Se você já rompeu com aquele tabu de que “Marketing Digital é muito caro e só funciona para grandes empresas”, parabéns! Sua PME está no caminho certo para o sucesso e a lucratividade. 

A pandemia provou diversas mudanças no comportamento de consumo do seu público. Estima-se que, em apenas um ano, aproximadamente 7 milhões de brasileiros utilizaram a Internet pela primeira vez, tanto para fazer compras quanto para consumir conteúdo. Nesse cenário, destinar parte do seu orçamento para investir em Marketing Digital pode ser a diferença entre a invisibilidade da sua empresa e seu destaque em um mercado cada vez mais competitivo!

Para te ajudar a aplicar seus recursos de forma assertiva, vamos te mostrar as 6 maneiras mais eficazes de utilizar o Marketing Digital como braço direito da sua estratégia de negócio. Confira:

3 bons motivos para sua PME investir em Marketing Digital

Para te ajudar a aplicar seus recursos de forma assertiva, vamos te mostrar as 6 maneiras mais eficazes de utilizar o Marketing Digital como braço direito da sua estratégia de negócio. Confira:

A. Alto retorno sobre investimento – Sem dúvidas, essa é uma das maiores vantagens de investir em Marketing Digital para pequenos negócios. O seu dinheiro sempre será aplicado de forma assertiva, com a segurança de ter um ROI elevado. Como podemos afirmar isso? Simples: agências de MKT trabalham com foco em desempenho, certificando-se de que cada centavo será direcionado para alguma ação realmente eficaz dentro do planejamento.

B. Aumento de performance – Como indica o item acima, o fato de nos basearmos em boas práticas, estudos e estratégias que realmente funcionam dentro do ambiente digital, gera melhores resultados em todos os aspectos da sua PME – desde o alcance dos seus objetivos comerciais, passando pelo maior engajamento do público, até chegar nas altas taxas de conversão de leads por meio de anúncios e ferramentas de captura.

C. Autoridade de marca – A soma dos dois benefícios anteriores resulta na maior credibilidade do seu negócio no mundo digital. Através da produção de conteúdo de qualidade, uma PME pode se transformar em uma referência tanto para o público, quanto para seus concorrentes, e também para o Google também! Utilizando a comunicação correta, você pode aparecer na primeira página de resultados e aumentar (muito) as possibilidades de conquista de novos clientes.

Para atingir esses resultados ao investir em Marketing Digital, prefira aplicar os seus recursos em estratégias realmente funcionais – utilizadas por empresas dos mais diversos segmentos – como:

6 formas eficientes de investir em Marketing Digital

1) SEO

Chamamos de Search Engine Optimization (SEO) um conjunto de ações orgânicas, realizadas no dia a dia, com o objetivo de aumentar a visibilidade do seu conteúdo para os mecanismos de busca. Na prática, são técnicas de otimização que fazem os “robozinhos” do Google encontrarem sua PME com mais facilidade. Assim, quando um usuário da plataforma fizer pesquisas como “imóveis em Santo André”, por exemplo, seu site pode aparecer em uma boa colocação no ranking de resultados

2) Segmentação

Tendo em mente a persona da sua PME, uma agência especializada pode garantir que a mensagem certa chegue à pessoa certa, na hora certa! Em outras palavras, usando opções avançadas de filtros, formamos um público-alvo específico para a comunicação da sua empresa, proporcionando maior assertividade e grandes chances de atrair leads qualificados por fluxos de nutrição.

3) Campanhas de anúncios

Tanto o SEO quanto a segmentação de público fazem parte da estratégia de promoção do seu negócio, serviço ou produto por meio de anúncios digitais. Mas esses elementos são apenas uma parte da estratégia! Com base na análise de tendências e acompanhamento do mercado, profissionais de Marketing Digital podem definir objetivos, criar conjuntos de palavras-chaves, acompanhar KPIs full time, experimentar criativos… Tudo para aumentar o desempenho da sua PME no mundo digital!

4) Redes sociais

Obviamente, elas não poderiam ficar de fora dessa lista! Não, sua PME não precisa ser onipresente: basta que, ao investir em Marketing Digital, você descubra quais redes sociais são mais utilizadas pelo seu público – e marcar presença nesses espaços. Caso trabalhe com o público empresarial (chamado de B2B), é indispensável ter um perfil ativo no Facebook e Linkedin. Para negócios B2C, buscando contato orgânico com os consumidores, Tik Tok, Instagram e Pinterest são excelentes opções.

Dicas: O patrocínio de posts nas redes sociais pode ser uma alternativa bastante eficiente para quem deseja aumentar o alcance de público, investindo um valor reduzido.

5) Blog corporativo

Essa é a porta de entrada que muitos usuários vão utilizar para chegar até sua PME. Ao fazer pesquisas nas ferramentas de busca, as pessoas podem ser direcionadas para artigos que correspondam à etapa do funil de vendas em que cada uma se encontra. Ou seja, o blog post que sua agência de Marketing Digital escreve hoje pode ser a resposta para as dúvidas e dores do seu lead amanhã! Seja em união com ações pagas ou não, a produção de conteúdo de qualidade vai ajudar na construção de autoridade e relacionamento com seu público.

6) Email marketing

Por fim, e com certeza não menos importante, a construção de listas para o envio de fluxos de email marketing é uma estratégia prática que pode se adaptar às diversas necessidade da sua PME – além de gerar um dos maiores ROIs de todo o Marketing Digital. Essa comunicação segmentada por ser aplicada em campanhas de lançamento, divulgação de conteúdos, relacionamento com clientes, e quaisquer outros objetivos que façam sentido para seu pequeno negócio.

Conclusão

Mais do que apostar, investir em Marketing Digital é uma das melhores decisões que você pode tomar para garantir a saúde financeira e alta lucratividade do seu negócio! Com a ajuda de especialistas, você pode encontrar uma estratégia adequada para alavancar as vendas e resultados da sua PME, extraindo tudo de mais vantajoso que as redes sociais, blogs, campanhas de anúncios e outros recursos modernos têm a oferecer. Comece a evoluir ainda hoje:

A Solare Interativa é uma agência de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato!