O principal objetivo do Inbound Marketing – estratégia de Marketing Digital cada vez mais buscada pelas empresas que desejam leads qualificados – é atrair visitantes que possam se converter em futuros clientes. Os prospects são continuamente preparados para chegar ao momento da decisão de compra “com as próprias pernas”. Essa abordagem indireta se trata de uma estratégia de longo prazo, focada em produção de conteúdo e acompanhamento da Jornada do cliente – o que demanda tempo e muito planejamento. Para que esse processo complexo de nutrição ocorra da melhor forma possível, é fundamental desenvolver um calendário operacional antes de tomar qualquer ação. Continue a leitura e descubra como inserir essa ferramenta em sua estratégia!

O que é um Calendário Operacional?

Para explicar, vamos dar um exemplo bem prático, te contando como fazemos o processo de imersão do cliente aqui na Solare. Quando conquistamos um novo cliente e nossos serviços de Marketing Digital são contratados, precisamos traçar um objetivo para as ações que serão tomadas dentro das plataformas digitais.  Esse processo começa com o alinhamento de expectativas, definição de metas e projeção de atividades. A partir daí, é criado o nosso Calendário Operacional: uma planilha com todas as ações que serão tomadas dentro desse processo.

Benefícios de usar um Calendário Operacional

  • Estratégia – A base de todo bom calendário operacional é uma estratégia sólida, com ações que sigam cada etapa do funil de vendas, pontuando as principais informações e tarefas em um único documento. Dessa forma, tudo é aplicado corretamente: os prazos são cumpridos, responsáveis são delegados, ações são programadas e nada é esquecido. Em resumo, o calendário operacional funciona como um verdadeiro guia  para criar, aplicar, mensurar e otimizar o seu Inbound Marketing.

 

  • Visibilidade – A primeira vantagem de adotar esse mecanismo em sua estratégia não poderia deixar de ser essa. Afinal, com um calendário operacional completo, bem estruturado e fixo, fica muito mais fácil ter uma visão geral do que está sendo feito e cada etapa baseada em funil de vendas e jornada do consumidor. Seu Gerente de Projetos vai ter uma maior noção de onde sua equipe está partindo e onde pretende chegar, além de ter mais liberdade para alterar, remanejar e alocar tarefas. 

 

  • Organização – Não saber mais o que foi feito e o que ainda está pendente ficou para trás! Com um calendário operacional sua equipe vai saber o quê, quando e como fazer, qual a ordem de entrega das atividades e projetos, inclusive quais atividades dependem uma das outras para que possam ser realizadas. A concentração de informação facilita a sintonia do time.

 

  • Produtividade – Por falar no time, com todos conscientes do que precisa ser feito, a execução das tarefas se torna mais intuitiva, com menos probabilidade de refações e muito mais qualidade em suas entregas. Essa ferramenta deixa claro para a equipe que o Inbound se trata de um ciclo constante, isto é, de um contínuo planejar, criar, analisar e otimizar com cada ação tendo um momento determinado para acontecer – o que agiliza o processo de produção e beneficia diretamente sua empresa. 

Calendário Operacional: Passo a passo

Para que esse documento tenha eficácia, é preciso que toda a equipe de produção esteja “na mesma página” e foque em um objetivo central (no nosso caso, te ajudar a conquistar mais leads qualificados!), respeitando cada etapa do funil de vendas, pensando em toda a jornada do consumidor e cumprindo com todos os prazos e fases do ciclo. Além disso, é fundamental que para cada meta, haja um resultado específico esperado. Ficou confuso? Vamos te explicar como montar um calendário operacional e deixar essa ferramenta mais palpável para você!

1º Passo – Entenda o Funil de Vendas

Imagine o Calendário Operacional na forma de uma planilha. A primeira coluna dessa tabela – que engloba de forma ampla todos os demais itens – deverá conter as etapas do funil de vendas, levando em consideração cada passo da Jornada do Consumidor e os principais objetivos dos mesmos. Em outras palavras, a distribuição de suas atividades respeitará esses momentos do processo de compra: Kick-off, Atrair, Converter, Relacionar, Vender, Analisar ou Reter.

2º Passo – Defina macro projetos

Uma vez inseridas as etapas do funil de vendas no seu calendário operacional, chega o momento de definir quais projetos vão compor sua régua de ações, agrupando as atividades em conjuntos. Por exemplo, se você pretende ter um cronograma de publicações em redes sociais, colocar esses posts no ar em tempo hábil e interagir com seu público conforme ele engaje nesses conteúdos; a melhor forma de reunir essas ações é inseri-las no projeto “Mídias Sociais”, sendo este parte da etapa de “Relacionamento” do seu funil.

3º Passo – Estabeleça as atividades

Aqui, entra a definição das tarefas internas de cada projeto, ou seja, o que cada membro da sua equipe deverá fazer para concluir aquele conjunto de atividades e atingir o objetivo daquela etapa do funil. Para um projeto de “Produção de Conteúdo”, por exemplo, são necessárias tarefas como “criar uma publicação de estreia”, “criar um cronograma mensal”, “escrever os textos”, “definir os responsáveis por cada atividade”, etc. É importante que cada uma dessas ações tenha um prazo de conclusão para garantir a fluidez do Calendário.

Conclusão

Um calendário operacional é parte essencial da estratégia cíclica de Inbound Marketing, pautando todas as etapas de atuação, transformando ações em tarefas e garantindo agilidade para seu time. Assim, seus recursos são bem aplicados e resultam em uma qualificação muito maior dos leads! Para elaborar esse tipo de documento, é importante ter conhecimento sobre o assunto – não apenas uma breve noção e sim um estudo aprofundado e experiência prática na área! Portanto, não hesite em procurar a ajuda de profissionais capacitados, com expertise nessa ferramenta e cases de sucesso que comprovam sua rentabilidade.

Se quiser saber mais sobre como essa e outras estratégias de marketing digital funcionam, você pode entrar em contato com a Solare Interativa, empresa focada em gestão de marca e campanhas de performance, através do formulário abaixo: