O Inbound Marketing é uma forma de atrair clientes em potencial através de conteúdos relevantes. Mas como usar essa ferramenta para gerar leads, ou seja, ter em sua base de dados, esses clientes potenciais? Neste artigo vamos mostrar estratégias de Inbound Marketing para a criação desses leads.

Estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem quatro principais funções, que basicamente são: atrair, converter, fechar e encantar. Se a marca aplicar essas quatro etapas de Estratégias de Inbound Marketing, a chance de atrair, converter, fechar e encantar a sua persona estará completa. Um estudo feito pela iMedia Connection aponta que 60% dos consumidores têm uma visão positiva da marca após consumirem seu conteúdo.

1-Criação de Blog

Dentro da Etapa de Atração das Estratégias de Inbound Marketing, o blog é a base desse processo. E é uma ferramenta feita para atrair a sua persona, mas que também resolver muitas dores do cliente, e é com esse objetivo que deve-se pensar no conteúdo a ser criado. Portanto, no momento de busca por alguma informação ou para tirar alguma dúvida sobre um produto ou serviço, o artigo do seu blog deve aparecer. Nesse conteúdo é importante trabalhar gatilhos de convencimento e uma chamada de ação para o seu produto ou serviço.

2- Tenha um Site

Complementar à estratégia anterior, ter um site é o portfólio da sua empresa, onde estará o seu produto ou uma mostra do seu serviço. Não adianta ter um call to action incrível se não levar ao seu objetivo final. Mas o seu site precisa ter algumas ferramentas para que a sua persona não desista antes mesmo de ler um artigo ou acessar o seu produto. É importante que o site tenha navegabilidade e usabilidade, se o seu consumidor tiver problema para acessar, se for lento ou tiver ruídos de comunicação, a chance de sair nos primeiros segundos é enorme.

3-Redes Sociais

Uma das principais estratégias do Inbound Marketing nos últimos anos, as redes sociais têm inúmeros benefícios se usada corretamente. Bons conteúdos podem viralizar e assim, a sua marca atingir milhares de pessoas rapidamente. Também é um espaço mais pessoal com o consumidor, onde as respostas podem ser entregues rapidamente e assim surge uma porta de entrada para conversa com o cliente, para apresentar a sua marca e o seu produto de forma que o convença a comprá-lo.

4-Estratégia SEO

O SEO em tradução significa “otimização para mecanismos de busca” e funciona como uma estratégia para que o usuário encontre a sua marca facilmente quando for buscar por um tema ou palavra chave no google, por exemplo. Se no seu site e no seu blog há boas estratégias de SEO, a sua persona achará com facilidade o seu conteúdo ou o seu site em uma busca relacionada na internet. E nesse momento, conhecer a sua empresa e se tornar um consumidor.

5-Call to Action

Na Etapa de conversão, uma das estratégias de Inbound Marketing é a Call to Action, que em português significa, chamada para a ação. E essa ferramenta nada mais é que botões disponíveis no site, landing pages, blogs, entre outras, e que tem como objetivo convencer o lead a fazer algo. Na ação a intenção é converter para uma leitura, para conhecer o site ou baixar um e-book. Uma boa Call To Action fará com que a sua persona forneça seus dados, e assim siga para o próximo passo, que é a estratégia de convencimento.

6-E-mail Marketing

Para muitas pessoas o e-mail marketing pode parecer chato, mas de acordo com a Rock Content, 92% dos brasileiros utilizam o e-mail diariamente. Como ferramenta de trabalho, envio instantâneo de mensagens e também como compartilhamento de imagens, vídeos, etc. Mas fora isso, o e-mail é uma ferramenta que se bem trabalha pode persuadir o cliente a completar a ação que tanto se espera, a compra. Além disso, pode funcionar como ferramenta de relacionamento, dependendo da estratégia que cada marca achar mais adequada.

7-Análise de resultado e pesquisa 

Como última etapa das estratégias de Inbound Marketing, a ideia aqui é analisar todos os resultados obtidos com SEO, downloads de E-book, taxas de abertura de e-mails, entre outros. Dessa forma, é possível ver quais etapas deram certo e podem ser replicadas, e ainda é possível realizar pesquisas com o consumidor para avaliar atendimento, processo de vendas e qualidade do produto.

Resumindo

Essas estratégias são um diferencial da sua marca para entender as dificuldades, dores, necessidades e objetivos da sua persona. E assim, oferecer o melhor conteúdo, de forma a valorizar a sua marca e mostrar que a solução que o consumidor procura, está nela. Cada etapa funciona para atingir e resolver a necessidade da persona, para isso funcionar é preciso de uma equipe competente em criar conteúdos de qualidade e com criatividade, que estude métricas, tendências e técnicas que serão utilizadas. 

Se você quer saber mais sobre essa e outras estratégias de Inbound Marketing, ou se tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com uma empresa especializada em gestão de marcas e campanhas de performance. Fale com a Solare Interativa pelo formulário abaixo: