Atualmente o YouTube é um dos principais mecanismos de busca e o vídeo é o meio de disseminação de conteúdo com o crescimento mais acelerado da história. Isso significa que é uma interessante plataforma para a divulgação da sua marca na internet.

As possibilidades que sua empresa tem para fazer marketing no YouTube vão muito além de vídeos corporativos e institucionais.

Veja as vantagens e oportunidades para você fortalecer seu branding apresentando aos expectadores interessados seu produto ou serviço de forma direta no YouTube:

Segmentação

À frente das inúmeras vantagens de marketing digital está a segmentação do seu público. Com as plataformas e ferramentas para o marketing na internet não é mais necessário usar 50 anzóis para conseguir pescar o seu cliente em potencial. No YouTube é possível segmentar por informações demográficas (idade e sexo), tópicos (categoria da sua área de atuação), interesses (de acordo com o histórico do visitante), palavras-chave e muito mais.

Interação

O grande trunfo do YouTube é dar ao público a liberdade de escolher o conteúdo que quer assistir e usar a criatividade nesta hora é primordial. Se o público se interessar pelo conteúdo, pode gerar um grande impacto e até mesmo compartilhamento em outras redes sociais, por isso os anúncios e vídeos que serão veiculados no YouTube devem ser pensados exclusivamente para o YouTube, usando os recursos da própria plataforma.

Um bom exemplo é o anúncio desta instituição americana a favor dos animais, a ASPCA. Veja o vídeo clicando na imagem.

1

Mensuração

A plataforma permite tomar como base as estatísticas de acesso em tempo real para definir o que está funcionando ou não no plano traçado pela sua equipe de marketing. Com isso é possível otimizar o investimento e tomar decisões a partir de fatos, não de opiniões.

ROI alto

O YouTube é rentável porque trabalha com o Custo por Clique (CPC), ou seja, você só vai pagar se o expectador clicar no seu anúncio ou assisti-lo até o final, dependendo do formato escolhido, além de permitir que você defina quanto vai custar os cliques dos seus anúncios. O ads – ou publicidade – no YouTube pode aparecer  em diversos formatos e os mais comuns são:

Anúncios gráficos – Aparece à direita do vídeo em destaque e acima da lista de sugestões de vídeo.

Sobreposição Anúncios de sobreposição transparente que aparecem na parte inferior de 20% do vídeo.

TrueView in-stream – Anúncios que permitem aos espectadores pulares o anúncio clicando em “skip ad” depois de cinco segundos, se quiserem. Inseridos antes, durante ou depois do vídeo principal.

Atenção especial para o mobile

Apesar da tela pequena em relação a desktops e smart TVs, o smartphone é extremamente poderoso quando o assunto é prender a atenção dos espectadores.

Uma pesquisa do Google e da Ipsos revelou que 98% dos indivíduos utilizaram seus celulares para assistir vídeo ao longo de um dia.  Também comprovou que o usuário mobile se distrai duas vezes menos assistindo a vídeos no celular, além disso, de todos os minutos assistidos no YouTube, 40% se referem a vídeos que são assistidos através de smartphones.

A força do Ads no YouTube aliada à experiência de uma equipe de marketing é uma oportunidade de se conectar com seu público-alvo mais valioso e permite liberdade de criação e investimento com um ótimo retorno.
Para se inspirar, veja  aqui o YouTube Ads Leaderboard Brasil de 2014, que são os anúncios brasileiros do YouTube mais vistos e compartilhados no ano.