Você sabia que um planejamento de Marketing Digital bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer negócio – independente do seu tamanho, tipo ou ramo de atuação? 

Pois é, em tempos onde o uso de Internet se tornou majoritário, a presença online passou de opção para  pré-requisito caso sua empresa deseje  estabelecer um contato sólido com o público. Mas muitos empreendedores ainda ficam confusos sobre o ponto de partida para uma estratégia bem sucedida no mundo digital. 

Se esse é o seu caso, o artigo de hoje é para você. Nossos especialistas definiram 4 passos práticos para elaborar um plano de Marketing Digital eficaz, projetar sua marca nas mídias sociais e ainda destacar sua PME dentre todas as outras que surgem diariamente. Confira!

4 Ps do planejamento de Marketing Digital

  1. Produto

Também conhecidos como “Mix de Marketing”, os 4 Ps se referem a pontos-chave de planejamento que devem estar ligados à sua estratégia geral. Seguir esses conceitos é a forma mais segura de garantir que o Marketing Digital traga vantagens competitivas para sua empresa. 

O primeiro deles, como você já viu, é o produto. Aqui, nos referimos literalmente àquilo que seu negócio oferece para o público. Conhecer o – e acreditar no – produto ou serviço que você está vendendo é exigência básica para poder promovê-lo. Sendo assim, faça uma descrição detalhada dos atributos visíveis (cor, formato, tamanho, conteúdo, textura, etc.) e invisíveis (proposta social, relação com a demanda, benefícios e diferenciais) do seu produto.

  1. Preço

O segundo passo é estabelecer um preço para seu produto. Para isso, é indispensável fazer uma análise de mercado completa, observando a variabilidade de lucro, mão de obra, descontos, custos,  matérias-primas, etc; além da atratividade desse item para o público-alvo. Pense também em como ocorrerá a geração de receita e reflita: as pessoas realmente precisam do que estou oferecendo? Vão comprar independente do preço ou pode dispensar em momentos de crise? 

  1. Promoção

Agora que você já sabe o que deseja vender em sua PME, quanto isso vai te custar e quanto vai cobrar por esse bem; está na hora de falar sobre a divulgação de marca! Embora muitas pessoas pensem que o marketing só “começa de verdade” nesse ponto, os dois elementos anteriores são cruciais para que a estratégia de promoção funcione!

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital nesse momento é a possibilidade de segmentar o público, garantindo que as pessoas certas sejam impactadas pela mensagem certa, na hora certa – isso é, recebam os anúncios e conteúdos relacionados ao seu produto quando estiverem precisando dele. Redes sociais, blogs, campanhas, redes sociais, hotsite e todos os outros recursos usados para fazer com que as pessoas saibam que sua empresa existe, entram nesse “P”.

  1. Praça

Por fim – e talvez seja o aspecto mais importante dos 4 – tendo em mente o que, por quanto e para quem você deseja vender, é necessário escolher o lugar onde a oferta será feita. Como estamos falando de Marketing Digital, é de se esperar que o “palco” para seu produto sejam os ambientes virtuais. Dentre as muitas opções disponíveis, não podemos deixar de citar o maior aliado das PMEs que surgem em meio à pandemia: o e-commerce!

A loja online pode ser tanto um “braço direito” para os espaços físicos, quanto seu foco central. É cada vez mais comum ver empresas que apostam na digitalização de serviços como estratégia – é o caso de escritório de contabilidade, advocacia, construtoras e até nós mesmos, da Solare! O importante é definir os meios e canais que você irá utilizar para distribuir, armazenar e comercializar seu produto ou serviço de forma otimizada e certeira.

Bônus: Pessoas

Esse “5º P” tem sido inserido com cada vez mais frequência na lista de conhecimentos necessários para usar o Marketing Digital acertadamente. Estar um passo à frente e conhecer seus clientes antes que eles te conheçam é a forma mais segura de começar um novo negócio! O que isso quer dizer? Que você pode – e deve – elaborar uma persona para representar seu consumidor ideal, com base no estudo de comportamentos, perfis e público mais propensos a consumir seu produto ou serviço.

Sabendo com quem você quer falar, sua comunicação será assertiva, seu investimento será certeiro e as chances de ver seu planejamento de Marketing Digital gerar resultados são ainda maiores!

Resumindo… 

Realizar ações esporádicas esperando que isso ajude a aumentar as vendas do seu negócio, é um erro fatal e toda PME deve evitar! Embora não exista uma “receita para o sucesso” no mundo digital, podemos garantir que a melhor forma de desempenhar e conquistar leads nos espaços virtuais é através de um planejamento completo, pautado em boas práticas de Marketing Digital, elaborado com a ajuda de profissionais experientes no assunto.

A Solare Interativa é uma agência de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato!