Você já ouviu dizer que “os olhos são a janela da alma”? Este famoso provérbio se refere à possibilidade de percebermos os sentimentos de uma pessoa através do seu olhar. Trazendo o conceito filosófico para um contexto mais prático, como o Marketing, podemos dizer que um site institucional serve de “janela” para o público ter seu 1º contato com toda e qualquer empresa.

Acreditamos que, a esta altura da migração digital – em que estar presente na Internet deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade – ninguém mais fica surpreso com tal afirmação. Quando usam ferramentas de busca, o que as pessoas esperam receber são informações suficientes para satisfazer as suas dúvidas. Onde esse conteúdo está disponível? Nas redes sociais, canais de notícias, imagens, vídeos e também em sites específicos sobre determinado assunto, produto ou serviço!

Ou seja, investir no desenvolvimento de um site é não apenas uma ação obrigatória para quem planeja se posicionar no mercado online, como também uma fonte de inúmeros benefícios. Porém, estes só são desfrutados pelos empresários que consultam especialistas no assunto, montando seus novos sites de acordo com as boas práticas, tendências e regras do Desenvolvimento Web. 

Vamos falar mais sobre todos esses pontos? Acompanhe este artigo exclusivo! Faça uma boa leitura:

Por que ter um site institucional?

  • A- Gestão de Marca

Antigamente, quem desejava saber mais sobre os impérios Inca, Maia e Asteca precisava frequentar uma biblioteca pública. Da mesma forma, quando se tinha o desejo de comprar novas roupas, era necessário ir até uma loja física. Porém, com as tecnologias e facilidades atuais, todas essas consultas podem ser realizadas pela Internet! O mesmo acontece quando alguém decide saber mais sobre uma empresa: espera que todas as respostas estejam centralizadas em uma plataforma intuitiva e completa.

Resumindo, um site institucional é essencial para causar uma “primeira boa impressão” aos usuários, visto que, atualmente, não ter um site faz a sua empresa parecer ultrapassada, antiquada e desligada dos avanços sócio-culturais. É, portanto, um canal excelente para fazermos a gestão de marca (branding), isto é, construir uma reputação, autoridade e imagem consolidada para seu negócio!

  • B- Credibilidade

Essa autoridade – à qual damos o nome de presença digital – está intimamente ligada não só ao quão “moderna” é sua empresa, como também à confiança que o público pode ter em você. Estamos falando sobre a mesma preocupação que os professores expressam quando seus alunos precisam fazer um trabalho em casa. “Crianças”, eles costumam dizer, “Utilizem apenas portais oficiais como fontes, e não as páginas colaborativas, que podem ser alteradas por qualquer pessoa”.

Percebe a relação? Onde é mais seguro seus leads te conhecerem: em fóruns aleatórios, com dados picotados que precisam ser “caçados” para formar um panorama completo; ou em um site institucional, bem administrado, com fácil localização e disponibilidade para tirar dúvidas? A resposta é óbvia, não? Um consumidor exigente demanda igual criteriosidade na seleção de informações!

  • C- Atração de Leads

Somando os pontos citados acima, chegamos à consequência natural de um projeto bem feito: seu site institucional será um dos canais mais eficazes para a atração e conversão de leads na sua empresa! Em outras palavras, ao acessar o seu site, o cliente em potencial será confrontado com diversos gatilhos que o introduzirão ao funil de vendas da sua estratégia digital. Isso pode ocorrer por meio de convites para inscrição em newsletters, acesso a diferentes conteúdos no blog, download de materiais exclusivos, etc.

Estrutura básica de um site institucional

A visualização dos possíveis caminhos dentro de um site institucional fica muito mais nítida quando utilizamos um sitemap, isto é, um mapa do site. Auxiliando os programadores, designers e redatores envolvidos no projeto, este mapa é literalmente um esboço de como serão feitas as conexões entre subpáginas, a distribuição de links, o trajeto do usuário, dentre outros detalhes referentes à estrutura e navegabilidade do seu site.
Quer ver um exemplo prático? Confira este sitemap básico para  empresas do mercado imobiliário:

A partir deste modelo, vamos falar sobre as 5 páginas essenciais para qualquer site institucional:

  • 1- Empresa

Pode até parecer redundante, mas um site institucional precisa ter um bloco… Institucional. Ou seja, em geral no segundo item do menu principal, encontramos uma página dedicada à história, missão, visão, valores, propósito, parceiros, conquistas, equipe e prêmios do negócio em questão. Para que servem todas essas informações? Simples: para que o público possa, logo de cara, conhecer melhor a marca que está oferecendo soluções para seus problemas.

Este é o lugar certo para inserir uma foto da fachada da empresa – caso tenha um escritório físico – ou dos colaboradores, bem como vídeos institucionais (que geram bastante engajamento), certificados e selos de qualidade recebidos ao longo dos anos, logos dos fornecedores, terceirizados, sócios e demais parceiros; etc. É o momento de responder a pergunta: Quem é a sua empresa?

  • 2- Produtos

Levando em consideração o aumento exponencial de e-commerces nos últimos anos (sobretudo por causa da pandemia), muitas empresas decidem inserir em seus sites institucionais uma loja integrada, isto é, uma plataforma diretamente ligada ao site principal, por meio do qual é possível conferir os seus produtos à venda. Este é o formato ideal para os setores de varejo – com carrinho de compras, área do cliente e demais recursos – mas também pode ser aproveitado de outras maneiras.

Caso seja uma incorporadora, por exemplo, você pode aproveitar este espaço para apresentar o seu portfólio de imóveis entregues, ou ainda expor os empreendimentos novos, em fase de lançamento. Dessa forma, o usuário poderá conhecer o que está disponível no momento, bem como consultar a sua trajetória de sucesso, para então  decidir se confia ou não em seu trabalho. Em resumo, responda neste “capítulo” à pergunta: O que sua empresa vende?

  • 3- Serviços

Outros nichos de mercado, como agências de Marketing Digital, podem não oferecer produtos físicos, mas sim soluções para seus clientes! Neste caso, ao invés de uma loja, pode ser interessante inserir no site institucional uma página de categorias, com os tipos de serviços prestados. Nela, costumam estar os cases de sucesso e os depoimentos de clientes, servindo como provas sociais de que estes serviços são confiáveis, eficazes e diferenciados. A pergunta a ser respondida é: O que sua empresa faz?

  • 4- Blog

A porta de entrada para muitos usuários do seu site institucional é o blog corporativo! Com a ajuda do Marketing de Conteúdo, este canal pode se transformar em um vasto repertório de artigos exclusivos, onde textos autorais e genuínos expressam a autoridade e domínio da sua marca sobre a área em que atua. Mas não se trata simplesmente de escrever alguns parágrafos: a redação SEO é baseada em boas práticas e técnicas que garantem um excelente rankeamento para sua página no Google! 

Investir no Inbound Marketing e no Marketing de Conteúdo geralmente implica em utilizar um blog – e neste lugar, você responderá à pergunta: Quais conhecimentos sua empresa pode transmitir?

  • 5- Contato

Chegamos então a uma das páginas mais importantes para qualquer site institucional; aquela em que a pergunta “Como falar com a sua empresa?” encontra respostas atualizadas, com número de telefone (fixo ou móvel), emails de atendimento, formulário para mensagens, links para redes sociais e, caso seja pertinente, um FAQ com as dúvidas mais frequentes. Estamos falando sobre o contato, os caminhos que o público pode escolher para se comunicar agilmente com você.

Veja bem, dissemos “caminhos” porque o ideal é justamente proporcionar diferentes canais para seus leads, a fim de que optem por aquele que for mais conveniente e prática em seu dia a dia. Esse cuidado demonstra não apenas seu interesse e simpatia pelo consumidor, como também o seu preparo, aptidão e capacidade de suporte diante de eventuais problemas. É um recurso essencial para a fidelização.

Bônus: Onde criar um site institucional?

Existem diversos construtores para sites institucionais, mas o melhor para você depende do perfil da sua empresa, de quais tipos de plug ins serão adicionados, qual o volume de conteúdo inserido, quais funcionalidades são indispensáveis para o bom desempenho do negócio, etc. Em geral, recomenda-se o uso do WordPress pela sua grande variedade de opções e formatos, além de ser um dos poucos que proporciona uma maior liberdade criativa e linguística (para os códigos).

Com uma identidade visual bem definida, objetivos traçados e essa estrutura básica em mente, é possível criar um site institucional que atenda às demandas do seu público, posicione sua empresa como referência no mercado e ainda permita um maior alcance de leads qualificados. Para isso, porém, é de  extrema importância estar ao lado de profissionais experientes neste tipo de projeto!

Se você quer saber mais sobre essa e outras estratégias de Marketing Digital, ou se tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com uma empresa especializada em gestão de marcas e campanhas de performance. Fale com a Solare Interativa pelo formulário abaixo: