Antes de começarmos a redigir este artigo demos um Google no assunto e… não encontramos NADA! Ninguém fala de fato como é um bom planejamento de campanha de leads no Facebook, muito menos sobre performance, muito menos sobre otimização. O que encontramos é sempre sobre gestão de marca nas redes sociais, social media ou o beabá do planejamento: Tenha objetivos definidos, conheça seu público, estabeleça as metas e defina canais e verba. 

Mas nós sabemos muito bem que você não está aqui para ver mais do mesmo e no fim não conseguir absorver nada de útil.

Por isso, vamos dar 5 dicas REALMENTE VALIOSAS que utilizamos para construir um planejamento de campanha de leads no Facebook, com um bônus no final.

NOSSAS 5 DICAS PARA UM PLANEJAMENTO DE CAMPANHA DE LEADS NO FACEBOOK:

Dica 1 – Planeje o que realmente vai usar

Análise SWOT, profunda análise da concorrência, estudos, gráficos… tudo isso é muito bom ter para a empresa, mas realmente precisa em um planejamento de performance de campanhas? Quanto mais sucinto e objetivo, melhor. O que você realmente vai precisar para aplicar seu planejamento são basicamente informações para estratégias de mídia e comunicação

Dica 2 – Mais do que objetivos, defina KPIs

Os KPIs são indicadores de performance da campanha. Claro que é indispensável pontuar seus objetivos com a campanha, como quantos leads quer gerar e quantas vendas quer converter, mas os KPIs são fatores que identificamos dentro da plataforma e eles são importantíssimos para entender se a campanha desempenha corretamente, como o CPL (custo por lead), o índice de qualidade, a frequência, as impressões, os cliques… Tudo pode ser monitorado, otimizado e influenciar nos resultados. 

Dica 3- Não faça para seu público, faça para sua persona

Ter um público-alvo bem definido é importante. Mas pense em quem está nas mídias, sendo impactado pelo seu anúncio. É preciso ter conhecimento do público dentro das plataformas, ver as possibilidades de direcionamento e, juntamente com o público-alvo, criar uma persona, uma humanização da sua marca. É preciso saber os hábitos do usuário, o que ele gosta, quais os interesses, qual seu perfil financeiro, estado civil, grau de instrução, entre outras informações mais detalhadas e traçar uma persona. Com certeza seus leads estarão muito mais próximos do perfil da sua marca e as chances de conversão são maiores. 

Saiba mais sobre personas aqui. Leva menos de 7 minutos!

Dica 4 – Tenha uma projeção de mídia, você precisa de parâmetros

ROAS. Já ouviu falar? É o retorno sobre investimento em ads, em campanhas. VOCÊ PRECISA DISSO! É o que vai medir se sua campanha valeu a pena ou poderia ter sido melhor. Para obter o ROAS, é preciso ter uma previsão de investimento x custos, para isso, é preciso saber quanto um lead pode custar. É possível fazer este cálculo dentro da própria plataforma de anúncios, o Facebook Business, simulando uma campanha. É preciso inserir o público e a verba diária, o próprio Facebook dá uma projeção de resultados.
Neste artigo falamos especificamente sobre como controlar seu Custo Por Lead. Vale a leitura. Ainda tem um vídeo de bônus!

Dica 5 – Tenha em mente que tudo é um ciclo

Planejar e não seguir o documento é tempo perdido. O planejamento serve como um guia para as ações e resultados da campanha. E o mais importante: tudo precisa ser otimizado, por isso é um ciclo. É preciso acompanhamento diário e sempre que a campanha não atingir as metas, fica mais fácil identificar erros e tomar atitudes como rever a estratégia, redefinir objetivos e KPIs, reformular criativos e otimizar a verba.


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