Uma equipe de marketing é essencial para o bom funcionamento e crescimento da sua empresa – tanto nas mídias online e offline, quanto nas vendas e conversões de leads. Parece desafiador, não é? E é mesmo! Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a montar um equipe de marketing interno na sua empresa, além de responder todas as suas dúvidas sobre o assunto. Para começar, vamos entender:

  1. Por que ter uma equipe de marketing?

Quem é mais indicado para construir um prédio: profissionais formados em Arquitetura e Engenharia ou um “faz tudo”, formado em Dança, mas que conhece um pouco de desenho arquitetônico? É óbvio que os especialistas no assunto, formados na área, devem ficar responsáveis por esse projeto, certo? Da mesma forma, ao investir em uma estratégia de marketing, quem é mais indicado para a tarefa do que os profissionais que se especializam continuamente nesse tema?

Mas antes de montar a sua equipe, é necessário levar 3 pontos em consideração – para evitar futuros percalços e garantir que o trabalho seja simplificado – não o contrário. Pense:

  • De acordo com o tamanho da minha empresa, qual deve ser o tamanho da minha equipe de marketing e qual é o perfil de profissionais que devo recrutar?
  • De acordo com as metas e objetivos da minha empresa, quais são os possíveis desafios de vendas que a minha equipe vai ajudar a superar e quais alvos devem alcançar?
  • De acordo com a estrutura da minha empresa, devo criar uma equipe de marketing interna ou terceirizar o serviço, contratando uma agência capacitada e confiável?

Com as respostas para essas questões em mente e tendo analisado o que é melhor para o seu negócio, podemos partir para a próxima etapa.

  1. Principais papéis desse time

Antes de selecionar profissionais competentes, precisamos entender quais são as posições estratégicas fundamentais para uma equipe de marketing. Ter um grupo bem estruturado, com as atividades distribuídas de maneira que todos façam o seu melhor sem sobrecarga ou retrabalhos, é essencial para o andamento do time – e do negócio como um todo.

Embora seja difícil estipular cargos (como dissemos, isso é bastante variável), existem algumas áreas específicas de que você precisa para completar o quebra-cabeças:

 

  • Planejamento – Esses profissionais são responsáveis não apenas por, como o nome sugere, planejar as estratégias de marketing, como também dar ideias, fazer sugestões, além de analisar possíveis melhorias para a empresas que possam ser feitas através da comunicação, publicidade e/ou anúncios;
  • Liderança – Sejam coordenadores, diretores ou gerentes, o líder da equipe é quem vai direcionar todo o processo de produção, métricas, objetivos e conquistas. Além de estar em sintonia com os alvos da empresa, deve estar atento às inovações do mercado também;
  • Operações – O pessoal de operações é quem, seguindo o planejamento, garante a execução de todas as atividades programadas pela equipe de marketing;
  • SEO – Profissionais com perfis mais técnicos são aqueles que desenvolvem e acompanham o progresso das estratégias de otimização de sites para aumentar sua relevância nos mecanismos de busca. Trazem constantes melhorias para o processo e colaboram com todos.
  1. Montando sua equipe de marketing

Muito bem, você já sabe quais vagas precisam ser preenchidas! Agora, antes de começar o processo seletivo que vai, enfim, formar sua equipe de marketing, é necessário pensar no que você deseja dos seus colaboradores e também na contrapartida: “O que minha empresa tem a oferecer?”. Para desenhar o processo seletivo, siga os passos abaixo:

  • Formule um perfil de candidatos

Quais são os valores que os profissionais da minha empresa precisam ter? De que forma eu gostaria que eles trabalhassem? Quais habilidades técnicas e comportamentais (soft skills) são essenciais para alcançarmos nossos objetivos? As respostas para essas perguntas vão nortear o seu “job description”, isso é, a descrição da vaga que você vai abrir.

  • Seja objetivo no recrutamento

Além de treinar o seu time de RH, seja bastante claro quanto ao que você procura. Pense em atividades e testes que podem ser realizados no processo seletivo para filtrar quais profissionais estão tecnicamente mais preparados para ocupar a posição – lembrando que, embora seja fundamental, a técnica deve vir em conjunto com os valores. Dessa forma você pode otimizar o processo!

Tendo esses dois pontos bem definidos, está na hora de recrutar sua equipe de marketing!

  1. Atraindo os melhores profissionais

Como dissemos no item anterior, não é apenas a empresa que tem expectativas quanto às pessoas que está contratando – a recíproca também é verdadeira! É preciso ter em sua proposta de valor um diferencial que não apenas desperte nos bons profissionais do mercado o desejo de trabalhar com você, como também mantenha o time funcionando ao longo do tempo. Sendo assim, garanta:

  • Um ambiente colaborativo

Ao contrário do que muitas empresas pensam, fomentar a competitividade interna pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Ao proporcionar um ambiente de colaboração e auxílio mútuo, você dá aos seus colaboradores, além do trabalho em equipe, a chance de aprenderem uns com os outros e ter um verdadeiro “sentimento de dono”. Afinal, se todos trabalharem juntos, entenderão que o sucesso do negócio é responsabilidade de todos também!

  • Possibilidade de desenvolvimento

Ninguém gosta de estagnação, muito menos profissionais de uma área que está em constante transformação e a cada dia com mais novidades! É essencial dar à sua equipe de marketing uma boa estrutura para que cresçam – não apenas em uma evolução de cargos, mas em qualificação técnica dentro de sua própria posição. Falando nisso, temos algumas dicas para te dar no próximo tópico.

  1. Como reter sua equipe de marketing

Não basta apenas atrair os profissionais mais qualificados do mercado: é preciso bolar estratégias de capacitação contínua para que essas pessoas permaneçam se desenvolvendo, aprimorando suas técnicas e se tornando cada vez melhores! 

Na Solare Interativa, por exemplo, as tardes de sexta-feira são reservadas para que toda a equipe de marketing digital pare suas atividades e se dedique completamente aos estudos. Para cada área é selecionado um tema pertinente e após o término dos estudos, cada um faz um relatório sobre o que aprendeu. É uma maneira eficaz de garantir que sua equipe de marketing está evoluindo!

Outras maneiras de investir nesse aprimoramento é com:

  • Palestras e Eventos – Dentro da sua própria empresa ou em outros ambientes corporativos, palestras voltadas para temas específicos do marketing digital ou eventos de maior abrangência (como conferências e congressos) podem ser uma boa experiência de imersão para sua equipe de marketing – todos aprendem ao mesmo tempo!
  • Cursos – Certificações em plataformas digitais de estudo, além de incrementarem o perfil profissional dos seus colaboradores, auxiliam na atualização nas mais diferentes áreas de conhecimento dentro do Marketing Digital. 
  • Feedback constante – Essa é outra medida que adotamos na Solare. Através de uma ferramenta voltada exclusivamente para feedback, nossos colaboradores podem entregar e solicitar retornos e críticas construtivas sobre seu desempenho, entregas e evolução.
  • Treinamentos internos – Além dos cursos aplicados por plataformas específicas, pense em oferecer também treinamentos internos. A base desses cursos devem ser materiais preparados por profissionais experientes da indústria, já a aplicação, pode ser feita por alguém “de dentro da casa” – o que deixa o processo ainda mais personalizado. 

Construir uma equipe de marketing é como erguer um edifício: apesar das urgências, o processo deve ser feito com muita calma, planejamento e pensamento estratégico. Afinal, é nas mãos desse time que fica uma boa parte da responsabilidade por efetivar a autoridade digital da sua empresa! Por isso, recomendamos que siga essas dicas, invista em bons métodos de capacitação contínua e desfrute dos resultados positivos que uma equipe de marketing interna pode te trazer.

Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre como essa e outras estratégias de parceria com agências especializadas em marketing digital funcionam, você pode entrar em contato com a Solare Interativa, empresa focada em gestão de marca e campanhas de performance, através do formulário abaixo: