O marketing de conteúdo é uma entre as diversas formas de estratégias de marketing digital e inbound marketing para atrair o público, sendo uma maneira efetiva de auxiliar no processo de compra e atração, por meio de um conteúdo natural e espontâneo.

Uma das maiores referências sobre o assunto, o Content Marketing Institute, define o marketing de conteúdo desta forma:

“O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido e finalmente direcionar ações lucrativas para o cliente”.

Porque o marketing de conteúdo é bom para gerar resultados?

As principais razões são:

  • Aumento de vendas
  • Redução de custos
  • Clientes mais engajados e leais
  • Reconhecimento de marca
  • Informar e gerar leads

Mas porque o marketing de conteúdo se anúncios podem mostrar o produto?

Informação e aprendizado, ou seja, a jornada do consumidor! Basicamente, se você educar as pessoas, você ganha autoridade no assunto, e pode influenciar na decisão de compra, porque os temas abordados não são apenas sobre uma empresa por exemplo, elas falam do que o potencial cliente precisa, do que é interesse dele. 

Porém, o marketing de conteúdo é uma estratégia a longo prazo. Uma marca não vira autoridade da noite para o dia. Nutrindo o público com conteúdos relevantes durante um longo período, você é lembrado e se torna referência no assunto.

Conclusão

Mostrar que você pode tornar a vida de um cliente mais fácil, trazendo soluções para alguns de seus problemas através do marketing de conteúdo pode convertê-los e torná-los clientes em potencial. Nos tempos atuais, não dá mais para ficar sem o marketing de conteúdo em uma estratégia de comunicação.

Deixe um comentário dizendo o que achou do texto, e se desejar mais conteúdos relacionados a este, ou até mesmo dicas sobre estratégias de marketing, é só acompanhar o nosso blog!