Mudanças não costumam ser fáceis, não é mesmo? Mas quando se trata de implementar uma ferramenta que pode otimizar os processos da sua empresa e transformar sua rotina de trabalho, é necessário fazer um esforço! É isso que esperamos quando sugerimos aos clientes a utilização de um CRM em seu funil de vendas: queremos não apenas oferecer um mecanismo e sim mudar a maneira de mensurar resultados e se relacionar com os leads.

Está na dúvida sobre os benefícios que essa automação pode trazer? Continue lendo o artigo!

Infográfico: Benefícios de usar CRM na sua estratégia

Talvez você já esteja acostumado com o conceito de Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), mas é sempre bom relembrar: o CRM é um software de controle e automação de atendimento para os leads da sua empresa. Através de um conjunto de estratégias, plataformas e boas práticas, esse recurso concentra tudo o que você precisa saber sobre seu funil de vendas em apenas um lugar – e isso é muito vantajoso para sua empresa.

Aliado à uma boa estratégia e uma estrutura bem definida, com um time capacitado, o CRM pode aumentar seu número de vendas e melhorar o relacionamento com os clientes, por meio das:

Tudo isso acontece quando, seguindo cada etapa do funil de vendas, você se atenta às ações e necessidades dos seus leads. Ainda está em dúvida sobre como funciona a integração entre o CRM e a jornada do seu consumidor? Te explicamos tudo nesse passo a passo gratuito:

Sugestões de CRM para automatizar suas vendas

Dentre as opções disponíveis no mercado, os CRMs mais indicados por nossos especialistas são:

A-O Salesforce é um CRM que integra tanto soluções para aumentar a produtividade quanto para estruturar seu processo de vendas. Todas as informações ficam armazenadas ao alcance da equipe, unificando processos e melhorando a comunicação entre os colaboradores e seus gestores. Você pode usá-lo para automatizar o marketing, gerenciar parceiros, sincronizar o compartilhamento de arquivos, prever vendas, e muito mais!

B-Já o Hubspot é uma ferramenta gratuita voltada para vendas e relacionamentos. Ela fornece muito mais praticidade e funcionalidades para o gerenciamento de seu pipeline de vendas, atendimento aos prospects e registro de atividade. Você também pode usá-la para mensurar resultados, acompanhar o envio de emails e extrair relatórios de desempenho.

C-Por fim, o Pipedrive é ideal para atender pequenos negócios, pois ajuda a monitorar as vendas e o desenvolvimento do time com mais simplicidade e agilidade. Neste software você também pode planejar suas ações, fazer diagnósticos com eficiência, receber lembretes de follow-up, consultar o histórico do cliente, personalizar o layout, entre outros recursos.

Para saber mais sobre as plataformas indicadas confira o artigo completo:

As poderosas ferramentas de CRM – Melhores opções

Desafios de usar o CRM

Depois de todos os benefícios que mencionamos aqui, pode parecer estranho que alguém recuse a implementação de um recurso que pode acelerar as vendas, auxiliar a equipe e ainda melhorar o atendimento aos leads – mas, infelizmente, isso acontece. O principal motivo para essa rejeição é a falta de organização (isso mesmo!). 

Usar o CRM exige uma mudança cultural no time, sendo papel do gestor instruir os colaboradores a reservar uma parte do seu tempo para imputar as informações mais importantes e todas as etapas percorridas pelo lead na ferramenta. Para alguns, esse controle pode soar improdutivo, mas, na prática, apenas facilita o processo! Além de serem adaptáveis e personalizáveis, os softwares de CRM são bastante intuitivos, possibilitando que seu uso seja aprendido e replicado rapidamente. 

A melhor forma de inserir o CRM no dia dia do seu negócio é com a ajuda de profissionais da área:

A Solare Interativa é uma agência de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato!