Seu negócio já está pronto para deslanchar neste Black Friday? Com a proximidade da data comercial mais aguardada no ano, chega também a grande expectativa de consolidar sua marca no ambiente online, aumentar expressivamente suas vendas e, consequentemente, os lucros da empresa! Do outro lado, seu público-alvo aguarda excelentes oportunidades de compra, preços atrativos e, mais do que isso, uma divulgação convincente, atrativa e objetiva.  

O artigo de hoje é um recado: se você ainda não utiliza o Marketing Digital, está na hora de apostar nessa super ferramenta para aproveitar a alta temporada do comércio! Com recursos abrangentes e variadas opções de investimento, um time de especialistas pode te ajudar a propagar suas ofertas e atrair novos leads. Quer saber como? Confira a seguir!

Por que aproveitar a Black Friday?

Pense em um momento, uma vez ao ano, em que as vendas B2C e B2B disparam. Esta é a Black Friday. De acordo com estudos da Ebit | Nielsen, mesmo com a pandemia limitando o poder de compra da população, 2020 registrou números positivos! Nos e-commerces, por exemplo, o número de clientes teve um salto de 25,1% em apenas dois dias.

Apesar da instabilidade econômica, as perspectivas para 2021 também são animadoras: o isolamento social decorrente da quarentena está fomentando o consumo digital (dos serviços de stream, clubes de assinatura, etc.), o mercado de eletrônicos, além dos produtos e serviços personalizados. A inflação em alta pode contribuir para uma redução na variedade de itens oferecidos – por isso, é essencial que sua empresa se destaque da concorrência e atraia a atenção do consumidor.

Nessa jornada, conte com as estratégias de Marketing Digital que elencamos abaixo:

Utilize o Marketing Digital na Black Friday

  • 1- Crie um planejamento estratégico

No mundo digital, não basta sair fazendo tudo o que você acha bacana e esperar que bons resultados saiam desses “tiros no escuro”. É necessário basear suas ações em estudos aprofundados de persona, mídia, tendências, boas práticas, palavras-chave, ferramentas e plataformas que favoreçam sua marca. Todas essas informações são concentradas em documentos detalhados, elencando todas as medidas que serão tomadas. Identidade visual das campanhas, canais de divulgação, frequência de publicações, valor do investimento… São todos elementos previstos nesta etapa.

  • 2- Posicione sua empresa no Google

Com o Marketing Digital, aparecer na 1ª página de resultados do Google é um sonho possível! Essa é a ferramenta de busca mais utilizada pelos consumidores quando pesquisam por produtos na Black Friday – portanto, ser bem posicionado pelos bots é fundamental para ter visibilidade e preferência de compra. Para isso, utilizamos técnicas de SEO, otimizando seus sites e conteúdos a fim de se tornarem mais perceptíveis para a plataforma, mostrando que atendem às necessidades do seu público.

Veja também: 7 Passos para entender como funciona o rankeamento do Google

  • 3- Construa sites que desempenham

Construtoras com empreendimentos em lançamento costumam aproveitar a Black Friday para divulgar massivamente seus diferenciais. Contudo, essa medida só será eficaz se, ao clicar no link do anúncio, o usuário for redirecionado para um site funcional, com excelente navegabilidade e responsivo! Ou seja, ter uma página bonita não adiantará nada se, na estrutura do site, não houver recursos essenciais para garantir uma experiência agradável, intuitiva e completa para o leitor.

  • 4-  Elabore pop-ups de saída

Sabe quando você está navegando em um site e, ao menor sinal de pensar em sair da página, você é surpreendido por uma caixa interativa no meio da tela? Geralmente, esse banner te convida a conferir outros conteúdos, preencher uma newsletter, entrar em contato com a empresa, ou tomar qualquer outra ação que te mantenha dentro do site. Bem, é exatamente para isso que servem os pop-ups de saída: evitar que um cliente em potencial se perca e, do contrário, entre para seu fluxo de vendas

Descubra: Impacto dos micro-momentos na Jornada de Compra do consumidor

  • 5- Invista na nutrição dos leads

No Marketing Digital, nutrir é sinônimo de preparar seu lead para o momento de compra, isto é, dar a ele informações suficientes para que, por conta própria ou com uma “ajudinha” do seu time Vendas, decida adquirir o seu produto ou serviço. É uma tarefa de longo prazo, mas que, na Black Friday, pode ser realizada através de emails promocionais, SMS, anúncios em redes sociais e demais estratégias de amplo alcance, altas taxas de conversão e ROI elevado.

  • 6- Produza conteúdos ricos

Muitas vezes a sua persona tem grande interesse em adquirir determinado produto, utilizar um serviço ou experimentar uma plataforma, mas não sabe como fazer isso. Pois é, o que falta para muitos leads é informação educativa que os ensine de forma confiável sobre diferenciais, características, benefícios e demais vantagens que sua empresa tem a oferecer. Sabendo disso, você pode utilizar o Marketing de Conteúdo para criar materiais digitais e gratuitos, de fácil compreensão e identificação para o público!

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  • 7- Utilize uma landing page

Ao contrário dos sites, que já mencionamos neste artigo, as landing pages são páginas específicas com objetivos únicos, isto é, que oferecem algo para o público em troca de informações pessoais. Não, não se trata de enganar os usuários; muito pelo contrário: você pode ofertar um material, uma promoção e até um acesso exclusivo, deixando bastante explícito que tal recompensa será concedida mediante o preenchimento de um formulário. Depois da Black Friday, você poderá utilizar esses dados para uma ação de remarketing ou até para fidelizar os clientes.

  • 8- Divulgue ofertas relevantes

Neste ponto, coloque-se no lugar do comprador e pense no que realmente vale a pena ser transformado em uma campanha de anúncios. Com isso em mente, desenvolva artes a textos bem estruturados, com as informações mais importantes da sua promoção bem ressaltadas. Assim que a criação for concluída, veicule o conjunto nas plataformas com maior número de recursos disponíveis – como negativação de palavras-chave, impulsionamento de grupos, análise de resultados, dentre outros.

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  • 9- Humanize seu atendimento

Sim, o atendimento humanizado pode envolver o uso de chatbots, mas o que queremos destacar aqui é a importância de equipes bem treinadas para fazer da Black Friday a melhor experiência de compra dos seus clientes! É essencial que os colaboradores estejam alinhados aos valores da empresa, conheçam os melhores horários de atendimento dos leads e dominem as ferramentas oferecidas pelo seu negócio. Assim, mais do que tirar dúvidas ou pedir suporte, os consumidores terão um primeiro contato positivo com a sua empresa, aumentando as chances de fidelização.

  • 10- Impulsione publicações de Black Friday

Alguns empresários optam por, ao invés de investir em campanhas completas, turbinar conteúdos prontos em suas redes sociais. Embora essa seja uma opção viável, deve ser feita de maneira muito bem pensada para garantir um bom retorno! O storytelling é ideal para essas ocasiões, porque, literalmente, envolve contar uma história para o público. Neste caso, a “história” de uma promoção imperdível, dos descontos por tempo limitado e de todos os benefícios que seu produto pode proporcionar.

Estude: A diferença entre persona e público-alvo é essencial para cativar leads

  • 11- Peça a ajuda de especialistas

Tudo o que recomendamos até agora é comprovadamente eficaz, altamente lucrativo e pode, de fato, escalar suas vendas nessa Black Friday. Contudo, tais resultados só serão alcançados se as estratégias forem executadas por profissionais competentes, experientes neste tipo de ação, com a infraestrutura e expertise necessárias para te ajudar. Em vez de fazer tudo sozinho, terceirize o trabalho! Procure por agências premiadas e reconhecidas na área, com um bom portfólio e cases de sucesso na bagagem.

Resumindo 

Está na hora de revolucionar a forma como você expõe seus produtos e serviços na Internet, elevando as oportunidades de negócios nesta Black Friday! A melhor parte é que todas as estratégias que listamos aqui podem ser utilizadas não apenas na data comercial mais aguardada do ano, mas também em todos os outros dias – sejam comemorativos ou não. Para isso, basta contar com o suporte de profissionais capacitados, planejamentos bem elaborados e opções flexíveis de investimento!

A Solare Interativa é uma agência de Marketing Digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato.