Parece até um pleonasmo dizer que a área da Saúde foi a mais afetada pela pandemia de coronavírus, não é? Acontece que os fatos são estes: embora todos os ramos do mercado tenham sido impactados, o setor mais sobrecarregado foi, sem dúvidas, o de profissionais liberais – em especial aqueles que atuam em consultórios e clínicas particulares. Mas, afinal, o que mudou para esses trabalhadores?

Basicamente, tudo! Mudou a forma como entram em contato com seus pacientes, como propõem e acompanham tratamentos, como desenvolvem terapias e cuidados, mas, acima de tudo, mudou radicalmente a maneira de divulgar seu serviço para conquistar novos possíveis clientes.

Agora, mais do que nunca, investir em ações e estratégias no ambiente online pode ser a diferença entre fechar seu estabelecimento e cativar um público fiel ao seu trabalho. Todas essas conquistas, porém, só serão alcançadas se você fizer um bom uso do Marketing Digital. Quer saber como? Acompanhe!

Marketing Digital + Área da Saúde: Essa conta fecha?

E como! Um exemplo prático dessa funcionalidade é o fato de que, impossibilitadas de sair de casa, as pessoas estão procurando cada vez mais por consultas online, agendamentos pela Internet, dentre outras praticidades. 

Nesse cenário, você realmente acredita que será considerado relevante por um público-alvo que pode apenas das “enter” nos mecanismos de busca e encontrar milhares de profissionais disponíveis para atender às suas necessidades? Sentimos muito em dizer que não, pequenos anúncios em jornais locais não são mais o suficiente para atrair, conquistar e fidelizar clientes.

É através do Marketing Digital, conversando “na mesma língua e terreno” dos seus possíveis pacientes, que a conversão acontecerá! Saber se posicionar no meio digital, utilizando recursos tecnológicos e a expertise de um time capacitado ao seu favor, é a “fórmula secreta” para o bom desempenho online.

Estratégias de Marketing Digital para profissionais de Saúde

1. Entenda com Estudo

Levando em conta o que já falamos sobre o comportamento virtual dos consumidores atuais, talvez tenha ficado perceptível que, caso deseje atrair novos clientes para seu consultório, o primeiro passo é conhecer a fundo essas pessoas! No Marketing Digital, utilizamos a construção de personas para isso:

Primeiro, recolhemos dados sobre o seu público-alvo, formando um “perfil geral” e amplo dos leads. Depois, analisamos, unificamos e transformamos essas informações em algo “palpável” para sua estratégia, criando um representante ideal do consumidor que você deseja alcançar. Saiba mais sobre!

2. Atraia com Acessibilidade

Quando se fala sobre acessibilidade no mundo digital, não nos referimos apenas aos recursos audiovisuais que possibilitem o acesso de conteúdos por pessoas com algum tipo de deficiência. Esse item se refere também às diversas opções de navegação que seu lead poderá utilizar para te encontrar, conhecer e contactar online. 

É fundamental, por exemplo, criar um site ou blog institucional para sua clínica, alimentando-o com informações úteis sobre você, seus serviços e aprendizados da área. Isso é tão importante quanto prezar por um layout intuitivo, links que funcionem, formatos que se adaptam tanto ao computador quanto à tela do celular, dentre outros elementos responsivos.

3. Conscientize com Conteúdo

Por falar em blog, uma das melhores estratégias de Marketing Digital para promover profissionais liberais da área da Saúde na Internet é a criação de artigos autorais e genuínos, pautados nos conhecimentos específicos e técnicos de cada profissional. Como isso funciona? Bem, se o seu lead pesquisar, por exemplo, “motivos dor na gengiva”, pode encontrar uma publicação em seu blog falando sobre os “4 motivos mais frequentes para dor na gengiva”.

Entendeu a relação? Primeiro, você demonstra entender as dores do seu público para, depois, vender sua solução para esses problemas!

4. Relacione com Redes Sociais

Sua clínica ou consultório tem um perfil no Instagram? Uma página no Facebook? Se a resposta for “ainda não”, precisamos te dizer que está mais do que na hora de investir em um posicionamento sólido para sua marca nas redes sociais! Concentrando milhões de usuários – número que cresce todos os dias – essas plataformas trazem inúmeros benefícios para profissionais liberais, como:

  • Aumento da visibilidade da sua marca;
  • Maior engajamento com o público;
  • Facilidade na comunicação com leads;
  • Propagação rápida de conteúdos e informações;
  • Possibilidades criativas diversas; dentre outras vantagens competitivas.

5. Fidelize com Ferramentas de Automação

Vamos supor que deu tudo certo: você entendeu quem é o público-alvo da sua clínica, criou canais de comunicação e relacionamento para atingi-lo, apresentou seus serviços aos poucos e conseguiu marcar um atendimento. E agora? O que vem depois disso? 

É nesse momento que utilizamos as automações de Marketing Digital: fluxos que continuam “alimentando” seus clientes com conteúdos ricos para fidelizá-los, fortalecer sua relação e estabelecer seu centro de saúde como referência sempre que a pessoa precisar de novos serviços. Para ter certeza de que essas estratégias terão um bom desempenho, monitoramos constantemente seus resultados.

Conclusão

Como qualquer outro, o setor da Saúde também precisou se reinventar para garantir seu “lugar ao Sol” durante a pandemia de coronavírus. Nesse contexto, a melhor maneira de atrair e conquistar leads não é simplesmente criar um site ou fazer publicações ocasionais em uma rede social ou outra. Muito pelo contrário: é necessário investir em estratégias eficazes de Marketing Digital – estudando as dores, criando caminhos, produzindo conteúdos e construindo relacionamentos sinceros com seus clientes.

Se você quer saber mais sobre essa e outras estratégias de Marketing Digital, ou se tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com uma empresa especializada em gestão de marcas e campanhas de performance. Fale com a Solare Interativa pelo formulário abaixo: