Um lead já significa que tem sinais de alguém interessado no que sua empresa oferece. O primeiro contato do lead é uma oportunidade única que exige experiência e agilidade.

Você sabia que leads atendidos em até 5 minutos pode ter 100% de taxa de resposta?

Uma abordagem inicial pode conquistar o cliente e iniciar uma ótima jornada do consumidor, resultando em conversão futuramente.

É muito comum que a equipe de vendas enfrente dificuldades para esse primeiro contato com o cliente, por diversos motivos, como o lead estar ocupado, despreparado para receber o contato de um vendedor ou ainda não está em seu estado de compra entendendo que precisa de determinado produto ou serviço.

Porém, é importante superar as principais dificuldades do primeiro contato com o lead, afinal, esse é um momento estratégico.

Como encantar no primeiro contato com o lead?

O primeiro contato do lead é realizado com muita paciência, preparação e estratégia. Que tal algumas dicas?

1- Ofereça informações relevantes

É preciso ao menos 10 minutos de conversa para entender as dores e o que este lead está buscando. 

Tenha clareza e objetividade em oferecer informações que realmente interessem o lead, despertando a curiosidade dele. Informações sobre o mercado em que o lead atua e insights sobre como o público dele se comporta são um bom começo.

Para chegar até essas informações, é importante também fazer uma boa pesquisa previamente.

2- Evite a autopromoção

O foco não é seu produto ou serviço e sim o lead. Este é um momento de entendimento e para colher informações, nada de tentar vender algo que o lead ainda nem conhece, nem sabe detalhes. Foque em entender as necessidades dele, que serve também como um filtro para entender se vale a pena para os objetivos da sua empresa continuar o atendimento ou não, ou seja, aproveite para qualificar este contato.

3- Tenha uma proposta de valor clara no primeiro contato com o lead

De acordo com nosso parceiro RD Station, é preciso ter uma proposta bem objetiva:
Não só no seu primeiro contato com o Lead, mas em todos os pontos de contato, use uma mensagem alinhada, dentro do que ele precisa e de acordo com o que o seu produto pode oferecer. Essa mensagem precisa passar uma proposta de valor clara, em poucas palavras, que faça referência a um driver de negócio, um movimento e uma métrica.

4- Crie mensagens simples e objetivas

É importante estabelecer credibilidade, gerar curiosidade e sugerir um próximo passo muito fácil, tudo por meio de mensagens simples. Para o segundo contato, sugira já uma data e horário, para não deixar nada em aberto em na decisão do lead.

Ter um software de CRM é muito importante para organizar e fazer a gestão de toda a jornada do consumidor, dados e fluxo de contato, facilitando e personalizando o processo para aquecer ainda mais o lead através de seu histórico. 

A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, aceleradora de negócios, como foco em desempenho e resultados. 

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