Você pesquisou pelo preço de alguns de seus livros favoritos em uma livraria online. Depois disso, começou a receber diversos emails dessa empresa, com ofertas, dicas, promoções, listas temáticas e até felicitações no dia do seu aniversário. Essa historinha – que acontece com todos nós diariamente – serve para exemplificar como o uso do email marketing dentro de uma estratégia de comunicação ajuda a construir um relacionamento com o seu lead!

“Espera”, você pode estar pensando, “Então esse blog post vai falar sobre o email marketing? Mas isso não está ultrapassado?”. Bom, a resposta para sua primeira pergunta é: sim e não! Primeiramente, vamos falar sobre principais modalidades, métricas e até te mostrar um case de sucesso. E isso porque, assim como no exemplo acima, hoje em dia 61% dos adultos usam o email diariamente para se informar, trocar mensagens ou acessar conteúdos/empresas.

Agora, o segundo questionamento vamos responder com um grande: NÃO! Embora seja considerado por muitos como “retrógrado” e sofra com o estigma de sempre cair no SPAM, o email marketing, quando executado com planejamento prévio, pode ser extremamente útil para sua estratégia. De fato, essa é uma das ferramentas que mais gera qualificação de leads e ROI dentro do marketing digital.

Case: O email marketing na conversão

Muito bem, para início de conversa, vamos deixar bem definido aqui o que estamos chamando de “conversão”. Se você já teve algum contato com marketing digital, deve ter escutado o termo “funil de vendas”. Basicamente, esse funil representa os estágios pelos quais um potencial cliente (lead) passa até, de fato, comprar o seu produto. O funil é formado por 4 etapas principais:

  • Atrair É quando acontece o primeiro contato com o cliente, onde você o atrai para os seus canais de comunicação (como site, blog e redes sociais)
  • Converter Aqui o visitante do seu canal de comunicação te entrega alguns dados, geralmente preenchendo um formulário em landing pages, o que o transforma em lead e te permite começar um contato mais frequente e segmentado com ele.
  • Relacionar Também chamamos essa etapa de nutrição, isso é, “alimentar” o seu lead com conteúdos úteis e interessantes que vão deixá-lo mais propenso e preparado para consumir.
  • Vender – Por fim, quando a relação de confiança já está estabelecida, as oportunidades de venda começam a aparecer, pois o lead terá informações suficientes para decidir comprar.

Ou seja, “converter” um visitante em lead é ajudá-lo a passar por cada uma das etapas do funil de vendas, seja da atração para conversão, da conversão para nutrição ou dessa última para a venda. A ideia é construir um relacionamento com o lead e acompanhá-lo até o momento da compra. O email marketing dentro da nutrição pode ser o caminho perfeito para esse objetivo.

Foi isso que aconteceu com alguns de nossos clientes aqui na Solare! 

  • No primeiro caso, tentamos contato por telefone, mas não havia ninguém no escritório (estavam de home office por conta da pandemia). Depois mandamos mensagens de texto e até um email isolado, mas, mais uma vez, não obtivemos retorno. Porém, quando o inserimos em um de nossos fluxos automatizados de emails regulares, conseguimos a atenção, interesse e conversão do lead!
  • Já no segundo, fizemos diversas tentativas de contato, por meio de vários canais e, novamente, só conseguimos o retorno do lead quando foi inserido dentro do fluxo de emails e, conhecendo nossos conteúdos, demonstrou interesse em nosso serviço.
  • Por fim, tivemos um caso de lead com o qual tentamos contatos em diferentes momentos e, em uma das ligações, a recepcionista da empresa aceitou passar a ligação para o responsável pela tomada de decisões quando dissemos o contato era referente a um email que enviamos. 

Esses são apenas alguns exemplos de como um email marketing pode abrir portas e oportunidades de negócio! Agora, para que essa também se torne a realidade da sua empresa, confira algumas dicas de como estruturar uma campanha de emails:

Planejando uma campanha de nutrição

Sabendo de todas essas vantagens de utilizar o email marketing você deve estar empolgado para começar a sua primeira campanha de nutrição, não é? Pois bem, como sempre dizemos aqui, vamos reforçar mais uma vez: o email marketing, assim como qualquer outra ferramenta de marketing digital é uma estratégia profissional que deve ser feita com muito estudo, técnicas e os recursos certos. 

Nossa recomendação é que, ao planejar uma campanha de email mkt você preste muita atenção em alguns pontos principais, que são:

  • Decida o foco da sua campanha. Ela pode servir tanto para encorajar lealdade e nutrir leads, quanto para repetir negócios com clientes já fidelizados;
  • Escolha o conteúdo dos seus emails com cuidado. Ele costuma variar entre ofertas, descontos, promoções, informações sobre produtos, lista de conteúdos do blog, dicas, comemorações, etc;
  • Determine o seu objetivo. No geral, é responder as dúvidas do seu público e manter vivo o interesse deles pelo seu negócio;
  • Crie sua própria base qualificada. Isso é, não compre listas de contatos. Além de ser uma prática maliciosa, apenas atrapalha sua estratégia com leads desinteressados em você!
  • Elabore um layout intuitivo. Uma linguagem e recursos visuais atrativos, chamam a atenção e deixam a sua identidade na memória do lead;
  • Faça testes antes de enviar. Com seus próprios colegas, discuta sobre primeiras impressões, o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado;
  • Lembre-se de segmentar os seus destinatários. Assim você tem mais chances de mandar a mensagem certa para a pessoa certa, dividindo seus leads em grupos segundo os critérios que melhor se encaixem com a sua estratégia;

Um ótimo exemplo de email marketing para campanhas é a newsletter, que te permite relembrar o seu lead de conteúdos que talvez ele já tenha visto em blog, que ainda não leu, dos quais esqueceu ou que simplesmente não tinha visto antes. É essa versatilidade que também faz dela uma excelente ferramenta de remarketing, já que ajuda a nutrir leads que já demonstraram interesse no seu negócio.

Principais métricas do email marketing

Por fim, uma boa campanha de email marketing só irá trazer resultados se você se lembrar de uma das etapas mais importantes da estratégia: o monitoramento e a análise de resultados. Observar com atenção o desempenho do seu email dentro das principais métricas utilizadas vai ser essencial para saber o que mudar, como e porque – e, assim, deixar sua campanha ainda mais eficiente! 

Para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma lista das principais métricas de email marketing. Confira:

  • Taxa de abertura: A quantidade de pessoas que abriu um determinado email;
  • Taxa de cliques: É a relação entre quantos emails foram clicados dentre todos os que foram entregues aos destinatários;
  • CTR: É a divisão entre o número de cliques e as aberturas de email;
  • Taxa de crescimento de lista: Esse é o percentual de quantos novos emails foram enviados em relação ao total da lista – novos destinatários no período;
  • Inativação da lista: Oposto ao anterior, esse percentual mostra quantos destinatários pararam de interagir com seus emails ou deram como “inválidos” na hora da entrega;
  • Taxa de descadastro: Quantidade de pessoas que clicaram em “desinscrever” e, assim, saíram do seu fluxo de emails – pode ser um problema na qualidade do conteúdo deles!
  • Taxa de rejeição: Também chamada de bounce rate, é uma das métricas mais importantes do email marketing! Ele mostra quantas pessoas não receberam seu email, seja por um erro temporário do sistema (soft bounce) ou porque o email do destinatário foi escrito errado/não existe mais (hard bounce). O ideal é que não passe de 3%

Conclusão

Deu para notar que uma campanha de email marketing envolve muito mais do que simplesmente escrever um email e enviá-lo, certo? Uma estratégia bem planejada, estruturada e com métricas definidas pode fazer dessa ferramenta uma das suas melhores “fórmulas” de conversão, além de criar um relacionamento estreito com os seus leads. E aí, bora aplicar na sua empresa?

Se quiser saber mais sobre essa e outras estratégias de marketing digital, ou se tiver mais alguma dúvida, você pode entrar em contato com a Solare Interativa, uma empresa especializada em gestão de marca e campanhas de performance, através do formulário abaixo: