Marketing Digital para startup é uma de nossas paixões e um dos maiores orgulhos em nosso portfólio. Desde o processo de naming até otimização de campanhas de desempenho, o marketing digital pode alavancar seus negócios e trazer resultados já no primeiro mês de atividade. Por isso, separamos 4 passos fundamentais para o sucesso da sua startup e, ao final, um bônus: Um case e tudo o que fizemos para nosso cliente empreendedor. 

Antes de falarmos de marketing digital para startups, é necessário entender a importância do marketing como um todo: É uma poderosa ferramenta desde o lançamento e posicionamento do negócio, até seu desenvolvimento e evolução.mO Marketing Digital é ainda mais relevante por ser mais barato, mais efetivo e mais mensurável — tudo o que é necessário para uma startup em crescimento!

Não existe uma fórmula nem um modelo para copiar, mas é possível seguir alguns passos que usamos e traçar um planejamento que se adeque ao seu negócio:

Primeiro passo: Planejar

Parece óbvio, mas o planejamento pauta todas as ações que serão tomadas e cronograma. Por isso é o primeiro e mais importante item: você precisa investir um tempo planejando para facilitar os próximos passos. 

Ok, mas o que deve conter no planejamento? 

Um ponto forte da Solare é ir fundo quando o assunto é planejamento estratégico, pois com um bom planejamento existem muito mais chances da estratégia ser assertiva e ter bom desempenho. E é preciso pensar nesses seguintes pontos: 

  •  Análise do cenário atual;
  •  Objetivos primários e secundários;
  •  Canais e frentes de atuação;
  •  Estratégia de comunicação e conteúdo;
  •  Objetivos de marketing;
  • Indicadores de desempenho (KPIs)
  •  Público-alvo;
  •  Persona;
  •  Objetivo social;  
  •  Projeção de mídia;
  •  Projeção de resultados;
  •  Cronograma de ações.

Segundo passo: Executar as ações

Sim, rápido assim. Com um planejamento bem estruturado, é possível colocar a mão na massa o quanto antes. Pensar em cronograma de social media, planejar seus emails, traçar estratégias de campanhas e acompanhar os resultados das mídias para otimizações estão neste passo. 

Mas como fazer?

É importante pensar na jornada do consumidor, e para isso, trabalharemos com o funil de vendas.

Com cada etapa do funil definida, é hora de pensar em conteúdos para seu público alvo, todos com datas de publicação, como posts, emails, material rico e anúncios.

Terceiro passo: Acompanhar e otimizar

Tudo no Marketing Digital é mensurável, tanto organicamente quanto em campanhas patrocinadas, por isso é necessário acompanhar os resultados para melhor sua taxa de conversão.

É importante comparar a meta de cada KPI – definida no planejamento – com o resultado obtido. Os KPIs macro com objetivo de vendas são:

  • Visitantes
  • % de conversão por lead
  • Número de leads
  • Oportunidades
  • % de conversão para vendas
  • Vendas

Já os KPIs de performance em mídia são:

  • Alcance
  • Impressões
  • Frequência
  • Cliques
  • Resultados (leads, por exemplo)
  • Custo por clique
  • Custo por mil
  • Custo por resultado
  • Taxa de conversão

Quarto passo: Diagnosticar

Aqui entram em ação os relatórios para análise X o resultado. Isso significa que você vai obter o ROAS – retorno sobre investimento em anúncios em tradução livre – e poder mensurar se suas estratégias estão dando certo e obtendo os resultados que você planejou. 

Bônus: Case de sucesso – Marketing digital para startup de contabilidade

No início de 2020 nos deparamos com um desafio: Construir do zero uma marca, um posicionamento, um conceito inovador de um segmento tradicional: contabilidade. Mas não qualquer contabilidade, uma CONTABILIDADE 100% DIGITAL.
Desde o processo de naming, criação de logotipo, identidade visual e conceito criativo até a geração de leads, tráfego ao site e controle de custo e resultados, fomos construindo tijolinho por tijolinho, aliás, clique por clique, toda a marca e sua divulgação no ambiente online.
O que fizemos e seguimos fazendo para a contabilidade online:

  • Naming
  • Logotipo
  • Identidade visual
  • Desenvolvimento de site
  • Planejamento estratégico 
  • Campanhas de performance Facebook e Google Ads
  • Gestão de mídia
  • Gestão de branding 
  • Conteúdo e gestão para redes sociais
  • Inbound Marketing
  • SEO

O acompanhamento é de perto, com feedbacks diários e reuniões semanais de relatório para tomadas de decisões e otimizações.

Com toda essa estratégia, a startup conquista novos clientes a cada mês, com uma média de crescimento em faturamento de xx% ao mês.
A Solare Interativa é uma agência de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato!