SEO: já ouviu falar? Muitas pessoas até sabem o que é SEO, mas ainda têm dúvidas sobre como essa ferramenta de otimização de conteúdo funciona. Se esse é o seu caso, hoje vamos te mostrar em 7 passos como usar o SEO da melhor forma para alavancar a sua presença digital e tornar os seus conteúdos mais relevantes para as ferramentas de busca.

A utilidade do SEO

Você já ouviu falar do Google Bot? Basicamente são “robozinhos do Google” que analisam a Web todos os dias a procura de novos conteúdos ou atualizações que podem ser inseridos nos resultados de busca. A diferença entre os resultados que são colocados logo na primeira página e os que ficam nas demais é o quanto esses robôs consideram seu conteúdo relevante para uma determinada pesquisa.

Em resumo, SEO (do inglês, Search Engine Optimization), é um conjunto de práticas que uma pessoa adota, para que as ferramentas de busca, como o Google, coloque seu site/conteúdo entre os primeiros resultados de pesquisa. Porém, esse processo não pode ser feito de qualquer forma! Existem algumas boas práticas que você deve seguir. Confira abaixo nossas dicas e entenda como funciona o SEO:

1) Palavras-chave

Uma pessoa entra no Google e procura por “imóveis na região do ABC paulista”. Qual você acha que é o termo mais importante dessa pesquisa? A esse termo damos o nome de palavra-chave – que, no caso do exemplo, é “imóveis”. 

Ter na sua resposta o elemento principal da possível pergunta faz parte das práticas de SEO. Ao criar um conteúdo online, lembre-se de inserir a sua palavra-chave no:

  • título dos seu texto e nos subtítulos que ele possa ter;
  • no texto alt das imagens que você inserir no seu post (o texto que aparece quando a pessoa seleciona a opção “salvar imagem…”);
  • no primeiro parágrafo do seu texto (de preferência no início);
  • no decorrer do texto, de maneira orgânica – ou seja, nada de inserir a palavra muitas vezes em um texto de três parágrafos, sem o menor sentido. Coloque a palavra onde e quando for necessário.

Se estiver sem ideia de qual palavra-chave utilizar para aumentar seu SEO, consulte ferramentas como o Google Ads e encontre diversas sugestões.

2) Título SEO e Meta Descrição

Agora, utilizando nosso exemplo, uma pessoa pesquisa “imóveis na região do ABC paulista” no Google. Entre os resultados da busca aparecem diversos títulos clicáveis com pequenos trechos de texto embaixo. São o que chamamos de: título SEO e meta description. 

Para os títulos, tanto do post quanto o que aparece nos resultados, as dicas são:

  • crie títulos bastante objetivos, 
  • com 60 caracteres no máximo, 
  • usando a palavra-chave,
  • investindo em perguntas ou números ímpares.

Ex.: “5 melhores imóveis para morar no ABC paulista”

Já para esses textos introdutórios, você pode usar o começo do primeiro parágrafo do seu texto ou um resumão do que a pessoa vai ver na versão completa. Lembre-se de inserir aqui também a sua palavra-chave e não ultrapassar os 160 caracteres.

Ex.: “Imóveis no ABC paulista costumam ser muito procurados por quem deseja mudar da agitação das metrópoles para regiões mais…”

3) Links de referência

Inserir links no decorrer do seu texto que levem o leitor para outras páginas dentro do seu próprio site é uma excelente medida de SEO! Além de direcionar o tráfego do usuário pelos seus demais conteúdos, essa prática ainda leva as ferramentas de busca a interpretarem seu site como confiável – já que suas informações são baseadas em referências de autoridade.

4) Ritmo e linguagem adequado

Você dificilmente vai encontrar alguém que goste de ler um texto longo, sem pausas, sem respiros, sem qualquer outra informação além de texto, texto, texto… Pois é, as ferramentas de busca também não. Uma regra de ouro do SEO é criar parágrafos curtos/médios, com formatação em F (texto alinhado ao lado esquerdo da tela), além de uma linguagem bem simples e acessível. Isso facilita a leitura e melhora a experiência do usuário.

5) Tempo de permanência na página

Falando em experiência de usuário, outra técnica de SEO que os robôs levam muito em consideração é o tempo que as pessoas ficam no seu site. Por exemplo, se ela só clica no link, dá uma olhada rápida no texto e fecha a aba em menos de dois minutos, sinto informar que seu conteúdo não estará nos primeiros resultados. Para cativar a atenção do usuário, invista em um design agradável, layouts que se adaptem para versões mobile, textos com boa gramática e opções interativas 

6) URL amigável

Você encontra um blog post legal falando sobre marketing digital e decide enviar para seu amigo. Na hora de copiar o link, se depara com uma URL gigantesca e confusa, cheia de pontuações e símbolos. Você acha isso agradável? O SEO também não. Por isso, tome o cuidado de escolher URL amigáveis, simples, curtas e que contenham a palavra-chave.

Ex.: “www.blogdojoaozinho/5-imoveis-no-ABC-paulista”

7) Botões de interação

Dê aos seus leitores a opção de interagir com o seu conteúdo! Seja por meio de comentários, curtidas ou mesmo botões de compartilhamento: é excelente para o SEO se você receber divulgação espontânea. Esse post, por exemplo, você pode compartilhar com outras pessoas que tem dúvidas sobre como funciona o SEO e ajudar mais gente a alavancar seus conteúdos online!

Para atingir os seus objetivos com o marketing digital, é necessário saber fazer. A exposição online é uma ferramenta excelente para criar e consolidar a autoridade digital da sua marca – e o SEO é um aliado muito importante nessa tarefa – desde que seja aplicada da forma correta, seguindo boas prática e obedecendo aos requisitos das ferramentas de busca.

Se tiver alguma dúvida ou quiser entender melhor como essa e outras práticas de marketing digital funcionam, você pode entrar em contato com a Solare Interativa, empresa especializada em gestão de marca e campanhas de performance, através do formulário abaixo: