Em um ano que parece estar voando como esse 2020 não vai ser nenhuma surpresa se te contarmos que falta pouco mais de 2 meses para a Black Friday, não é? Respira fundo! Sabemos que essa data é simplesmente uma das mais importantes para o comércio online – mas não precisa se desesperar! Ainda dá tempo de preparar excelentes campanhas de Black Friday para destacar o seu negócio nas mídias digitais e alavancar suas vendas.

Geralmente marcada na última semana de Novembro, logo após as comemorações da Ação de Graças, a Black Friday chega para abrir a temporada de compras de Natal, “estreando” o período com uma sexta-feira cheia de promoções, descontos e queimas de estoque. Lojistas em todo o mundo aderem à essa estratégia, cada um usando de suas próprias ferramentas para atrair novos clientes. Mas esse ano o cenário será um pouquinho diferente. Que saber como? Continue lendo esse artigo!

Desafios das vendas digitais na pandemia

Talvez o e-commerce já faça parte do seu dia a dia, mas sabia que, até a chegada da pandemia de COVID-19 muitos comerciantes ainda nem pensavam nessa possibilidade? 

Acostumados com as vendas presenciais e as lojas físicas, diversos empreendedores se viram forçados pelo distanciamento social a participar de uma grande migração digital – em outras palavras, precisaram investir em plataformas online, construção da presença de marca em redes sociais e outras ferramentas que o marketing digital tem a oferecer. E o resultado disso? Muitos estão colhendo os frutos e vendo sua base de clientes aumentar!

O fato é que na Black Friday milhares de usuários estarão visitando dezenas de sites e tendo que escolher entre centenas de opções. Para não ser só mais um na multidão, seu e commerce terá que se destacar com campanhas criativas, bem estruturadas e que convençam dos seus diferenciais. Esse panorama já pode ser suficiente para te mostrar que a concorrência vai ser acirrada, mas você conta com um fator de vantagem se souber usar da forma certa os recursos do marketing digital! Vamos ver como fazer isso nos próximos tópicos.

Boas práticas para campanhas de Black Friday

Se qual for a estratégia que você adote, existem algumas práticas-chave que precisam estar presentes em todas as campanhas de Black Friday caso você queira que seu investimentos de tempo e dinheiro valha a pena e gere bons resultados! São elas:

Entender sua persona. Já está se tornando um “mantra” aqui na Solare, e vamos continuar falando sobre isso até que se torne intuitivo: conhecer o seu público-alvo e elaborar uma persona humanizada é o melhor caminho para criar mensagens que se comuniquem de forma eficiente com seus leads! Um discurso que soe natural para quem lê só é possível quando você escreve pensando no leitor. Por isso, antes de começar a esboçar sua campanha, faça um bom estudo sobre sua persona!

  • Criar um senso de urgência. Por se tratar de uma promoção com prazo de validade marcado, é mais do que essencial fazer o seu público perceber que tem uma boa oportunidade em mãos e que não pode deixá-la passar! Seu discurso, ainda que evite as frases apelativas e verbos mais agressivos, precisa despertar o sentimento de urgência e deixar bem claro que o tempo para comprar é limitado.
  • Estender a Black Friday. Sim, apesar de termos dito no item anterior que o tempo é escasso – uma sexta-feira, apenas – muitos comércios decidem estender a “Black Friday” para o fim de semana ou para uma semana inteira, criando campanhas como a “Black Week”, “Black Weekend” ou ainda a “Cyber Monday” (voltada para o setor de tecnologia, uma queima de estoque feita na segunda-feira seguinte à Black Friday). Veja o que é mais viável para seu negócio e invista nisso!
  • Consulte o passado, literalmente. Se você já fez outras campanhas de Black Friday, esse é o momento ideal para analisar seus resultados anteriores, ver quais estratégias desempenharam melhor, quais trouxeram mais conversões, quantas compras foram feitas, entre outras métricas de vendas que você tenha estabelecido. Assim você vai descobrir quais erros deve evitar repetir, o que pode ser melhorado e quais são suas novas oportunidades!
  • Invista no digital! Pode parecer redundante dizer isso aqui sendo que já frisamos várias vezes a importância de dominar os recursos do marketing digital, mas queremos garantir que você se lembre de que esse ano as vendas serão feitas mais online do que fisicamente! Por isso é fundamental oferecer aos seus usuários a melhor experiência possível, desde a visita ao site do seu e-commerce, até o recebimento do produto comprado!

Por falar nisso, vamos às 5 dicas de hoje que, apesar de abordarem elementos diferentes, têm todas o mesmo foco: assegurar uma excelente jornada para o usuário.

5 dicas para campanhas de Black Friday

1) Sites responsivos

Sejam quais forem os canais de comunicação que você decida usar para divulgar as suas promoções, o foco principal do seu esforço deve ser na funcionalidade do seu site! Lembre-se: suas campanhas de Black Friday vão direcionar o usuário para o site do seu e-commerce, por isso, o tempo que ele passar ali dentro deve agradável quanto o contato que teve com sua divulgação. Para isso, garanta que seu site será:

  • Responsivo, ou seja, adaptável a diferentes formatos e tipos de aparelho (tanto computadores, quanto tablets, celulares, entre outros) sem perder a qualidade técnica e visual;
  • Seguro, ou seja, confiável aos olhos dos motores de busca que vão recomendá-lo aos usuários (para isso, você pode adotar o “HTTPS” no início do endereço do seu site);
  • Acessível, ou seja, “utilizável” para qualquer pessoa, tenha ela alguma deficiência física, visual, auditiva, motora e/ou cognitiva ou não.

2) SEO

A responsividade é apenas uma característica do que chamamos de “site bem estruturado”! Outro elemento super importante no qual você deve prestar atenção é a otimização para motores de busca, isso é, a implementação de boas práticas que vão fazer seu e-commerce ficar bem ranqueado nos resultados do Google. Empregar palavras-chave, se atentar ao ritmo e linguagem utilizados, usar links internos para outras páginas; tudo isso interfere em como os “robozinhos” vão avaliar seu site e mostrá-lo para o público. 

3) Redes Sociais

Anúncios no Facebook, posts patrocinados no Instagram, pequenas (mas impactantes) chamadas no Youtube… São tantas possibilidades que as redes sociais têm a te oferecer na divulgação das suas campanhas de Black Friday! Nossa recomendação é que, ao selecionar as que deseja utilizar, pense em quais delas se adequam mais ao seu tipo de negócio, onde o seu público alvo está e qual melhor se encaixa com a linguagem empregada na campanha. Independente da sua decisão, ressaltamos aqui que o uso de imagens com pouco texto/ frases marcantes sempre são uma boa jogada!

4) Email Marketing

Ah, o email marketing! Tão negligenciado por muitos no restante do ano, mas tão procurado quando chega a Black Friday! Pois é, enviar emails para seus leads pré cadastrados ainda é uma das opções mais rentáveis e com maiores taxas de conversão! O que você precisa fazer é definir o objetivo, a frequência e o layout para o disparo desses emails. 

São várias as opções: você pode pedir que o usuário se cadastre para garantir exclusividade ou acesso antecipado aos descontos; pode alertar quanto ao início das promoções; fazer uma contagem regressiva; levar para uma landing page onde o usuário terá benefícios (brinde, frete grátis); entre muitas outras possibilidades! O ideal é que você explore bem essa ferramenta antes de utilizá-la.

5) SAC agilizado

Por fim, e talvez ainda mais importante, garanta que o serviço de atendimento ao cliente esteja em pleno funcionamento! Uma das maiores reclamações dos usuários que se aventuram nas compras online em período de Black Friday é justamente a dificuldade de conseguir ajuda para trocar, devolver ou simplesmente se informar sobre um produto, frete ou serviço. Sistemas sobrecarregados não são uma desculpa! Invista em uma equipe bem preparada, recursos digitais próprios para isso e considere o uso de chatbots – robozinhos que deixam o pré-atendimento mais ágil e humanizado.

Bônus: Ofereça benefícios verdadeiros

Entenda: talvez o digital seja uma novidade para você, mas com certeza não é para os seus potenciais clientes! As pessoas têm cada vez mais acesso à informação e com um simples pesquisa podem descobrir se os benefícios que você está oferecendo são reais ou não. Muitas empresas divulgam promoções que, na realidade, apenas abatem um preço exorbitante estabelecido semanas antes. 

Não se deixe enganar, cliente nãos e engana! Olhos atentos para a “black fraude” e muita dedicação para a Black Friday, hein?

Conclusão

Para que suas campanhas de Black Friday sejam memoráveis e atraiam diversos novos clientes para seu e-commerce, certifique-se de seguir todas as nossas dicas acima! Além disso, vale a pena dar uma olhada no que seus concorrentes andam fazendo – a “grama do vizinho” também conhecida como mercado pode ser uma boa fonte de inspiração e aprendizado. Por fim, não hesite em procurar ajuda de profissionais qualificados que tenham experiência na área de digital e foco no desempenho, prontos para elaborar uma campanha campeã para seu negócio!

Se tiver alguma dúvida ou curiosidade sobre essa e outras ferramentas de marketing digital, você pode entrar em contato com a Solare Interativa, empresa especializada em gestão de marca e campanhas de performance, através do formulário abaixo: