Inbound marketing é melhor que outbound marketing. Ou o contrário! São tantos mitos de marketing digital que rondam por aí que decidimos acabar de vez com isso: Inbound e outbound marketing não são concorrentes, são complementares!

As vezes, é preciso surgir um novo conceito para quebrar algumas crenças e unir inbound e outbound em uma estratégia é vencer mais uma barreira.

Vamos entender melhor o que é inbound e outbound?

Os dois são formas de trabalhar estratégias de marketing em uma empresa, por isso é possível mesclar as duas metodologias.
Enquanto o inbound tem como principal objetivo fidelizar o cliente e traçar toda sua jornada através de conteúdo relevante e funil de vendas até o momento da compra, o outbound tem apelo mais comercial e técnico, prospectando ativamente os clientes, ou seja é mais direto, como um anúncio oferecendo algo.

O principal ponto que difere as duas estratégias é que no outbound, se você precisar cortar o investimento de uma hora para outra, você “some” da mídia. Isso é algo que não acontece no Inbound, já que seus conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento.

Mídia onlife – o que é?

Você não leu errado. Mídia onlife é um processo multicanal, que aproveita as redes sociais de forma estratégica, inseridos no dia a dia do usuário e baseado no comportamento do consumidor, ou seja, sua persona. 

É preciso entender que sua marca deve estar presente em diferentes momentos do consumidor e as redes sociais são protagonistas neste assunto. 

 

Afinal, como unir o Inbound e Outbound?

A junção das duas estratégias podem ser baseadas na teoria ZMOT – olha só, mais um termo que você provavelmente não conhecia!
Explicando rapidamente, o ZMOT significa Zero Moment of Truth, em português, Zero Momento da Verdade, ou seja, o momento que antecede a decisão de compra do consumidor, mais precisamente quando ele pega o celular para pesquisar um produto ou serviço na internet. Isso significa que ele está no meio do funil de vendas, no momento de consideração. 

A integração do Inbound e Outbound é uma forma de otimizar resultados, tendo como cenário principal de suas ações as redes sociais e pode ser conduzido em 3 etapas:

1- Outbound como estímulo

O gatilho precisa acontecer. O outbound envolve mídia paga e prospecção ativa da equipe de vendas e ambos precisam acontecer com planejamento e assertividade. É através da mídia paga que conseguimos colocar a sua marca no radar do público, mostrar que ela existe. E é através da prospecção ativa que conseguimos ferramentas para conversar com o seu público. Através do uso de smart leads, conseguimos levantar uma lista de potenciais clientes, definindo previamente critérios e gatilhos para que eles sejam classificados como boas oportunidades.

2- Inbound marketing no ZMOT

Com o seu consumidor estimulado e sua marca conhecida, o usuário precisa começar a descobrir mais sobre sua marca através de pesquisas. E é aí que ele pode achar seu blog, seu site e seus conteúdos online. Nesta fase, toda a cartilha de Inbound deve estar rodando perfeitamente: SEO, conteúdos relevantes, ferramentas de captação de leads, etc. 

3- Inbound e Outbound no ZMOT

Aqui é onde os fluxos de nutrição com conteúdos de meio de funil devem ser aplicados de forma consistente. Mídia paga e conteúdo orgânico andam de mãos dadas, sendo que técnicas de remarketing, público personalizado e público semelhantes tem um papel importante na mídia paga para reimpactar e converter interessados. 

A terceira etapa é onde de fato acontece a união efetiva de inbound e outbound, além de esforços de prospecção ativa da equipe comercial, utilizando a lista de smart leads.
A equipe comercial também pode usar os conteúdos produzidos para inbound como forma de argumentação na hora do contato com o potencial cliente, sustentando o discurso da empresa com artigos, materiais ricos, landing pages e cases, por exemplo.

 

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