Qual é o primeiro pensamento que você espera que passe na mente das pessoas quando ouvirem o nome da sua empresa? Basicamente, a resposta para essa pergunta é que o chamamos de gestão de marca:  a administração de todas as ações que, uma vez bem alinhadas à cultura do seu negócio – incluindo aqui valores, posicionamento, missão, objetivos, entre outros aspectos – estabelecem uma conexão com o público.

Trata-se, em outras palavras, da reputação construída tanto no ambiente físico quanto digital e que envolve desde uma distribuição de alimentos para famílias carentes até um texto se posicionando contra o preconceito. Esse cuidado constante, principalmente no meio online (onde a exposição é certa e tudo fica registrado permanentemente na memória coletiva) vai decidir quais lembranças e impressões o público terá ao seu respeito. 

Em resumo: essa estratégia diz respeito à criação de valor em torno do seu produto principal, que é a própria marca! Porém, antes de falarmos mais profundamente sobre as 5 regras que você deve ter em mente ao elaborar um bom planejamento de gestão de marca, vamos esclarecer uma dúvida:

O que podemos chamar de “marca”?

Ao falar sobre “marca” é de se esperar que sua primeira lembrança seja um logotipo, não é? Isso porque estamos acostumados a associar a palavra “marca” exclusivamente à empresas. Porém, na prática, a gestão de imagem pode ser usada também para pessoas físicas, isso é, personalidades famosas, artistas e até políticos! Todo aquele que de alguma forma se expõe a um público e assim deixa sua imagem à mercê de suas ações precisa cuidar da manutenção dessa reputação.

Talvez sua pergunta agora seja: “como saber se minha imagem profissional/minha empresa é madura o suficiente ou está estruturada o bastante para demandar um plano de gestão de marca?”. Nesse caso você pode contar com a ajuda de especialistas para fazer um diagnóstico do momento em que seu negócio está e assim, elaborar a estratégia de marketing digital mais adequada para seus objetivos! Nós da Solare estamos à disposição para te ajudar com isso:

5 boas práticas para a gestão de marca:

1- Crie conteúdos para as redes sociais
Como sempre dizemos aqui no blog: não dá mais para falar sobre gestão de marca sem inserir as redes sociais em seu plano de marketing digital! Essas plataformas de compartilhamento e conexão de pessoas representam as maiores concentrações digitais de público da atualidade. São milhões de usuários que podem ser alcançados por vídeos, imagens, GIFs, memes e todo tipo de conteúdo rico.

Para isso, estabeleça um
calendário coerente de publicações e invista em posts variados, como institucionais, curiosidades, depoimentos, dicas, entre outros – o que conta é ser relevante e atrativo, já que se trata de um relacionamento em construção com os usuários. Vídeos podem ser usados para abordar assuntos mais didáticos e os blog posts se encarregam dos temas aprofundados. Explore as ferramentas e crie uma presença memorável nas redes sociais!

2- Aplique o Inbound Marketing
Se o seu conceito de Inbound marketing se resume à produção de alguns livros digitais e o envio de emails uma vez por mês não poderia estar mais enganado – e prejudicando sua gestão de marca! Essa grande ferramenta do marketing digital te permite utilizar conteúdos para atrair leads, isso é, oferecer algo valioso para o público (que pode gerar conhecimento, aprendizado ou sanar dúvidas) em troca de informações que vão te permitir estabelecer contato com essas pessoas.

Aqui cabem webinars, infográficos, ebooks e muitos outros conteúdos que precisam ser bem estruturados e divulgados (afinal, se ninguém ver, de nada vale!) Para isso, o ideal é contratar profissionais capacitados, focados em estratégia, cronograma de ações e calendário operacional para produzir conteúdos realmente relevantes – usando pesquisas, informações, tendências, cases e outras boas práticas que a experiência de mercado pode agregar. O foco aqui é atrair novas pessoas para sua marca e fidelizá-las ao longo do tempo!

3- Utilize as campanhas de desempenho
Posts diários e conteúdos ricos são importantes, mas você já ouviu a palavra das campanhas de desempenho também? São ações estabelecidas e criadas com objetivos específicos (seja o aumento de tráfego para seu site, um maior número de inscritos na página de cadastro ou qualquer outro), administradas pelas ferramentas de publicidade das mídias sociais e demais plataformas (como o Google Ads, por exemplo). Essas campanhas podem alcançar um público maior e seus resultados são facilmente mensuráveis – te permitindo acompanhá-los em tempo real!

4- Atenção ao gerenciamento de mídia
Não só de criatividade vive uma estratégia de gestão de marca! Uma peça fundamental para o sucesso das suas ações é administrar de forma organizada, cotidiana e contínua seu fluxo de publicações, além de acompanhar os índices de engajamento, observar quais formatos atraem mais a atenção do público, entre muitas outras atividades envolvidas no gerenciamento de mídia. É com a ajuda dessas informações que você vai saber o que está funcionando, o que pode melhorar e quais são suas novas oportunidades de atuação para gerar ainda mais valor para sua imagem. 

5- Foque no monitoramento de resultados
Em paralelo ao gerenciamento, temos o monitoramento, isso é, a análise e interpretação dos dados, dos relatórios de engajamento, conversão e fidelização de visitantes, leads e clientes. São esses números que vão te mostrar quais campanhas geram mais resultados, quais redes sociais te deram um maior retorno sobre investimento, qual campanha trouxe leads mais qualificados, etc. Observar os valores do mês atual é um passo fundamental antes de elaborar o cronograma do mês seguinte, pois de ajuda a evitar a repetição de erros e aproveitar melhor seus pontos fortes!

Além dessas dicas, é importante estar sensível e atento ao que acontece ao seu redor! Em tempos como o que estamos vivendo, por exemplo, com o isolamento e distanciamento social fazendo da migração digital uma necessidade, saber adaptar sua linguagem, conteúdos e campanhas é mais do que necessário para conversar de maneira verdadeira e pessoal com seu público. Para garantir uma gestão de marca orgânica e eficaz para sua empresa, uma equipe de Marketing Digital com experiência no mercado e ligada nas tendências pode ser seu braço direito 🙂

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, mas, mais que isso, nos tornamos especialistas em processo de vendas, jornada do consumidor e qualificação de leads. Fale conosco para conhecer nossas soluções!