O funil de vendas é uma maneira de categorizar as etapas que o cliente em potencial irá passar, desde o seu primeiro contato com a marca até o fechamento de uma venda. 

No Inbound Marketing  o funil de vendas é um dos conceitos essenciais para aumentar os resultados comerciais. O processo de inbound é dividido em 4 partes, sendo elas atrair, converter, vender e encantar, sendo perfeito para levar o conteúdo certo para as pessoas certas. 

Usar essa estratégia junto ao funil de vendas auxilia na jornada do cliente. Entenda mais sobre o assunto abaixo.

Mas afinal, o que é um funil de vendas?

 

Como em um funil de verdade, o topo é onde a maior quantidade do seu público está, sendo cerca de 80%. Por isso, a maior parte da produção de conteúdo deve ser para essa etapa, enquanto os outros 20% se dividem entre meio e fundo.

E nessas fases, separamos os conteúdos assim:

Topo de funil 

Aprendizado e descoberta do usuário. Aqui é onde eles descobrem que têm uma necessidade ou algum problema a ser resolvido, que até o momento era desconhecido. Sendo assim, é a etapa em que eles tomam consciência, depois de terem entrado em contado com a empresa.

E a principal função é educar, oferecendo materiais ricos, como e-books e infográficos, que são acessados por um preenchimento de formulário solicitando apenas as informações necessárias para um contato. Com os dados obtidos o até então visitante torna-se um lead, e passa para a outra próxima do funil de vendas.

Meio de funil

Aqui é onde o lead reconhece o problema e considera uma solução. Mesmo que não saiba muito bem como resolver o seu problema, a principal função aqui é tentar ajuda-los com algumas dicas ou técnicas, como a indicação de algum software ou a utilização de uma planilha por exemplo. 

Nessa hora é bom ser sincero com o lead, fazendo com que ele entenda que o objetivo aqui é ajudá-lo, e não tentar vender a todo o custo. Com isso é possível estabelecer uma relação de confiança, que ajudará muito quando o lead já estiver qualificado. 

Fundo de funil

Agora é hora da decisão de compra. Depois de todo o processo de educação das etapas anteriores, os leads qualificados se tornam oportunidade, pois estão praticamente prontos para serem abordados pela equipe de vendas. Agora que estão cientes dos problemas, buscam soluções. 

Como a relação de confiança foi estabelecida na etapa anterior, faz como que a sua empresa seja vista como referência no assunto, e alguém com quem o lead pode negociar. E o funil de vendas se encerra quando o lead realiza a compra se tornando finalmente em um cliente.

Conclusão

Sem um funil de vendas claro, é comum que as empresas invistam em algumas ações que não desempenham conforme esperado. Por isso é importante que a definição e entendimento sejam essenciais para a aquisição de clientes. 

Gostou do artigo ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário ou fale conosco!