PENSA RÁPIDO: marketing digital! Qual foi a primeira coisa que veio na sua cabeça? Bom, temos alguns palpites. Você pode ter pensado nos anúncios que costuma ver em suas redes sociais, na  página de Facebook de alguma empresa que você curte, ou naquele perfil divertido que um serviço de stream tem no Instagram. Tudo isso faz parte do Marketing Digital? Sim! Mas não é só isso. Se trata de uma estratégia muito mais abrangente e uma ferramenta poderosa nas mãos de quem sabe usar!

Nesse artigo, vamos abordar os principais pontos sobre o assunto + te ensinar a montar sua primeira estratégia de marketing digital em 5 passos muito simples e completos. Além disso, vamos tirar as principais dúvidas que você pode ter ao esboçar sua estratégia e ainda te apresentar a história do marketing digital. Ficou empolgado? Nós também!

O que NÃO É marketing digital

Para definir o que é marketing digital, vamos primeiro deixar bem claro o que ele NÃO É:

  • Um time bacanudo que passa o dia inteiro na frente do computador;
  • Uma forma mais abrangente de falar sobre tudo o que envolve mídia;
  • Ou um jeito chique de se referir a “Publicidade e Propaganda”;
  • Nem um conjunto de posts pra fazer nas suas redes sociais e torcer para atrair público;
  • E com certeza não é simplesmente um Ctrl C + Ctrl V do marketing tradicional, só que aplicado no ambiente digital.

Com isso em mente, podemos começar a bolar uma definição para o que, de fato, é o marketing digital: em resumo, é como nos referimos à criação e execução de uma estratégia que se baseia em canais online para gerar negócios, relacionamentos e resultados para uma empresa/profissional. 

É até difícil explicar em uma frase só do que se trata o marketing digital, pois ele engloba todo um conjunto de técnicas e processos que constroem e definem as relações entre a sua  empresa, o mercado em que ela está inserido, as pessoas que trabalham nela e as que consomem seu produto – tudo isso dentro dos ambientes digitais!

História do marketing digital

Falar sobre a história dessa ferramenta é, ao mesmo tempo, levantar as principais diferenças entre o método digital e as formas tradicionais de fazer marketing. Antes de mais nada precisamos deixar bem claro que o marketing digital não substituiu o tradicional! Ambos coexistem e são muito usados pelos negócios que querem aumentar sua presença na sociedade. Para te ajudar a entender melhor essa “evolução”, fizemos esse infográfico bem completo, dê uma olhada:

Em resumo, o marketing digital chegou para renovar e, mais do que isso, reformular a forma como as empresas e clientes se comunicam. Enquanto o marketing tradicional usa técnicas de interrupção para abordar o público e não tem recursos para analisar o resultados dessas ações de maneira clara e em tempo real, o marketing digital usa diferentes canais e técnicas para esperar passivamente pelo contato do público. Isso significa que a ideia central aqui é:

No marketing digital é o público que vai até a empresa, não o contrário!

O que foi? Parece loucura o que acabamos de dizer? Mas não é! Especialistas estimam que, dentro do marketing digital, mais de 60% do processo de venda acontece antes mesmo de as pessoas terem um contato direto com a empresa. Isso não significa que você vai ficar parado, de braços cruzados, apenas esperando que leads “caiam do céu”. Do contrário! Você vai criar uma presença digital forte e sólida, que possa ser facilmente encontrada pelo público e trazê-los até seu negócio.

Para que serve o marketing digital?

Com base em tudo o que explicamos até agora, é acertado dizer que o marketing digital, enquanto estratégia de comunicação e desempenho em mídia, é quem vai ajudar a sua empresa a:

  • Selecionar os melhores canais e formatos para entrar em contato com o seu público;
  • Definir a persona com quem você vai conversar – para melhor atingir seu público-alvo;
  • Promover os seus serviços/produtos e a própria marca em um espaço virtual de forma eficaz e bem direcionada (levando a mensagem adequada para as pessoas que precisam dela);
  • Resolver e apresentar soluções para as dores dos seus potenciais clientes (leads);

Para alcançar esses resultados, o marketing digital faz uso de diversas ferramentas, cada uma com suas especificidades técnicas, objetivos e etapas, e que você precisa conhecer para poder aplicar de forma eficiente na sua empresa. Além da produção de conteúdos, as campanhas de performance baseadas no desempenho de mídia são mais do que fundamentais!

Parece que falamos em grego, não é? Calma, vamos explicar: isso significa que trabalhamos tanto para 

estabelecer uma presença digital sólida para nossos clientes, quanto para converter leads em consumidores a curto, médio e longo prazo, trazendo retorno ao investimento feito na estratégia de mídia aplicada. Você pode entender mais sobre esse assunto conferindo o artigo completo a respeito:

5 passos para utilizar o marketing digital na sua empresa

Está na hora de responder o que talvez seja sua maior dúvida: “Legal Solare, entendi tudo o que vocês disseram, mas como eu faço isso?!”. Respira fundo, pega o bloco de notas e presta atenção no passo a passo super simples que fizemos aí embaixo, com os principais pontos que você deve levar em consideração ao criar o seu planejamento de marketing digital:

  • Faça uma pesquisa

Antes de definir para onde você deseja levar sua empresa, é fundamental saber onde ela está neste exato momento! Além de fazer uma boa pesquisa de mercado, observando as boas práticas que outros negócios dentro do seu mesmo ramo têm praticado, faça uma análise sincera e franca sobre  sua empresa. Essas informações podem tanto ser agrupadas em forma de relatório quanto em anagramas mais fácil de interpretar como o quadro SWOT (ou FOFA para os brasileiros):

Forças 

O que existe de único na minha empresa? O que a destaca da concorrência (diferenciais)?

Oportunidades

O que se encaixa com a visão da minha empresa e que pode ser explorado no mercado?

Fraquezas

Quais fatores internos da empresa podem prejudicá-la e devem ser melhorados?

Ameaças

Quais fatores externos à empresa podem prejudicá-la e devem ser prevenidos?

  • Conheça sua persona

Está aí uma tecla na qual sempre vamos bater aqui na Solare: antes de definir como vai se comunicar com seu público-alvo, procure conhecê-lo! Dentro do marketing digital, desenhar uma persona para o seu negócio é sinônimo de estar um passo à frente do público e saber quem eles são antes mesmo de eles te conhecerem. Para montar a persona você deve estudar o público-alvo e seguir algumas perguntas-guia que vão te ajudar a se comunicar de forma muito mais humana nas mídias digitais!

  • Determine seus objetivos

Levando em conta as metas gerais da sua empresa, quais são os objetivos específicos que você deseja alcançar usando o marketing digital? Para isso, considere a matriz FOFA que te mostramos no primeiro passo e mapeie também os principais desafios que o seu negócio enfrenta – e como o uso do MKT digital pode te ajudar a superá-los. Ah! Lembrando sempre da persona, hein? Por fim, faça uma lista de todos os recursos dos quais você vai precisar para atingir esses objetivos.

  • Estabeleça uma régua de ações

A régua de ações é, possivelmente, a parte mais crucial de uma estratégia de marketing digital. É ela quem vai orientar todos os passos tomados dentro da sua estratégia de marketing digital e garantir que tudo esteja correndo dentro dos prazos e métricas estabelecidos. Desde a produção de conteúdo até a análise de desempenho de mídia, a régua de ações serve para direcionar todo o time e botar em prática o plano tático, que é o mapeamento de ações de marketing digital que serão utilizadas.

  • Monitore e analise seus resultados

A última é, com certeza, a mais importante: sem monitoramento e documentação de todas as suas ações de marketing digital, qualquer planejamento é feito em vão! Isso porque é a partir dos registros e análises que você vai poder enxergar como sua estratégia está evoluindo, quais são os pontos de melhoria e possibilidades de mudança para garantir a eficácia e alavancar o alcance das suas ações, entre muitos outros pontos importantes!

Conclusão:

Planejar uma estratégia marketing digital vai bem além de criar um perfil nas redes sociais – como você deve ter notado! É necessário muito estudo, planejamento e o apoio de profissionais experientes e inteirados das mudanças/novidades dessa área. O marketing digital quase tem vida própria: está em constante evolução, desafiando empresas a se adaptarem e pensarem em novas formas de se destacar e conquistar o público. Seguindo esses passos, você terá um excelente começo!

Se tiver alguma dúvida ou curiosidade sobre essa e outras ferramentas de marketing digital, você pode entrar em contato com a Solare Interativa, empresa especializada em gestão de marca e campanhas de performance, através do formulário abaixo: