A produção de conteúdo faz parte da gestão de marca, pois é através da proximidade e conversa horizontal com seu público que é possível encantá-lo e fidelizá-lo. 

No planejamento de criação de conteúdo, buscamos atingir as dores dos usuários e levar soluções às perguntas que eles fazem por meio de pesquisas nos buscadores, como o Google, por exemplo. Porém o cenário atual de pandemia é delicado, complexo e repleto de incertezas, e uma marca que está envolvida no assunto pode gerar grande identificação do público. 

Este é o momento de ter empatia na criação de conteúdo. 

As pessoas não querem falar com marcas, querem falar com pessoas, principalmente neste momento. Elas procuram respostas, compreensões e transparência, por isso é preciso conhecer o seu consumidor e adaptar o conteúdo. 

O conteúdo horizontal é essencial para reforçar sua conexão com os consumidores, priorizando a humanização e, quando bem produzido, ajuda a reforçar sua marca, gerando mais valor ao consumidor e maior engajamento do público.

Como definir a criação de conteúdo no cenário de pandemia?

Vamos a um exemplo prático aqui da Solare: Nossa maior cartela de clientes é do mercado imobiliário, incluindo a gestão de marca de construtoras e incorporadoras. Nós divulgamos imóveis e seus diferenciais e precisamos antecipar nossa adaptação ao novo cenário, afinal, todas os posts são produzidos com semanas de antecedência à data de publicação.

Em posts de dicas, por exemplo, não podemos mais falar sobre cuidados para se tomar na piscina do condomínio, pois todos os itens de lazer ficaram proibidos aos moradores para não haver aglomeração e contágio do vírus. No lugar disso, falamos sobre cuidados ao utilizar o elevador, como evitar entrar quando tiver mais gente, não encostar em corrimão e sempre utilizar o álcool em gel nas mãos ao entrar e sair. 

Em posts valorizando a região, em vez de sugestões de lugares para frequentar, como parques e restaurantes, a comunicação foi voltada para o discurso #fiqueemcasa, sugerindo pedidos via delivery das comidas favoritas e valorizando os restaurantes da região que passaram a atender 100% via redes sociais, WhatsApp e aplicativos.  

Em resumo, é preciso se dedicar a oferecer conteúdos que ajudem o leitor na adaptação de rotinas e na busca por respostas e soluções para as novas necessidades e, estar disposto a se adaptar, se reinventar e fazer a diferença vai além de benefícios comerciais, passa a gerar impacto positivo da sua marca perante os consumidores. 

CURIOSIDADE!

O gráfico abaixo é do Google Trends e mostra o comportamento do consumidor durante a pandemia, onde as buscas que incluem o termo “em casa” deram um boom assim que foi declarada a quarentena voluntária em meados de março de 2020. 

Isso significa que as pessoas estão buscando respostas sobre coisas a se fazer em casa e sua marca sempre pode dar uma dica pertinente e ser relevante para este consumidor na internet. 

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, especializada em gestão de marca e campanhas de performance. Caso tenha alguma dúvida ou queria entender melhor nossos serviços, entre em contato através do formulário abaixo!