É verdade que o email marketing é uma estratégia de conversão super eficaz – a maior do mercado – embora muita gente ainda ache que essa ferramenta está “fora de moda”. Porém, nem só de belos layouts viverá uma estratégia, já diziam os profissionais de marketing digital experientes em análise de desempenho! Como qualquer outro aspecto de um bom planejamento, sua campanha de emails deve seguir algumas boas práticas para obter um engajamento positivo com o público, aumentar suas taxas de conversão e, consequentemente, o seu ROI. Sendo assim, hoje vamos temos 9 dicas para dar um “up” na sua campanha e ver seus resultados decolando!

ROI e email marketing: como funciona?

No “universo” do email marketing, as principais métricas analisadas são a taxa de abertura, taxa de cliques, CTR, crescimento de lista, rejeição, entre outras que ajudam a identificar os pontos fortes, eventuais necessidades de melhoria, etc. A taxa de conversão, por sua vez, é a que mede o percentual de leads que realizou uma ação indicada dentro do email. Já o ROI chega para dizer quanto sua empresa está recebendo em relação ao valor que foi investido em cada uma das suas ações – inclusive sobre as campanhas de email. Seguindo a mesma lógica, quanto maior for o ROI, melhor o desempenho. Não apenas isso: é maior também a sua confiança e assertividade ao elaborar futuras ações! Por isso, conhecer a ferramenta e saber utilizá-la de modo a extrair o que ela tem de melhor, é o caminho ideal para  otimizar os seus resultados.

9 passos para aumentar o ROI em email mkt

  • Estabeleça um objetivo claro

Para cada CTA que for inserido em um email marketing, defina um objetivo – e somente um! Simples assim. O erro de muitos profissionais que trabalham com esse tipo de campanha é, dentro de um único layout, inserir diversos botões, cada qual chamando para uma ação diferente. O que você acha que vai acontecer quando o lead abrir esse email e se deparar com esse amontoado de informações? Se o seu chute foi algo como “Passar os olhos por cima do texto e sair sem fazer nada”, ou então, “Clicar em apenas um botão”, você acertou. O lead só segue um comando, então quanto mais objetiva for a sua comunicação, maiores são as chances de que ela seja tomada! 

  • Tenha coerência no CTA

Tenha em mente que, além de estatisticamente o lead só seguir uma instrução por vez, é de se esperar que o assunto do email tenha relação com a ação do CTA! Parece óbvio, não? Mas por vezes, no intuito de oferecer o máximo de conteúdo possível para o público, é possível se descuidar e “embananar” as informações (escrevendo um email sobre artigos de blog e inserindo um call to action de “solicitar orçamento”, por exemplo). Vá com calma. Tenha certeza de que os botões estão alinhados em assunto com o corpo do email. Isso é essencial para garantir não apenas uma boa taxa de conversão, mas também uma experiência adequada para seus leads.

  • Crie conteúdos personalizados

Esse é um dos principais elementos que aumentam o engajamento em emails marketing. Quem não gosta de se sentir especial, não é mesmo? É isso que os leads querem também: uma conexão com o que estão lendo. Entre textos genéricos e aqueles que levam o nome do destinatário, assinatura de quem escreveu e conteúdos que de fato vão interessar o lead, a segunda opção é não apenas a mais indicada como a mais rentável também. Sendo assim, vá um pouco além: alterne a frequência de disparo dos emails, insira conteúdos dinâmicos relacionados às preferências de cada lead, entre outras tantas formas de personalização permitidas pela ferramenta e atrativas para o público.

  • Insira assuntos chamativos

O que não é sinônimo de apelativos. A lei aqui é atrair e capturar a atenção dos seus leads criando um verdadeiro senso de urgência. Para isso, vale todo tipo de gatilho mental: números ímpares, emojis, verbos imperativos, perguntas, percentuais, frases de impacto, etc. A intenção é tanto que seu email não passe despercebido pelo lead quanto não seja percebido e descartado logo em seguida por ter um título desinteressante. Lembre-se: ter um conteúdo otimizado não servirá de nada se o “carro de frente” do seu email estiver apagado – afinal a taxa de conversão só acontece quando o email é aberto!

  • Elabore um design responsivo

Imagine que você já definiu o CTA, elaborou um texto amigável e pessoal, pensou em um assunto bem interessante. O que falta agora? Exatamente, um design responsivo! Para ser bem aproveitado, todo esse conteúdo deve estar inserido em um layout fácil de navegar, independente do dispositivo que o seu lead tenha escolhido utilizar para acessá-lo. Invista em um design que se adapte bem aos diferentes tamanhos de tela, sem perder a qualidade, resolução ou encaixe de elementos. Tudo isso afeta diretamente a experiência do usuário – e reflete na relação do lead com sua marca e conteúdo.

  • Otimize seus emails de confirmação

O “jogo” da jornada de compra começa logo no primeiro acesso que um lead faz ao seu site, mas é bem a sua participação nesse tabuleiro só se inicie quando o lead entra para o fluxo de automação, não é? Pode deixar essa mentalidade de lado! O momento em que uma pessoa se cadastra no site é ideal para começar a enviar conteúdos e ofertas. Isso mesmo. Ao invés de mandar apenas um email de confirmação, invista um pouco mais de criatividade nessa interação e personalize o texto! Seja com uma chamada para conhecer o blog, uma lista de assuntos ou mesmo um produto. É sua vez de jogar.

  • Atenção ao abandono de carrinho

Uma das situações mais comuns para quem trabalha com e-commerce é receber cancelamentos de carrinho. Muitas vezes o lead queria apesar checar preços, conferir o frete ou simplesmente desistiu da compra mesmo. Mas esse não é o fim do caminho! Embora 70% dos leads possam abandonar o carrinho, ao criar um pequeno fluxo de emails que alerte a pessoa sobre essa compra não realizada, é possível recuperar até 10% dessas pessoas, convertendo-as em vendas consumadas. Esse tipo de “vitória” só se torna real quando há um empenho e insistência da parte do profissional: invista em reviews dos produtos selecionados, dicas de uso, curiosidades, entre outros conteúdos.

  • Vá atrás dos clientes inativos

Para essa ação, dê um “chega prá lá” nos clichês. Chamadas como “Não somos mais amigos” ou “Estou com saudade de você” têm o seu apelo emocional e podem funcionar, é verdade, mas uma vez que são repetidas por quase todas as empresas que insistem em clientes inativos, acaba gerando cansaço, enjoa! O ideal para atrair de volta um lead que “esfriou” é pensar em algo de valor que você possa oferecer, afinal, ele precisa de um bom motivo para voltar a se interessar na sua empresa/conteúdo. Se trata de alguém que já conhece sua marca, produtos e experiência, portanto, inove! Mostre novos produtos, peça a opinião do lead e, em último caso, ofereça a opção de se descadastrar.

  • Saiba o que diminui o ROI 

Além de conhecer as práticas que podem otimizar seus emails marketing, também é importante saber quais são as falhas que prejudicam sua campanha e que você deve evitar. Por exemplo, não utilizar a segmentação de público, dispensar os fluxos de automação, escrever conteúdos genéricos ou muito longos (que cansam o leitor), inserir títulos que levam o email para caixa de spam ou promoção, entre muitos outros erros que, de uma forma ou de outra, vão afetar seu resultado final (diminuir o ROI e abalar o desempenho). Logo, esteja sempre atento às boas práticas do mercado!

Conclusão

Campanhas de email marketing, análise de métricas e otimização do ROI são ações que demandam planejamento, investimento e persistência. O aumento de conversões não é algo que acontece da noite para o dia: do contrário, exige um aprofundamento no conhecimento das ferramentas e o apoio de profissionais qualificados para utilizá-las. Sendo assim, além de seguir as dicas que já demos, nosso último conselho é que nao hesite em procurar a ajuda de quem pode te levar mais longe!

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, mas, mais que isso, nos tornamos especialistas em processo de vendas, jornada do consumidor e qualificação de leads. Fale conosco para conhecer nossas soluções!