O mercado do Marketing Digital, assim como o de aplicativos, tem tomado uma proporção gigantesca não apenas nos últimos anos, mas principalmente nos últimos meses. Com a necessidade de consumo online por conta da pandemia, novas estratégias e tecnologias – além de concorrências cada vez mais acirradas – começaram a surgir. Nesse cenário, é fundamental se diferenciar dos demais e promover seu APP para estar cada vez mais presente no dia-a-dia da sua persona!

Espera… O que é persona?

Em geral, todas as estratégias de Marketing Digital começam com a elaboração da persona, ou seja, de um “representante do cliente ideal”, daquela pessoa para quem você deseja apresentar seu produto ou serviço por acreditar que tem a solução para seus problemas ou necessidades. Na prática, a persona da sua marca é o seu canal de comunicação com o público-alvo, pois é pensando nesse personagem que toda a linguagem, direcionamento e objetivos são definidos.

Quando trabalhamos com a divulgação de aplicativos, focar no perfil e comportamento da persona é mais do que uma boa prática: é obrigatório! Elaboramos seu cliente hipotético com base em dados quantitativos e qualitativos, isto é, a partir de pesquisas de mercado, análises da concorrência, estudos de mídia e histórico de compras da marca.

Ao direcionar a estratégia de Marketing Digital para sua persona, fica muito mais fácil impulsionar seu aplicativo, pois temos a garantia de estar entregando a mensagem certa, para a pessoa certa e na hora certa – o que implica em mais downloads e maior nível de satisfação!

Estratégias de Marketing Digital para aplicativos

Se o seu aplicativo ainda está em desenvolvimento, ou se já foi finalizado, mas ainda não chegou ao mercado, a primeira estratégia de Marketing Digital que vale o investimento para promovê-lo é a criação de expectativa no público-alvo!

Resumidamente, trata-se de produzir conteúdos online – preferencialmente em redes sociais – que instiguem, despertem a curiosidade e atraiam a sua persona para o lançamento. Nestes materiais, é fundamental destacar os diferenciais, vantagens e funcionalidades do aplicativo, nutrindo a audiência com todas as informações necessárias para utilizá-lo corretamente, antes mesmo de tê-lo baixado. 

Quando chegar o momento de lançamento, o ideal é apostar em campanhas de anúncios, com botões, links e outros gatilhos para direcionar o público ao download, seja qual for a plataforma em que tenha ocorrido o alcance. A partir daí, publicações regulares no Facebook, Instagram e demais redes sociais ajudarão a manter o interesse do público, firmar a autoridade da marca e possibilitar a comunicação

Para dar seguimento à qualificação de leads, podemos utilizar outra estratégia muito eficaz do Marketing Digital: as campanhas de remarketing! Em poucas palavras, tratam-se de listas de emails destinadas especificamente para os leads que, a princípio, demonstram interesse no seu aplicativo, mas em algum momento abandonaram seu fluxo de comunicação. O objetivo é resgatar o contato com esses clientes em potencial e levá-los ao download também!

Para terminar, no tocante à fidelização dos usuários, a melhor maneira de promover seu aplicativo é envolvendo os seus colaboradores.Se a sua equipe entende todo o mecanismo, sua funcionalidade e tem facilidade em utilizar a plataforma, a chance de recomendação para outros  leads aumenta muito! Além disso, seu time de Atendimento estará mais preparado para tirar dúvidas, fornecer suporte e proporcionar uma boa experiência aos consumidores.

Bônus: Também é possível procurar parcerias estratégicas para auxiliar na divulgação do seu app, isto é, personalidades e empresas que atinjam o mesmo público-alvo da sua marca, com conteúdos e valores semelhantes aos seus. Isso pode aumentar a visibilidade do aplicativo, o nível de engajamento dos usuários e a credibilidade da sua empresa.

Conclusão

Há diversas formas de fazer com que o público chegue até o seu aplicativo – assim como todos os dias surgem novas maneiras de utilizar o Marketing Digital a seu favor! Tudo o que você precisa fazer, é garantir que sua plataforma seja intuitiva, responsiva e interessante, enquanto um time especializado em performance e resultados digitais elabora a melhor estratégia para divulgar, promover e posicionar seu negócio no mercado.

Experimente utilizar campanhas, construção de marca, dentre outras ações de atração e fidelização de clientes para não apenas conquistar novos leads como também manter aqueles que já estão na base. Para alcançar esses objetivos, conte com a  Solare Interativa, uma agência de Marketing Digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho!

 Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato.