O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google, o maior buscador do mundo.
Se alguém precisa encontrar, aprender, comprar, saber ou contratar algo, muito provavelmente irá recorrer à rede de pesquisa do Google para obter a resposta. 

Qualquer porte e segmento de empresa pode anunciar no Google Ads, potencializando a captação de novos clientes e crescendo o seu negócio.

São diversos tipos de anúncios que o Google disponibiliza, como Rede de Pesquisa, Rede de Display, Shopping, Vídeo, entre outros. Hoje vamos falar da Rede de Pesquisa, mais conhecida como links patrocinados em campanhas de Google Search. 

A Rede de Pesquisa do Google Ads é a mais utilizada, onde os resultados são apresentados no topo e no final da página com a indicação “Anúncio”, entretanto, suas eficiências estarão atreladas à estratégia, objetivos e o mais importante: palavras-chave (ou keywords).

O primeiro passo para uma campanha em Rede de Pesquisa é planejar as palavras-chave e a própria plataforma de anúncios do Google disponibiliza um Planejador de palavras-chave. 

Saiba como utilizar o Planejador de palavras-chave de forma prática e entenda como fazer a escolha das melhores palavras para realizar suas campanhas:

1- Acesse planejador de palavras-chave no menu

Em sua conta Google Ads, na parte superior direita, acesse Ferramentas e Configurações para abrir o menu, em seguida clique em Planejador de palavras-chave.

Dica: Se você acabou de criar sua conta, é necessário simular uma criação de campanha, pois não é possível pular a configuração guiada inicial. Preencha os campos solicitados e selecione pagamento via boleto bancário para que não haja cobrança automática em cartão de crédito. 

2- Realize uma consulta no planejador de palavras-chave

Para isso, clique na primeira opção, que permite encontrar novas palavras-chave e ver dados de volume de pesquisas, assim novos campos serão abertos e você poderá filtrar as palavras-chave.

Para encontrar as palavras-chave ideais, pense na sua persona e como ela poderia buscar seu produto ou serviço no Google.

Defina os locais para as quais pretende realizar a consulta de palavras-chave para ter um resultado mais preciso com campo segmentação.

Dica: inclua palavras-chave negativas para evitar que sejam apresentadas palavras que não tenham relação com sua oferta.

Depois, é só clicar em obter ideias para o Planejador apresentar as sugestões com base na média de pesquisas mensais dos últimos 12 meses.

Veja como fica a consulta para “Apartamento na planta em Santo André”:

Repare que, além do resultado para as palavras sugeridas, o Planejador apresenta ideias de palavras-chave que tenham relação com os termos pesquisados.

3- Analise os resultados apresentados

Primeiro, avalie o resultado para as palavras pesquisadas e sugeridas, depois selecione as melhores para utilizar em seus anúncios. A sugestão é que você faça um grupo de anúncios para cada palavra-chave, com suas variações. Não há um limite, você deve levar em consideração seu orçamento, que, se for limitado, é interessante optar por um número menor de palavras-chave relacionadas ao seu anúncio.

Dica: O Google Ads recomenda o uso de 5 a 20 palavras por anúncio.

4- Selecione as palavras para seu anúncio

Após definir as palavras-chave que irá utilizar, é hora de criar sua primeira campanha. Para isso, é só incluí-las em seu plano no próprio Planejador de palavras-chave clicando em “Adicionar palavras-chave”.

Note que, ao fazer isso, será criado um planejamento apresentando estimativas de previsões de cliques e custo diário, podendo ser acesso no menu lateral em Visão geral do plano:

A análise e seleção adequada das palavras-chave para seu anúncio serão decisivas para o sucesso de suas campanhas de mídia paga.

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Consumimos mídia desde sempre e para sempre, por isso dominamos ferramentas de anúncios como o Google Ads. Tem alguma dúvida ou quer conversar com a gente sobre como anunciar no Google? Preencha o formulário que em breve entraremos em contato.