Se você é proprietário de uma das 626.883 mil PMEs abertas no Brasil em 2020, provavelmente já sabe que a jornada de um empreendedor é repleta de desafios. Mas você sabia que o Marketing Digital é a ferramenta que pode te ajudar a superar a maior parte desses obstáculos? 

Pois é! Em meio a todas as demandas de gestão, controle de produção, administração, agenda e tantos outros pontos aos quais um empresário liberal precisa estar atento, às questões envolvendo lucratividade e posicionamento da sua marca podem ser solucionadas com a ajuda de profissionais especializados em alta performance nas mídias digitais. Entenda como:

Marketing Digital: do que se trata, afinal?

Mesmo sem perceber ou conhecer nomes técnicos, precisamos te contar que você com certeza já teve algum tipo de contato com o Marketing Digital – e está tendo agora mesmo, ao ler este blog post! De uma forma breve, podemos dizer que:

O Marketing Digital É…

  • A criação e execução de uma estratégia baseada em canais online para gerar relacionamentos, negócios e resultados para uma empresa ou profissional;
  • Um conjunto de esforços realizados nas mídias digitais para satisfazer as dores e necessidades do lead, apresentando soluções inovadoras para seus problemas;
  • Um processo social, diretamente influenciado pelo contexto, cultura, história e cenário econômico em que sua PME está inserida – no momento atual, uma pandemia que tem levado cada vez mais empresas a migrarem para a Internet, junto com seu público-alvo.

O Marketing Digital NÃO é…

  • Exatamente a mesma coisa que o tradicional – só que usando um computador;
  • Algo muito caro, inacessível para PMEs, que só funciona para grandes empresas;
  • Fazer posts nas redes sociais de vez em quando e achar que isso vai gerar resultados;
  • Uma ferramenta que só funciona se o seu produto estiver pronto e finalizado; dentre outras objeções que as pessoas costumam fazer.

Com essas definições em mente, o ideal é procurar a ajuda de especialistas para descobrir qual das diversas possibilidades de uso do Marketing Digital é mais adequada para o tamanho, nicho, situação financeira e objetivos da sua pequena empresa!

 

Obstáculos que uma PME pode superar com o Marketing Digital

1) Assertividade na comunicação

Levando em cona o que citamos acima, sobre a migração digital não apenas das empresas, mas principalmente dos seus potenciais clientes, se tornou indispensável para qualquer PME saber se comunicar com seu público de uma forma que eles entendam. 

Não se trata, porém, de simplesmente adaptar sua linguagem tradicional para o “internetês” e usar alguns emojis. Uma comunicação eficaz e direcionada é aquela que faz a mensagem certa, chegar para a pessoa certa, no momento certo! 

Sabendo que a maioria das PMEs têm equipes reduzidas, focadas muito mais na produção do que na administração das redes sociais e outros veículos online, o ideal é ter o suporte de um time capacitado para estar em contato contínuo com seu público, tirando dúvidas, interagindo, observando com atenção o comportamento das pessoas e, acima de tudo, criando conexões reais com seus leads.

2) Construção de marca

Pode ser que você tenha uma ideia revolucionária de produto, mas não consiga pensar em um bom nome para sua empresa. Ou ainda, que tenha desenhado um logo super diferenciado para sua marca, mas não saiba por onde começar a construir sua presença digital. E tá tudo bem também!

Ser um empreendedor não é sinônimo de saber tudo sobre tudo. Pelo contrário; quanto antes você abrir mão de fazer tudo sozinho e aceitar a ajuda do Marketing Digital, mais tempo terá para se dedicar àquilo que importa de verdade: a evolução do seu negócio.

Profissionais experientes são os mais aptos a elaborar não somente a identidade visual da sua empresa (cores, fontes, linguagem, práticas, pilares e todos os outros aspectos que diferenciam sua PME das demais), como também a autoridade digital da marca (transformando seu negócio em uma referência para o público que pesquisa por assuntos relacionados ao seu produto ou serviço).

3) Retorno sobre o investimento

Essa é, com certeza, uma das maiores dificuldades de toda a PME: ver o dinheiro que você investe na produção retornando em forma de lucro. Para muitos empreendedores, é necessário passar por um longo período de “vacas magras”, apenas pagando para trabalhar, literalmente, enquanto a perspectiva de vendas fica cada vez mais distante…

Que bom que, com o Marketing Digital, essa situação pode ser diferente! Com opções muito flexíveis de aplicação, os seus recursos são bem utilizados e têm garantia de gerar resultados. Aqui na Solare, por exemplo, focamos em campanhas de desempenho, utilizando grupos de anúncios para projetar novas empresas no mercado, criando públicos específicos e monitoramento constante.

É dessa forma que conseguimos um ROAS de 222 para um dos nossos clientes!

Conclusão

Embora empreender no Brasil não seja uma tarefa fácil, sua PME só tem a ganhar se fizer do Marketing Digital seu “braço direito”. Por meio de estratégias sólidas, com base em estudos aprofundados e um vasto conhecimento tanto no tradicional quanto no digital, profissionais experientes na criação de campanhas e monitoramento de KPIs podem comunicar sua mensagem de maneira assertiva, construir uma imagem de autoridade para sua marca e experienciar seus lucros sobre o investimento. Está esperando o que para trazer esse “mundo” de benefícios para seu pequeno negócio?

A Solare Interativa é uma agência de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato!