Quais são as suas prioridades quando você pensa em criar uma campanha de anúncios no Google? Esperamos que, em primeiro lugar, sua resposta seja: “As palavras-chave que eu vou usar!” Seja para anúncios, blog posts, sites, redes sociais e quaisquer outros conteúdos publicados online, os seus esforços só terão resultados concretos se houver direcionamento da comunicação para as pessoas certas. Para isso, plataformas como o Google Ads Search, funcionam como porta de entrada: as pessoas conhecem seu produto ou serviço através de buscas e resultados relevantes, tudo baseado no uso de palavras-chave!

E o que mais poderia acontecer quando o maior buscador do mundo disponibiliza recursos para empresas de diversos tamanhos divulgarem seus produtos e serviços, senão uma exposição ainda maior da sua marca? Com opções flexíveis de pagamento e diversas possibilidades de segmentação, nessa plataforma você tem muito mais estrutura para atingir seus objetivos. Mas a conta só fecha se você utilizar as palavras-chave corretas – e, assim, evitar o desperdício de orçamento! Sabendo disso, hoje vamos te ensinar as melhores práticas para usar o Google Ads Search. Acompanhe:

5 boas práticas para o uso de palavras-chave

  • Entenda a estrutura da plataforma

Antes de começar a usar o Google Ads Search, você precisa entender como funciona a estruturação de campanhas nessa plataforma. Quase como em um “esquema de pirâmide”, a organização é feita em etapas: para cada anúncio que você cria, há uma palavra-chave responsável por encaminhar seu conteúdo nos resultados de pesquisa. As palavras-chave com temáticas semelhantes ou a mesma finalidade, são reunidas em grupos. O ideal é que os grupos sejam divididos por palavras exatas, sem abordar muitos temas em cada um. Por sua vez, os grupos são reunidos em conjuntos, aos quais damos o nome de campanhas. O exemplo a seguir, usando uma empresa de moda como anunciante, ajudará a entender com mais clareza essa dinâmica:

  • Evite palavras-chave genéricas

A ferramenta do Google Ads Search trabalha com duas categorias de palavras-chave: as amplas, que vão exibir seu anúncio para um público-alvo maior, e as exatas, que vão levar seu anúncio para públicos específicos. Quando se trata de Marketing Digital é quase um mantra dizer que “quanto mais específico você for, mais qualificado chegará o usuário”. E isso é verdade! A melhor forma de evitar que seu investimento seja desperdiçado com leads despreparados ou totalmente fora do perfil desejado, é usando palavras-chave específicas nos seus anúncios. Quando se trata de correspondência exata, por exemplo:

Porém, aqui cabe mais um alerta: quando você opta por palavras-chave exatas, os anúncios só vão aparecer se o usuário da ferramenta de busca digitar exatamente a palavra escolhida por você. Para não correr esse risco e aumentar suas chances de visibilidade, uma boa opção é a Correspondência Ampla Modificada – onde você insere um “+” na frente de cada palavra, garantindo que ela aparecerá, obrigatoriamente, quando esses termos forem pesquisados. Logo:

  • Lembre-se de negativar

Nem só de palavras-chave vive esse processo de configuração! Uma parte fundamental – e talvez até mais importante do que a escolha dos termos certos – é negativar termos de pesquisa. A exclusão de algumas palavras que poderiam ser utilizadas pelo público durante as pesquisas te ajuda a não apenas a se concentrar somente no que será mais relevante para seus clientes, como também a evitar a chegada de leads desqualificados. Isso torna muito mais garantido o aumento do seu ROI! Para fazer isso, basta inserir o símbolo de “-” na frente dos termos indesejados, como por exemplo:

  • Prepare-se e aproveite o leilão

Uma das melhores formas de investimento para conseguir boas posições no Google é o leilão de palavras-chave. Basicamente, cada anunciante deve escolher um conjunto de palavras-chave que consideram mais adequadas para o seu conteúdo. Então, devem dar um lance, isso é, inserir um valor que estão dispostos a pagar para aparecer em uma melhor posição nas páginas de resultados, caso um usuário pesquise por algum dos termos escolhidos. Ao Google, cabe a análise das propostas, verificando qual delas têm melhores formatos e segmentações para entrar nas páginas principais. No fim da análise, o leilão revela quais anúncios foram aprovados, onde serão exibidos e quanto cada anunciante deverá pagar.

  • Otimize a campanha para a primeira página

Sabendo que 75% do público não passa da primeira página de resultados quando faz uma pesquisa no Google, a escolha de uma palavra-chave adequada se torna ainda mais importante! Para garantir sua presença nesta “vitrine”, no entanto, é necessário mais trabalho do que isso: a plataforma possui diversos mecanismos que analisam a qualidade, relevância e correspondência do que você oferece com aquilo que os usuários procuram. Para se assegurar de que você passará na inspeção e terá uma boa colocação no ranking, lembre-se também de trabalhar…

  • … Os lances – Como já comentamos, faz parte do leilão de palavras-chave a estimativa dos lances. Esse cálculo remete ao custo por clique (CPC) necessário para que seu anúncio seja veiculado na 1ª página de resultados de pesquisa. Importante lembrar que, mesmo que o seu lance não corresponda a esse número, o seu anúncio ainda pode ser exibido – porém, não estará nas primeiras colocações e pode ser realocado para as páginas seguintes. A base para a conta são o índice de qualidade e a concorrência dos outros anunciantes.
  • … O índice de qualidade – Esse KPI interfere diretamente no valor do lance: se o custo estiver muito alto, talvez isso signifique que a adequação e a navegabilidade do seu conteúdo estejam insatisfatórios e precisem ser melhorados. Mas o que é esse índice? Basicamente, é uma estimativa da qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino têm. Em uma escala de 1 a 10, a ferramenta analisa a coerência da sua palavra-chave dentro do anúncio (se está aplicada corretamente – em títulos, textos, imagens, links, urls, etc.) e a experiência que o usuário terá com ele. Quanto maior o índice, menor será o custo do anúncio e melhor a posição do mesmo nas páginas de resultado.

Conclusão

Criar uma campanha de anúncios envolve muito mais detalhes do que se imagina, não é? Além de conhecer outras boas práticas para a utilização de ferramentas como as do Google Ads Search, esperamos que tenha ficado clara a importância de escolher as palavras-chave certas para atingir as pessoas certas, no momento certo! Uma forma de garantir mais assertividade nesse processo é contar com a ajuda de profissionais experientes, com conhecimento aprofundado nas plataformas disponíveis. Pessoas em contato constante com as mídias sociais podem te orientar ou até mesmo fazer isso por você – te dando mais tempo para focar na evolução da sua empresa!

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