Você sabe quantos pequenos negócios surgiram durante a pandemia? De acordo com o Sebrae, apenas em 2020, foram registradas cerca de 2 milhões de novas empresas, dentre as quais, PMEs, MEIs, profissionais autônomos e liberais! Seja pelo desejo de empreender ou pela necessidade de se reinventar em um período desafiador, 59% desses profissionais usam a Internet como principal ferramenta de trabalho. Nesse cenário super competitivo, quem pode ajudar a sua PME a ganhar visibilidade no mundo online, alcançar o público e acelerar os resultados é o Marketing Digital!

Por que o Marketing Digital é a melhor opção para PMEs?

Se engana quem ainda acredita que estratégias de Marketing Digital só funcionam para grandes corporações. Em tempos onde a presença digital deixou de ser opcional e se tornou necessária, contar com um planejamento especializado nas mídias online é essencial porque:

Seu público está na Internet – Graças à pandemia, mais do que falar com os amigos, se informar ou consumir conteúdo, o público aderiu de vez aos canais digitais para realizar compras e procurar serviços! Mais do que ter um ecommerce ou utilizar novas tecnologias para transações comerciais, é importante se fazer notável em meio à concorrência.

O investimento é mais flexível – O Marketing Digital: ele é muito mais acessível para quem está começando uma empresa do que o tradicional! Com diversas possibilidades de pagamento (por cliques, alcance, impressões, etc.) uma campanha de desempenho, por exemplo, pode trazer grandes resultados por baixos custos – otimizando recursos e gerando leads mais qualificados.

Esses benefícios podem ser aproveitados ao máximo se você tiver profissionais experientes no assunto ao seu lado!

5 vantagens do Marketing Digital para PMEs:

Além dos itens citados acima, o Marketing Digital ainda pode oferecer muitas outras vantagens competitivas para uma PME. Dentre os recursos disponibilizados por esse modelo, destacam-se:

1-Segmentação de público

Um dos maiores benefícios do Marketing Digital é a maior assertividade na comunicação, devido às diversas possibilidades de segmentação disponíveis nas plataformas digitais. Desenvolvidas em etapas, suas ações de marketing podem ser personalizadas com base no perfil do consumidor, garantindo que a mensagem certa chegue à pessoa certa, no momento certo.

Enquanto as estratégias tradicionais trabalham com um público-alvo pré-definido, mas não conseguem peneirar os leads com precisão, as mídias online nos permitem escolher a idade, gênero, nacionalidade, perfil profissional e várias outras características específicas de quem será impactado por seus anúncios e conteúdos – além de dar continuidade e fluidez ao contato ao longo da conversão do usuário em cada etapa da Jornada de Compra!

2-Maior credibilidade da marca

Já deve ter ficado claro que, quanto mais presente sua empresa for na Internet, quanto mais sólida for a sua identidade e quanto mais relevante for o conteúdo ofertado para o público, maior será a credibilidade da sua marca, não é mesmo? 

A construção de autoridade é feita por meio do seu site, blog, materiais ricos, perfis nas redes sociais e todas as outras mídias que forem pertinentes ao seu tipo de negócio. O resultado desse esforço é sua empresa sendo lembrada em primeiro lugar quando um usuário estiver procurando uma solução de qualidade para seus problemas.

Gestão de Marca: Veja como funciona a produção de conteúdo na Internet em tempos de crise

3-Relacionamento com o cliente

Mais do que ter contato, porém, é necessário desenvolver um relacionamento com seu público! Postar um conteúdo e “sair correndo” não funciona mais: os leads esperam – e desejam – interações verdadeiras com sua marca, seja por meio das conversas pelo chat, direct ou inbox; reações ou respostas a comentários, dentre outras possibilidades. O Marketing Digital desenvolve um tom e uma personalidade para sua empresa, humanizando o negócio, gerando identificação e proximidade.

4-Resultados em tempo real

Não só a comunicação, mas os resultados também aparecem em tempo real no Marketing Digital!  Por meio do monitoramento constante da interação dos usuários, fica bem mais fácil perceber quais campanhas, conteúdos e landing pages (por exemplo) estão funcionando bem com o público, assim como quais podem ser otimizadas, substituídas ou até reformuladas. Além disso, as mídias digitais permitem a extração de relatórios frequentes com métricas simplificadas e relevantes para você acompanhar o desempenho da sua estratégia e aplicar seus recursos da melhor forma.

5-Alto retorno sobre investimento

Falando em desempenho, deixamos para o final aquilo que mais te interessa: vamos falar sobre o ROI elevado que o Marketing Digital proporciona para sua PME? Como lucro sempre é bom, fique feliz em saber que cada centavo aplicado em ações online pode resultar em excelentes indicadores quando confiados nas mãos de profissionais experientes. Da mesma forma o ROAS (retorno sobre o investimento em anúncios/ads) também pode ser exponenciado por uma estratégias bem feita:

Utilize todas as ferramentas que o Marketing Digital tem a oferecer em favor da sua PME! A melhor forma de expandir seu negócio em um período de crise é apostar nos diversos recursos e canais virtuais, onde seu público está massivamente localizado, o investimento permite mais flexibilidade e os resultados podem ser comprovados em pouco tempo.

A Solare Interativa é uma agência de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato!