O playbook de vendas é um material que possui as informações sobre o processo de vendas, como um manual que padroniza todo esse processo de forma efetiva. 

Os principais objetivos de um playbook de vendas são:

A ideia do playbook no mundo dos negócios nasceu baseada em um conceito do futebol americano, onde os treinadores possuíam um caderno com descrições detalhadas de jogadas que podem ser realizadas em diferentes situações.

Da mesma forma acontece com um playbook de vendas: deve ser uma compilação de toda uma cultura, histórico, dicas e conhecimentos que a empresa agregou com o passar do tempo, além de estratégias necessárias para os vendedores, de maneira prática e didática, apresentando ferramentas úteis e o que mais for necessário para abordar um lead e fechar negócio.

Qual a melhor maneira de criar um playbook de vendas do zero?

O importante é que o playbook de vendas do seu negócio esteja em conformidade com a cultura e o objetivo da empresa.

Veja abaixo um checklist de como fazer seu playbook de vendas:

  •  A Empresa
    • Breve história
    • Missão, visão e valores
    • Propósito
  • Produtos e Serviços
    • Entregáveis
    • Vendas
  • Especificação do mercado
  • Personas do Negócio
  • Origem dos Leads
  • Processo de Vendas
    • Apresentação do processo
    • Ações para vendas
    • Ferramentas para venda
  • Técnicas de Vendas
  • Metas e Valores
  • Exemplos de abordagens
  • Orientações em respostas negativas

Além destas informações, é importante pensar em alguns pontos:

Defina onde criar o playbook de vendas

Você pode criar um vídeo ou uma apresentação em PDF, por exemplo. Procure utilizar imagens, infográficos e textos curtos para apresentar os conceitos, processos e estratégias. 

Defina como apresentar o playbook de vendas

A sugestão é fazer um treinamento. Fixar o conceito de identidade empresarial em seus colaboradores têm um valor gigantesco e pode ser um importante diferencial.

Integre as equipes de marketing e vendas

Deixe clara a relação entre as duas. A missão delas é pensar em ações conjuntas para reduzir o CAC – Custo de Aquisição de Clientes. Saiba mais sobre o assunto aqui.

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, mas, mais que isso, nos tornamos especialistas em processo de vendas, jornada do consumidor e qualificação de leads. Entenda um pouco melhor neste artigo e fale conosco para conhecer nossas soluções para acelerar suas vendas!