A lei da Física que afirma que “toda ação gera uma reação” é também uma das maiores ambições das agências de Marketing Digital: despertar reações no público para cada ação que tomamos nos ambientes online de nossos clientes! Dependendo do objetivo estabelecido, alguma atitude em troca é sempre esperada. Para posts publicados em redes sociais, por exemplo, desejamos interações, visitas ao site, comentários… Para anúncios veiculados no Google Ads, por outro lado, esperamos cadastros, acessos, conversões… E sabemos que, além de elaborar uma boa estratégia, nossas campanhas de desempenho só serão eficazes se prestarmos atenção em seus respectivos KPIs!

Os Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho, são responsáveis por mostrar, periodicamente, o que está funcionando ou não, o que pode ser melhorado ou reformulado, em quais ferramentas e lances investir, onde deixar de aplicar o dinheiro do cliente, dentre muitas outras medidas de otimização. Acompanhar esses indicadores é um trabalho full time, e é nisso que eles se diferenciam das métricas: não se tratam de simples “medidas” extraídas de um site a cada X dias; e sim de gráficos “vivos”, que demandam análise, estudo e observação ativa.

Sabendo disso, hoje vamos te mostrar quais são os 9 principais KPIs que a Solare monitora, qual a importância de cada um, e claro, como os mesmos afetam o resultado final para nossos clientes (o famoso ROI).

9 KPIs para campanhas de desempenho

  • Alcance – A taxa de alcance é, basicamente, o número total de usuários que foram impactados por sua campanha. Por impacto, nos referimos a quantidade de visualizações. Por exemplo: um anúncio veiculado pela sua empresa no Google Ads, oferecendo rosas para o Dia das Mães, impactou 458 pessoas, já seu post comemorativo patrocinado no Facebook impactou 1.893 pessoas. No total, sua campanha alcançou 2.351 usuários!
  • CPC – O Custo por Clique reflete quanto custa, em média, cada clique em uma determinada campanha, público, palavra-chave, entre outros. Em resumo, ao criar um grupo de anúncios no Google Ads, por exemplo, você pode escolher pagar a cada vez que um usuário da rede clicar no link do seu anúncio. Outra opção, nessa ilustração, seria pagar sempre que a palavra-chave escolhida for utilizada na pesquisa do público. De qualquer forma, o CPC vai te ajudar a entender quanto você está gastando e o retorno da campanha nesse ambiente. 
  • CPL – Enquanto isso, o Custo por Lead Gerado diz respeito ao valor investido por seu negócio para entrar em contato com um novo cliente em potencial. Fica claro com esse indicador quais os formatos com melhor responsividade do público (e nos quais, consequentemente, vale a pena investir), quais mídias funcionam melhor, etc. Também é preciso levar em conta que, se um lead tem despende um valor muito alto e nunca se torna cliente, é necessário otimizar o processo para deixá-lo o mais lucrativo possível!
  • CPA – Já o Custo por Aquisição vai te dizer quanto cada conversão demandou do seu investimento. Entram aqui todos os valores aplicados nessa “conquista”: as ações realizadas, ferramentas contratadas, veiculação de anúncios; em resumo, todo o dinheiro investido em Marketing Digital até chegar naquela venda. Com esse número em mente, vai ficar bem mais fácil prospectar os custos futuros – como utilizá-los, onde aplicar e como reduzir os gastos para aumentar o lucro.
  • CTR – Apresentada na forma de percentual, a Taxa de Cliques é um dos KPIs mais expressivos para desempenho! Dividindo a quantidade de cliques pelo número total de impressões, esse indicador mostra quantos usuários clicaram em seu anúncio depois de visualizá-lo. Isso evidencia não apenas a eficácia da sua campanha (escolha de palavras-chave, conceito criativo, dentre outros elementos envolvidos) como também a lucratividade dela – afinal, quanto maior for o CTR do anúncio, melhor para sua empresa!
  • CPM – O Custo por Mil impressões, por sua vez, é um pouco mais abrangente: mostra quanto o seu anúncio custa a cada 1000 visualizações, isto é, quanto será cobrado quando a peça for exibida 1000 vezes. Esse KPI está relacionado ao volume de público, não à sua qualificação. Sendo assim, é mais útil para campanhas com foco em alcance do que conversão.
  • Impressões – Falando sobre elas, as Impressões representam a quantidade de vezes que seu anúncio apareceu para (impactou) os usuários de uma determinada rede ou plataforma. Em outras palavras, elucida como anda a exibição do seu anúncio e a receptividade do público para com o mesmo. Isso serve para entender se sua estratégia está funcionando – adequação das palavras-chave, formatos, tags, etc – e como sua marca está sendo recebida no mercado!
  • ROI – Tão desejado e diretamente influenciado por uma boa gestão de mídia, o Retorno Sobre Investimento mostra, literalmente, quanto dinheiro você vai receber sobre o  total que foi aplicado em uma determinada campanha. Exibido em vezes (50 x, 176 x, etc.), o ROI calcula quantos reais são recebidos a cada real aplicado. Esse indicador é fundamental para entender o que gera mais lucro para sua empresa e, por sua vez, onde aplicar ou não da próxima vez.
  • ROAS – Mais específico (e bem mais facilmente mensurável) do que o ROI, o Retorno Sobre Investimento em Ads, isto é, em Publicidade, corresponde ao valor que cada ação gerou diretamente sobre o retorno para seu negócio. ou seja, em vez de um cálculo “geral”, esse indicador se debruça sobre cada investimento e estratégia, um de cada vez, a fim de saber se o anúncio X desempenhou melhor que o Y, a palavra-chave A rendeu mais que a B, etc.

Conclusão

Conhecer os indicadores relacionados ao monitoramento, otimização e eficácia das campanhas de desempenho é apenas um passo na longa jornada rumo à lucratividade do Marketing Digital para sua empresa! Porém, fazer isso da forma correta já é um grande caminho andado. Para isso, é mais do que importante contar com a ajuda de profissionais especializados, com experiência nesse tipo de estratégia, conhecimento de mercado e as “manhas” para a análise dos resultados. Com o apoio de um time expert no assunto, as chances de converter mais leads com seus anúncios ficam ainda maiores!

A Solare Interativa é uma agência de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato!