Quando se mensura o tráfego e engajamento de um site, landing page, blog, ou qualquer outro tipo de página da web, uma das métrica mais importantes para ficar de olho é a taxa de rejeição, ou bounce rate

Taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes que acessam um site e saem sem acessar novas páginas ou interagir com seu conteúdo, contabilizando apenas uma visualização de página. 

Quanto maior a taxa de rejeição, pior o engajamento dos visitantes.

Se você ainda não teve muito contato com web analytics, como o Google Analytics, este termo pode assustar um pouco, porém, apesar de algumas confusões, é uma métrica simples que avalia o desempenho e eficácia das ações de marketing digital que direcionam a uma página da web, além de um importante input para entender se é o momento de uma otimização. 

O que é taxa de rejeição?

A taxa de rejeição indica quantos visitantes acessaram uma única página do seu site e não continuaram a navegação por outras páginas, ou seja, saíram da primeira página que acessaram. Sendo assim, é contabilizada uma rejeição, que pode significar que o usuário se deparou com algo que não atingia as expectativas dele e não teve interesse em continuar. 

Taxa de rejeição x Página de saída

A página contabilizada com taxa de rejeição pode significar também uma página de saída, porém não confunda as duas! 

De acordo com o blog Resultados Digitais:

“A taxa de rejeição só acontece quando uma pessoa acessa apenas uma página do site. A taxa de saída é uma métrica para mostrar quantas pessoas estão abandonando o site a partir de determinada página, independentemente dessa ser, ou não, a primeira página visitada do site.”

A importância de acompanhar a taxa de rejeição

Ao monitorar e mensurar a taxa de rejeição do seu site, sua empresa consegue obter informações importantes sobre o conteúdo e teor da comunicação, como por exemplo se os call to action são eficazes, para aí então pensar em melhorias no conteúdo para reduzir a rejeição e aumentar a conversão. 

Já se o tráfego vem de campanhas pagas como do Google Ads, a preocupação é ainda maior, pois pode significar que seu anúncio está “vendendo” algo que não corresponde à página de destino, ao que o usuário encontra quando clica e é direcionado ao seu site. 

Quanto maior a taxa de rejeição da página de destino dos anúncios, menor será o índice de qualidade e maior será o custo por clique da campanha.

Como medir a taxa de rejeição?

A dica é não olhar um site como um todo, mas sim uma análise mais minuciosa, como:

Taxa de rejeição de links de terceiros – Os principais sites que levam tráfego para sua empresa, como Facebook, Facebook Ads, conteúdos de link building, etc. 

Taxa de rejeição das palavras-chave – Buscas orgânicas e pagas que resultam em sua empresa, como posts driveclick, anúncios no Facebook, anúncios no Google, landing pages, etc.

Taxa de rejeição das páginas mais acessadas – Analise cada uma das páginas do seu site, principalmente as mais acessadas, como posts de serviços que deram resultados. Vale a pena revisá-las caso a taxa de rejeição esteja alta. 

Taxa de rejeição de blogs – Muitas pessoas tem uma recorrência em acessar o blog e ler o mais recente artigo, então a taxa de rejeição pode ser naturalmente alta. Para fazer a correta análise da taxa de rejeição de um blog, portanto, deve-se analisar a taxa de rejeição dos novos visitantes, ou seja, aqueles que nunca visitaram o blog anteriormente.

Como diminuir a taxa de rejeição?

Revise todo o seu conteúdo. Analise como usuário: Você gosta do que vê? Está interessante para você? Os títulos e Call to Action chamam atenção? O layout está agradável? O conteúdo é o que se espera, o que está sendo “vendido”?

Se você quer obter tráfego, novos visitantes e visitantes recorrentes, precisa produzir conteúdo realmente relevante e adaptar-se ao comportamento atual do público, testando diferentes estratégias.

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, aceleradora de negócios, como foco em gestão de marca e performance em mídia. Quer saber mais sobre como melhorar sua taxa de engajamento e obter mais resultados para sua empresa? Entre em contato através do formulário!