No conto de fadas de hoje, o final feliz que todo profissional de Marketing Digital deseja alcançar é conseguir converter os usuários do Facebook em potenciais clientes para seu negócio. Seria ótimo ter uma “fada madrinha” nessa narrativa para ajudar na missão dos nossos heróis, não é? E tem mesmo! Metáforas à parte, o Pixel do Facebook é uma ferramenta-chave para entender o comportamento do público e transformá-lo em novos leads para sua empresa. A Solare quer te ajudar a usar tudo o que o Pixel tem a oferecer e, por isso, hoje vamos te explicar o que é e como utilizar esse recurso.

Neste conteúdo você vai encontrar:

  • A- O que é o Pixel do Facebook?
  • B- Para que serve o Pixel do Facebook?
  • C- Como funciona o Pixel do Facebook?
  • D- 5 passos para instalar um Pixel do Facebook

A- O que é o Pixel do Facebook?

Apesar de parecer algo super técnico, que apenas especialistas em Marketing Digital saberiam aplicar, o Pixel do Facebook é bastante simples em sua proposta: uma ferramenta de análise disponível no Facebook Ads, usada para monitorar conversões dos anúncios feitos na plataforma e mensurar as ações dos visitantes do seu site. Em resumo, esse código funciona como um “rastreador” do JavaScript, que investiga o caminho percorrido pelos visitantes – começando nos anúncio até chegar ao seu site.

B- Para que serve o Pixel do Facebook?

Como ressaltamos no tópico anterior, essa ferramenta te ajuda a entender melhor o comportamento dos usuários. Através de relatórios, os indicadores do Pixel do Facebook te mostram não apenas as maiores tendências do seu público como também informações valiosas sobre ele. Idade, localização, dispositivos mais usados, frequência de acesso, entre outros dados, ficam disponíveis para análise na plataforma. Isso te ajuda a perceber quais campanhas desempenham melhor e, consequentemente, valem o seu investimento de tempo, equipe e dinheiro. Os benefícios desse monitoramento para o fluxo de trabalho são evidentes:

Essas ações geram ainda mais vantagens para seu negócio, como:

  • Alinhamento estratégico do time;
  • Maior taxa de conversão de leads;
  • Visão detalhada da interação dos usuários;
  • Possibilidades de remarketing mais eficazes;
  • Assertividade no direcionamento dos anúncios;
  • Alto retorno sobre investimento em publicidade (ROAS).

C- Como funciona o Pixel do Facebook?

Para começar, vamos estabelecer uma premissa. Todos os anúncios que uma empresa veicula no Facebook Ads tem a mesma intenção: fazer o público realizar uma ação. Dentro da ferramenta, as ações são chamadas de “eventos” e cada evento deve, obrigatoriamente, levar o público a algum destino (geralmente blogs, sites ou páginas de captura) para ser computado e, depois, analisado. O tipo de evento realizado depende do CTA selecionado, isto é, do objetivo escolhido para aquela campanha. A plataforma apresenta algumas possibilidades padrão metas comerciais:

CTAOBJETIVO
Reserve agora        Usuário agendar um horário ou fazer reserva
Ligar agora         Usuário entrar em contato com você
Fale conosco
Enviar email
Enviar mensagem
Cadastrar-se
Baixar aplicativo          Usuário baixar seu aplicativo ou jogar seu jogo
Jogar
Saiba mais         Usuário ler mais sobre você em seu site ou assistir seu vídeo informativo
Assista o vídeo
Ver ofertas        Usuário fazer compras no seu site
Comprar agora

Onde o Pixel do Facebook – também chamado de “pixel de conversão” – entra nessa estratégia? Simples: cada conta de anúncio tem um pixel de conversão ligado a ele (chamamos de “Facebook pixel ID” e corresponde aos números depois de ‘id=’). Esse código é individual e intransferível, ou seja, ajuda a diferenciar os usuários da plataforma e organizar suas integrações. Dessa forma, qualquer um – empresa, pessoa física, ONG, etc. – que tenha um anúncio na plataforma vinculado à uma página externa, pode usar essa ferramenta!

5 passos para instalar um Pixel do Facebook

1-Abra o Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads – Também chamada de “Ads Manager” essa página fica dentro da plataforma de anúncios do Facebook. Aqui, os usuários encontram todos os mecanismos necessários para criar, rastrear e analisar o desempenho dos seus anúncios.

2-Selecione a aba de criação de pixels – No menu superior da página inicial você vai encontrar a seção “Mensurar e relatar”. Nela, logo abaixo da opção “Gerenciador de Eventos”, estará a aba “Pixels”. Clique nela. 

3-Clique no botão “Criar um pixel” – Um botão verde com esses dizeres aparecerá na página. Aperte-o. Depois, dê um nome para seu novo pixel (algo relacionado à sua empresa + a campanha onde o pixel será inserido). No campo abaixo, insira o link da sua página externa. Depois, clique em “Criar” para finalizar a ação.

4-Instale o pixel em sua página externa – Seja site, blog ou página de captura de leads, está na hora de inserir o pixel criado no destino do anúncio! Clique em “Instalar o código manualmente por conta própria”. A seguir, dê [Ctrl C] no código gerado pelo Facebook e [Ctrl V] na raiz do seu site. Se você não tem nenhum conhecimento em programação, #ficaadica: peça a ajuda de um especialista no assunto para fazer isso! Nesse caso, selecione a opção “Enviar as instruções por email para um desenvolvedor de confiança”.

5-Verifique o funcionamento do Pixel do Facebook – Por fim, você precisa ter certeza de que o código foi inserido corretamente e está fazendo seu trabalho. Para isso, use a extensão Facebook Pixel Helper, ferramenta disponibilizada pela plataforma, e faça o diagnóstico da instalação. Se houver algum problema, o Helper vai te indicar as soluções. Se tudo estiver correndo como o planejado, basta juntar seu time de Marketing Digital e começar a mensurar!

Bônus: Existem duas formas de mensurar os resultados por meio do Pixel do Facebook. Você é quem escolhe! Se prefere definir quais eventos e condições devem ser considerados como conversões pela ferramenta, selecione a opção “Conversões baseadas em eventos”. Agora, se achar melhor definir os eventos a partir de palavras-chave, usando URLs, selecione “Conversões personalizadas”.

Conclusão

Esperamos que esse breve tutorial te ajude a chegar no final feliz dessa história! Mas vale a pena lembrar que, quando se trata de Marketing Digital, ainda mais quando usamos campanhas de desempenho, o final é apenas o começo! Além de instalar o Pixel do Facebook no seu site e ter informações completas sobre a eficácia dos seus anúncios, é fundamental contar com a ajuda de um profissional da área para analisar os dados e otimizar suas estratégias. 

Se precisar de um “bibbidi-bobbidi-boo”, conte com a Solare Interativa, uma agência de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato!