estiver bem representada na web, ou seja, você perde para o concorrente.

5- “Meu produto ou serviço ainda não está pronto”

A estratégia de investimento em marketing digital precisa ser uma das primeiras coisas a ser pensada, pois pode te ajudar inclusive na formulação do produto ou serviço. Teste de versões, pesquisas e lançamentos podem ser feitos com ajuda da internet e seus usuários, adquirindo, inclusive perfis e personas para entender melhor se público alvo. Com a ajuda dessas pessoas, você conseguirá ter mais certeza se o produto vai ser bem aceito, se está numa versão viável para lançamento e se ele realmente tem mercado para crescer.

Para começar a investir em Marketing Digital, é muito importante que você deixe de lado as métricas de vaidade (como quantidade de likes ou seguidores) e comece a medir indicadores que realmente demonstram resultado, como, por exemplo:

São inúmeras vantagens de contar com estratégias de Marketing Digital para seu produto. 

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer entender melhor como podemos te ajudar a decolar sua empresa? Fale conosco: