O email marketing é uma estratégia que requer muito planejamento para conquistar os clientes com as campanhas adequadas. 

Durante um bom tempo o email marketing foi considerado “ultrapassado”. Mas isso acontecia porque muitas práticas ruins foram disseminadas, fazendo com que os resultados de quem usava esse tipo de estratégia não fossem satisfatórios.

Mas, cada vez mais, o email marketing vem se tornando um canal eficiente para se relacionar e vender para leads e clientes. 

Veja 5 boas práticas para gerar resultados com email marketing:

1-  SEGMENTE SUA BASE DE ACORDO COM O OBJETIVO

Segmentar a sua lista de contatos de acordo com as preferências e afinidade com sua persona é o primeiro passo. Com isso, você consegue falar de forma personalizada e o discurso se torna relevante para quem irá receber. 

Quando falamos em email marketing, é importante entender que comprar uma lista genérica pode resultar em uma base de destinatários “suja”, ou seja, desqualificada com chances muito pequenas de um retorno de investimento efetivo.  A forma mais certeira para obter o contato de pessoas realmente interessadas no seu negócio e oferecer a elas algo que queiram, que pode ser uma lista de compradores anteriores, pessoas inscritas em conteúdos (e-books, webinars, cursos, landing pages…), pedidos de orçamento e outras ofertas de contato. 

2- CRIE UM ASSUNTO CHAMATIVO

O assunto do email marketing deve ser atrativo e persuasivo, gerando curiosidade, pois este ponto é o fator decisivo para a abertura ou não do conteúdo.
Use gatilhos mentais, como soluções, ofertas, diferenciais, que induzam a uma ação. Títulos curtos são mais recomendados , não ultrapassando 65 caracteres, com isso, você garante que o assunto apareça por completo na caixa de entrada do usuário.

3- CRIE CONTEÚDOS RELEVANTES E OBJETIVOS

Para ter ótimas ideias de email marketing, é importante saber que a linguagem utilizada na internet é direta e objetiva.

Vá direto ao ponto mas seja pessoal: escreva como um ser humano não como um robô. Use o nome do destinatário no início do email, estimule ações e interações, faça com que o leitor se identifique com o tema abordado. Usar provas sociais também é uma boa forma de prender o leitor, gerar confiança e construir relacionamento, afinal, nada melhor que o “boca a boca”.

4- OFEREÇA MATERIAIS RICOS NESSES E-MAILS

Materiais ricos são conteúdos mais aprofundados a respeito de um assunto, como ebooks, webinars, vídeos, etc.

Graças a esses materiais, empresas conseguem “educar” melhor os seus leads para que os mesmo se tornem consumidores da marca no futuro, além de funcionar como uma moeda de troca: eles são enviados a partir do momento em que um visitante do site ou blog da sua empresa preenche um formulário, ou seja, você consegue obter informações mais valiosas que somente um nome e um endereço de email. 

5- FAÇA TESTES A/B

Uma boa forma de entender se os resultados estão sendo alcançados é realizar testes A/B, isso significa elaborar dois tipos de emails diferentes, testando assunto, conteúdo, calls-to-action e tons de comunicação. 

Faça o envio de cada um dos emails para uma parte da sua base de contatos, para depois verificar qual delas deve maior abertura.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida ou queria falar com a gente e se inscreva em nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre marketing digital.