Quando você escuta a palavra automação, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? O câmbio automático do seu carro? O portão de um prédio, que fecha sozinho após alguns segundos? O modo “piloto automático” de um avião? Seja qual for a resposta, muito provavelmente seu cérebro resgatou na memória algum elemento ou atividade que dispensa o esforço humano, isto é, que utiliza a tecnologia como principal recurso para seu funcionamento.

Acertamos? Fique tranquilo, nós ainda não lemos mentes! Acontece que é exatamente disso que se trata a automação: “1. Próprio do autômato; 2. Que se move ou funciona por meios puramente mecânicos”. Transportando o conceito do dicionário para o Marketing Digital, podemos afirmar que:

Automação é a utilização de ferramentas e tecnologias específicas para simplificar processos, tarefas e serviços que antes dependiam exclusivamente do trabalho manual.

Quais são as vantagens dessa modernização? De que forma aplicamos isso na sua empresa? Que plataformas utilizamos no dia a dia da nossa produção? Acompanhe a leitura deste artigo e descubra!

Principais benefícios da automação

I) Segmentação de público

Estamos sempre ressaltando a importância da comunicação assertiva em ações de Marketing Digital. Quando o assunto é automação, essa necessidade se transforma em prioridade! Através de softwares inteligentes, podemos selecionar criteriosamente o perfil de cliente que desejamos alcançar com nossas campanhas, anúncios, conteúdos em redes sociais, etc. Além disso, é possível estabelecer um fluxo de atendimento totalmente personalizado, que atenda às demandas específicas de cada lead, enviando a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa.

II) Integração de informações

Sabe aquelas planilhas intermináveis, com dezenas de filtros, fórmulas e mais um monte de dados que, quando solicitados pelo cliente, você demora um tempão para localizar, apurar e apresentar? Então, pode deixá-las no passado! A automação permite integrar diferentes ferramentas, transmitindo as informações de que você precisa com muito mais organização, segurança, praticidade e agilidade. Todo o trabalho de importação e exportação é feito mecanicamente, ou seja, você só precisa alimentar a base e deixar que a plataforma faça o resto!

III) Progressão de eficiência

Por “negócio eficiente”, nos referimos àqueles que prezam pela economia de recursos (como mão de obra especializada, dinheiro, materiais, relatórios e, o mais importante, tempo), pela escalabilidade (replicar uma estrutura comprovadamente funcional para uma quantidade expressiva de pessoas), pela saúde da produção (planejar, criar e executar tarefas em prazos hábeis, priorizando sempre a mais alta qualidade) e pela rentabilidade de suas ações (com foco em retorno sobre investimento). Todas essas são características de empresas que adotam a automação do Marketing Digital. =)

Como funciona a automação no Marketing Digital?

Vamos descobrir qual automação é a mais adequada para sua empresa? Para isso, o primeiro passo é entender que diferentes plataformas possuem diferentes estruturas, cada qual especializada em atender uma determinada demanda do seu negócio. Ou seja, um software que funciona muito bem para a Construtora X – que deseja impulsionar as vendas de um novo edifício – pode não atender às necessidades da Construtora Y – cujo objetivo é criar autoridade na região em que está situada. Percebe? Tudo depende da estratégia que você vai adotar.
Quando variadas ferramentas são combinadas por profissionais capacitados, os resultados obtidos podem ser excelentes! Aqui na Solare Interativa, costumamos unir forças entre:

A) Automação de Fluxos 

Nessa estratégia, um gatilho dispara uma série de ações automatizadas para levar seu lead de uma etapa à outra no Funil de Vendas. Ocorre, por exemplo, quando um usuário abandona o carrinho de compras do seu e-commerce e um fluxo de emails começa a ser disparado para transformar a desistência em uma venda concretizada (enviando lembretes sobre os produtos, materiais relacionados ao tema, dentre outros).

B) Automação de Email Marketing

Apesar de também ser utilizado para a finalidade que destacamos anteriormente, a estratégia mais comum de aplicação do email marketing é a nutrição de leads. Quando uma pessoa está navegando pelo seu blog, por exemplo, e gosta dos artigos exclusivos que lê, pode ser que ela decida “Assinar a Newsletter” para receber mais conteúdos. A partir daí, é ativada uma automação para gerar interação, relacionamento e qualificação do lead.

C) Automação de Redes Sociais

Afinal, ter perfis institucionais no Facebook, Instagram, Linkedin e demais redes sociais, já não é mais opcional – se tornou indispensável! Por isso, investimos em publicações periódicas, com linhas editoriais bem definidas, direcionadas a uma persona específica, aproximando a empresa do seu público-alvo. Levando em consideração o grande volume de conteúdos, utilizamos plataformas para fazer o briefing, produção, programação e publicação desses posts.

3 Automações para implementar no seu negócio

1) Chatbots

Você já conversou com um robô? Antes de responder, lembre-se das dúvidas que você tirou no site A, das mensagens que trocou com a empresa B e dos telefonemas que fez para a central de serviços C. Em todos esses casos, você pode ter passado pelo pré-atendimento de um chatbot! Não, não se trata de “desumanizar” os canais de contato. Muito pelo contrário, esse tipo de ferramenta faz toda a diferença na experiência do usuário, pois:

  • Garante muito mais agilidade na resolução de problemas;
  • Evita filas de espera – algo que costuma frustrar bastante o público;
  • E proporciona uma comunicação personalizada – permitindo que cada caso seja tratado da forma única e individual, sem enrolações ou distanciamento.

2) Facebook Business

Atualmente, as redes sociais são lugares excelentes para criar autoridade de marca, isto é, transformar a sua empresa em uma referência de mercado. Para isso, não basta ter apenas uma página com fotos de produtos, informações de contato e o link do site. É fundamental investir em uma conta de anúncios! 

Por meio do Facebook Business (ou Gerenciador de Negócios) podemos criar campanhas, comprar palavras-chave, negativar termos, analisar seu desempenho, impulsionar conteúdos, dentre outras ações que vão gerar muito mais visibilidade para seu negócio. Trata-se, portanto, de uma estratégia de Marketing voltada não para a gestão de marca, mas sim para a performance.

3) RD Station

O termo CRM te soa familiar? Já falamos bastante aqui no blog sobre este assunto, mas é sempre bom ressaltar a importância de ter uma plataforma como o RD Station para registrar o histórico dos seus leads! Em um só lugar, você pode reunir informações valiosas, que vão ajudar seu time de Vendas a fazer a melhor abordagem possível, como: 

  • Quais formulários essa pessoa preencheu;
  • Por quais conteúdos demonstrou maior interesse;
  • De quais materiais ricos realizou o download;
  • Quantas mensagens trocou com o Atendimento; etc.

Estes são apenas 3 exemplos dentre as muitíssimas opções de automação disponíveis no mercado. O que elas têm em comum? O potencial de exponenciar o desempenho do seu negócio!

Conclusão

Mais do que evitar esforços desnecessários, a automação no Marketing Digital funciona como uma peça-chave para que toda a engrenagem da sua estratégia funcione de forma eficaz, escalável e, ainda mais importante, mensurável. Por estarem conectadas, essas plataformas e ferramentas nos dão muito mais visibilidade do real desempenho de cada ação executada. Assim, podemos otimizar em tempo real as mais relevantes, descartar as menos significativas e aplicar seus recursos onde há maior possibilidade de retorno sobre investimento!

A Solare Interativa é uma agência de Marketing Digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato.