Com a pandemia do COVID-19, os hábitos e comportamentos do consumidor mudaram e as pessoas passaram a ficar conectadas muito mais tempo na internet. Isso significa que, não importa o tamanho da sua empresa, seus potenciais clientes estão na internet, boa parte do dia, e isso é uma grande oportunidade de impactá-los com sua marca no lugar certo e no momento certo, através do marketing digital para pequenas empresas.

As micro e pequenas empresas representam 99% das empresas brasileiras e, com a crise, muitos comércios, lojas físicas, consultórios e escritórios estão fechados. 

Neste momento, é preciso buscar alternativas para driblar a crise e com isso, o marketing digital para pequenas empresas pode ser um grande aliado, por conta das possibilidades e ferramentas que o ambiente digital oferece. 

Grandes plataformas como Facebook e Google se reinventaram e lançaram novos produtos para conquistar e ajudar as empresas, principalmente as pequenas, visando diminuir assim os impactos negativos causados pela pandemia.

E se você pensa em investir em mídias digitais para maior alcance de público, este é um bom momento: a internet permite investimentos flexíveis em anúncios, além de uma filtragem de público detalhada e testes de direcionamentos como localização, idade e interesses, sendo possível otimizar campanhas em tempo real para melhor desempenho, utilização do orçamento e retorno de investimento. 

Confira algumas possibilidades para destacar sua marca no ambiente digital e continuar fazendo seu negócio girar e ter caixa: 

Invista em presença digital

Qual a maturidade atual da sua empresa na internet? Como está a presença e gestão da marca da marca nas redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn? E o seu site, é atraente, funcional e tem uma boa experiência para o usuário? Se a maioria das respostas for NÃO, sua empresa está atrasada. Mas calma! Ainda dá tempo de dar este primeiro e importante passo para conectar seu público à sua marca de forma eficaz. É hora de digitalizar sua empresa! Para quem vendia em pontos físicos e ainda não tem um e-commerce, por exemplo, existem soluções rápidas e com bom investimento para começar suas vendas pela internet.

A consistência é a chave para o sucesso da presença da sua marca. Planejamento,  cronograma de ações e cumprimento de prazos são essenciais.

Conheça seu público

Entender as dores e conhecer hábitos e preferências do seu público é essencial para definir qualquer estratégia. Para isso, é importante identificar a persona, ou seja, o perfil ideal de consumidor. 

Somente após entender quais as características e necessidades do seu cliente, é que você conseguirá ser assertivo com as ações no ambiente digital. Pense quais são os problemas e desejos do seu público, e como você pode supri-los. Tenha em mente que pessoas buscam conteúdos relevantes e de qualidade, que resolvam suas necessidades e anseios. 

Ofereça conteúdo relevante

Os consumidores muitas vezes não querem ser bombardeados por promoções e conteúdo com teor comercial, mas sim construir um relacionamento com a marca, e é aí que você adquire a confiança deles. 

A estratégia de conversa horizontal é ainda mais importante nesse momento, já que eles, assim como você, estão preocupados com a pandemia. As pessoas buscam conforto, identificação com situações e soluções para o problema. Pacientes de um consultório de psicologia, por exemplo, não perderam o interesse em cuidar da saúde emocional, inclusive, cada vez mais pessoas estão procurando este tipo de serviço, e fazer conteúdos de autoajuda em vídeo, áudio e texto, além de lives, pode ser um caminho para conquistar mais clientes, gerando confiança para atendimentos online, por exemplo. 

Invista na geração de leads

Há maneiras rápidas e mais a médio e longo prazo de se obter leads.
Na primeira opção, a curto prazo, investir em Ads é uma grande oportunidade de obter pessoas interessadas em seu produto ou serviço. O Facebook é uma excelente plataforma para campanhas de obtenção de cadastros com um ótimo custo x benefício. Os leads chegam através dos anúncios, com grande possibilidade de interesse, pois o público é direcionado já na configuração da campanha, como idade, sexo, localização, renda e interesse.
Já a segunda opção, apesar de resultados um pouco menos instantâneos, é o que traz público ainda mais qualificado e pode ser realizado através de inbound marketing, com oferecimento de conteúdo relevante mediante cadastro, como artigos de blog, e-books, webinars, landing pages, formulários, etc. 

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a dar uma direção para sua empresa nesta pandemia através do marketing digital para pequenas empresas.
A Solare é uma agência de marketing digital, aceleradora de negócios, como foco em desempenho e resultados de vendas. Converse com a gente e veja o que podemos fazer pelo seu pequeno negócio.