É possível ter um crescimento escalável em meio à crises econômicas? Em 2020, com a chegada do novo coronavírus, essa dúvida assolou empreendedores em todo o Brasil que, além dos desafios típicos da abertura de um novo negócio, precisam encarar também um mercado instável, um público com poder de compra reduzido e a necessidade de se reinventar por meio do Marketing Digital.

O que uma coisa tem a ver com a outra? Simples: devido ao distanciamento social, fechamento de lojas físicas e a consequente necessidade de comprar online, não apenas os consumidores migraram para a Internet como também muitas empresas, que se viram compelidas a abrir mão de seus receios e apostar no digital. Dessa forma, mesmo em um cenário tão competitivo, o Marketing Digital se mostra a melhor maneira de proporcionar resultados mensuráveis para PMEs.

Quer entender como? Acompanhe este artigo!

Crescimento escalável: como funciona?

O crescimento escalável acontece quando, em vez de apostar em uma única fonte de tráfego – que pode facilmente ficar saturada, excessivamente cara ou ineficaz, prejudicando todo o planejamento – a PME lança mão de diversas estratégias que, juntas, proporcionam excelentes indicadores a longo prazo

Em outras palavras, é o resultado de uma presença digital construída com a ajuda de diferentes ferramentas que se aperfeiçoam com o tempo. Os “frutos” desse tipo de estratégia são muitos:

  • Sua empresa desfruta de um alto ROI (retorno sobre investimento);
  • Seu planejamento não será comprometido caso uma das fontes tenha um mau desempenho;
  • Sua comunicação pode explorar múltiplas possibilidades e expandir o alcance de leads;
  • Seu negócio conquistará autoridade no mercado, criando uma vantagem competitiva e um diferencial atrativo para o público.

A solidificação de uma PME nas mídias digitais é possível através de recursos eficazes que o Marketing Digital oferece aos empreendedores. No tópico a seguir, explicaremos mais a fundo quais são.

Marketing Digital para o crescimento escalável

A ascensão do seu pequeno negócio só será possível se, com a ajuda de especialistas, sua empresa investir de forma inteligente em tecnologias comprovadamente rentáveis. As medidas adotadas devem permitir a mensuração em tempo real de resultados, a melhoria constante de seu planejamento e a construção de relacionamentos reais com seu público. Respectivamente, esses objetivos podem ser atingidos por meio de:

A. Email Marketing

Embora muitos acreditem em sua “falência”, o email marketing segue firme e forte, apresentando uma das melhores métricas dentre todas as estratégias de Marketing Digital. 

Perfeito para a criação de cadências, o emkt pode ser utilizado para atrair seu público (criando ofertas, promoções ou chamarizes), converter leads (convidando para landing pages), nutrir seus clientes (com informações úteis e interessantes) e vender seu produto (abordando diretamente, convidando para uma reunião, dentre muitas outras possibilidades).
Para atingir um crescimento escalável com essa ferramenta, certifique-se de estabelecer um objetivo específico para sua campanha de emails, escolher bons CTAs e garantir a responsividade do conteúdo.

B. SEO

Mais do que utilizar subtítulos e palavras-chave competitivas em seus textos, o Search Engine Optimization é um conjunto de boas práticas que toda empresa deve adotar para garantir que os mecanismos de busca coloquem seu site entre os primeiros resultados de pesquisa. Ou seja, se trata de otimizações on e offline, que deixam seu conteúdo mais visível para os “robozinhos” que apresentam respostas para as perguntas do público.

O Marketing de Conteúdo é a melhor maneira de levar sua PME para a 1ª página do Google! Com a criação de materiais e publicações diversos, essa estratégia aborda tanto assuntos relacionados com seu ramo de mercado, quanto as dores dos leads. Em outras palavras, os conteúdos produzidos conversam diretamente com as necessidades do seu público-alvo, ensinando, informando e preparando os usuários para a abordagem de Vendas. 

Blog posts são bons exemplos de conteúdos que têm bom desempenho com o público e, ao mesmo tempo, demandam muita técnica e atenção dos produtores para que atendam aos requisitos de SEO.

C. Redes Sociais

Por fim (e provavelmente a ferramenta de Marketing Digital que você mais utiliza em seu dia a dia), as redes sociais são a representação perfeita do crescimento escalável! Por meio da interação em tempo real com seu público, o rápido compartilhamento de conteúdo, a transmissão simultânea de informação e a humanização das marcas; a visibilidade e impacto da sua empresa podem ser exponenciados. 

Apenas no Facebook, são feitos todos os dias mais de 5 bilhões de posts – número diretamente ligado ao aumento de usuários das redes sociais. Com seu público presente nessas plataformas, sua empresa precisa de um planejamento minucioso para descobrir qual a melhor forma de alcançar as pessoas. Será no Linkedin, ideal para o contato B2B? Será no Pinterest, onde seus leads buscam inspirações? Quem poderá te responder é um time profissional e experiente no assunto!

Conclusão

Independente das circunstâncias, o crescimento escalável é possível e realizável para aqueles que sabem onde, como e quanto investir. A versatilidade do Marketing Digital permite que diversas fontes de tráfego sejam utilizadas para gerar, juntas, os melhores resultados para sua PME. No entanto, para atingir esses objetivos, o ideal é contar com um time especializado na gestão full time de mídias digitais.

A Solare Interativa é uma agência de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato!