Se você acha que o funil de vendas funciona somente no inbound marketing, aí é que você se engana! O funil de vendas no Facebook Ads é uma estratégia tão importante quanto eficaz, e a própria plataforma de mídia incentiva que seja aplicada desta forma. Vou explicar! 

As pessoas não vão ao Facebook para tomar decisões como acontece quando pesquisam algum produto ou serviço no Google. Elas estão lá para se distrair! Por isso, a forma de abordagem com anúncios, precisa ser diferente, precisa ter uma jornada de aprendizado e interesse, ou seja, o usuário precisa passar por um funil e as etapas RECONHECIMENTO, CONSIDERAÇÃO E aí sim… CONVERSÃO!

Não por coincidência, estas são realmente as etapas nas quais você se depara ao criar uma nova campanha na plataforma, sendo que dentro de cada uma delas, existem os objetivos de marketing da campanha. Olha só:

Agora vamos entender um pouco cada uma das etapas de funil de vendas do Facebook Ads?

RECONHECIMENTO

Aqui temos o reconhecimento de marca e o alcance como objetivos de marketing. Isso significa divulgar sua marca ao maior número de pessoas dentro do seu público-alvo. É aqui que os usuários vão saber que sua marca existe, que ela tem um relacionamento, mostra o que é interessante, conversa com ele e tem algo de valor. Aqui é onde você pauta o seu discurso! Não tem apelo comercial, mas sim de valores, pois nesta fase, o consumidor ainda não está disposto a comprar, pois ainda está começando a considerar se vai consumir da sua marca. 

CONSIDERAÇÃO

O consumidor sempre precisa “resolver algo” e quando a solução é apresentada a ele no momento certo e da forma certa, ou seja, se você estiver oferecendo algo de valor, ele vai considerar solucionar o problema contando com sua empresa. Nesta fase ele pode decidir se sua empresa vale mais a pena do que outras possibilidades. É aqui que ele clica em um anúncio com link para um blog para saber mais, ou deixa seus dados em um anúncio de geração de cadastros, por exemplo. Ele tem interesse e quer saber mais! Não a toa, nesta fase os objetivos de marketing são pautados em ações dentro e fora da plataforma, como clique, instalação de aplicativo, mensagens, entre outros.

CONVERSÃO

A última etapa do funil de vendas do Facebook, a compra é finalmente realizada e rastreada no ambiente online. Muitas campanhas concretizam seus objetivos já no meio do funil, na etapa de consideração – como a geração de leads, pois a venda de fato é realizada no ambiente offline – como uma visita ao stand de um lançamento imobiliário e negociação direto com o corretor. Por isso, os objetivos de marketing desta etapa do funil de vendas do Facebook são pautados em conversões, vendas do catálogo e tráfego para o estabelecimento. 

 

Como gerar novos leads e consumidores de forma consistente com um funil de vendas do Facebook

Primeiro passo: Divulgar sua marca

O primeiro grande problema de não converter é que as pessoas podem não conhecer e nem confiar em sua marca. Seja notável! 

Conteúdos úteis, interessantes e educativos podem enviar os usuários para o seu site, por exemplo. 

Com conteúdo atrativo e segmentação correta, cruzando dados demográficos e interesse, você consegue atingir pessoas suficientes e construir um público ao qual poderemos usar nas próximas etapas do funil. 

Segundo passo: Gerar leads

Nessa fase, a melhor forma de fazer isso é oferecer às pessoas alguma coisa de valor em troca das informações de contato delas, solucionar os problemas em troca de um lead. Oferecer um material rico, um e-book, um infográfico, ou até mesmo vantagens e diferenciais do produto / serviço gerando lead dentro da própria plataforma, através de uma campanha de obtenção de cadastro. 

Terceiro passo: Criar consumidores

Sim, este é o momento mais difícil, fazer com que os leads passem a consumir sua marca. A segmentação para esse passo é simples: é só selecionar todo mundo que optou pela sua oferta no passo anterior. Neste momento, o consumidor já está aquecido, já conhece sua marca e já confia em você. É hora da equipe de vendas entrar em ação e, mais importante que isso, a equipe de pós-venda manter um relacionamento com esses usuários, tornando tudo um ciclo! 

Conclusão
As pessoas simplesmente não estão prontas para converter quando entram no Facebook, por isso é importante criar uma jornada, apresentando a marca, ofertando benefícios e finalmente levar o usuário à decisão de compra. Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

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