Nós, aqui da Solare, apostamos muito em melhoria contínua, que, inclusive, é um dos pilares do nosso código de cultura. A melhoria contínua é importante para a capacitação profissional, o crescimento da empresa e a vivência de growth hacking. Mas hoje não estamos aqui para convencê-lo a adotar a melhoria contínua na sua empresa e sim para falar de uma palestra sensacional que participamos no Bootcamp #12 do nosso parceiro RD Station

No dia 12 de fevereiro de 2020 os sócios Fagner de Sousa e Luana Fernandes fizeram uma imersão um dia inteiro com palestras para acelerar a empresa, isso significa que as palestras tinham foco em Marketing e Vendas com práticas para sermos uma agência de sucesso. 

Todas foram muito produtivas, porém compartilhamos com toda a equipe uma em especial e que gostaríamos de compartilhar aqui no blog também.

A última palestra do dia foi muito motivacional e surpreendente, que foi a do  André Siqueira, “apenas” o Co-Fundador da Resultados Digitais, Diretor da RD University e Palestrante especialista em Aquisição de Clientes.

O tema era “Como se tornar um Inbound Expert: Os 4 pilares para alavancar resultados e fazer a diferença”. A gente resumiria muito esse tema, deixando apenas: Os 4 pilares para fazer a diferença (e ser uma pessoa F*[email protected]!). Na real não teve nada de inbound, mas tudo de crescimento pessoal, que reflete no profissional, no aprendizado, no crescimento, na melhoria contínua… enfim, vocês entenderam! 

Ele deu 4 pilares para ser um profissional incrível: 

1- Aprender. 2- Executar. 3- Criar uma rede. 4- Ter força mental.

1- APRENDER

O primeiro item, ele questiona 2 modos de pensamento: O focado e o difuso. Ele explica que não adianta nada estudar e decorar sem ter entendimento, então, mais do que ler e absorver, nós devemos compartilhar o aprendizado com nossas próprias palavras, nosso entendimento, repassar isso adiante, assim conseguimos absorver melhor o conhecimento e ter autoridade no assunto. No fim, nós precisamos dos dois modos de pensamento, como ele mostra nesta tela:

A dica então, é estudar e redigir um texto sobre, ou conversar com algum colega, ou chamar a equipe para uma reuniãozinha rápida, mandar no chat, enfim, passar a info “fresca” pra frente, igual estamos fazendo com este artigo.

Resumindo: 

RELEMBRAR, NÃO RELER e decorar!

EXECUTAR

2- Já sobre o executar, ele falou sobre o porque procrastinamos. 

Quando vamos fazer algo que não gostamos, a parte do cérebro que fica ativa é a mesma de quando sentimos DOR! 

Porém, existem coisas que temos que fazer, não tem jeito, aí a melhor maneira é “enganar o cérebro” e oferecer recompensas para ele. Por exemplo: Tenho que fazer um “cornojob” ou algo que tenho muita dificuldade ou demanda muito da minha capacidade. Se a vontade é rolar pra sempre a timeline do Instagram, passar de uma fase do Candy Crush, ir na padaria comprar uma coxinha… tudo bem, é permitido fazer isso, mas é necessário educar o cérebro que: ok, já dei uma distraída, vou focar 20 minutos neste job, se eu conseguir avançar nestes 20 minutos, eu vou parar um pouco e jogar um pouco de Candy Crush e ver meu Instagram. E muitas vezes, estes 20 minutos de foco total é o que precisamos para engrenar e continuar produzindo, sem ter que parar e aproveitar a recompensa prometida ao cérebro. 

Existe também o Método Pomodoro, que consiste em produzir 20 minutos, parar 5, produzir mais 20, e assim por diante. Mas normalmente quem consegue produzir nestes primeiros 20 minutos, não tem necessidade de pausas, parece que o cérebro “vira a chavinha”. 

3- CRIAR UMA REDE

No tópico sobre criar uma rede, ele falou sobre o método tradicional de networking, conforme a imagem abaixo:

Porém, a realidade é que para ter um bom networking, você precisa gerar interesse = ser muito bom + saberem que você é bom
Ele usou o termo “fazer mais uploads do que downloads”, isso significa externar mais o seu conhecimento, compartilhar mais do que absorver. Na prática, todos nós temos amigos da área ou conhecemos pessoas que são referências para nós em algo. Imagine que você tem que fazer algo que não tem tanto conhecimento e fica 3 dias para produzir, colocando seu esforço mental ao máximo, mas aí lembra que tem uma amiga que manja muito disso e que pode te dar dicas e ideias legais para que esse trabalho seja mais facilmente realizado e será finalizado em 1 dia. Bem melhor, né? 

4- FORÇA MENTAL

E sobre ter força mental, o último tópico, ele diz que ser responsável por tudo e um eterno insatisfeito é uma premissa de um top performer

Ele citou o “Extreme Ownership”, história de um oficial naval aposentado que liderou o desenvolvimento do treinamento de liderança e instruiu e orientou pessoalmente a próxima geração de líderes que continuaram a desempenhar com grande sucesso no campo de batalha. A principal premissa é ser extremamente responsável pela sua vida, suas escolhas, decisões e ações. Nunca se posicionar como vítima ou jogar seus “lixos” para outras pessoas limparem, reciclarem ou descartarem, ou seja, resolverem. Nunca se vitimizar e sim encontrar soluções e melhorias. 

Ser um profissional incrível e ser feliz parece ser um conflito, mas não é. 

Esperamos que a leitura tenha sido válida para você. Um abraço e até o próximo artigo! 

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital diferenciada no mercado. Nós vivemos um código de cultura que foi construído por todos os colaboradores e sócios ao longo de anos, com valores que seguimos não apenas internamente, mas principalmente com nossos clientes, resultando em transparência, qualidade e resultados otimizados. Venha tomar um café com a gente, solicite um contato: