No dia 20 de junho de 2018, quarta-feira, aconteceu o lançamento do IGTV, um novo recurso do Instagram. Diversos influenciadores e criadores de conteúdo foram convidados e nós acompanhamos a novidade em tempo real através do Instagram deles. Muitos fizeram live e stories do evento e já até mesmo começaram a usar a novidade em sua conta do Instagram.

O IGTV é uma plataforma que chegou para concorrer com o YouTube. Depois de derrubar o Snapchat e o Periscope, a vítima da vez é o já consolidado serviço de compartilhamento de vídeos, pois o IGTV permite vídeos longos, de 15 segundos a até 1 hora, dependendo do número de seguidores da conta.

O novo recurso é um App independente, porém interligado com o Instagram, assim como o Layout, o Boomerang e outras funções. Os seguidores e quem você segue são os mesmos da sua conta do Instagram, porém para assistir aos vídeos de quem você segue não é necessário baixar o aplicativo do IGTV, apenas atualizar o Instagram que aparecerá o ícone do IGTV.

Mas se quiser criar um canal, é preciso fazer o download do app e fazer login com sua conta do Instagram, a partir daí, você consegue utilizar vídeos do seu rolo da câmera, a partir de 15 segundos, e publicar em seu canal.

Pensado para mobile, o diferencial desta plataforma é que os vídeos devem ser gravados e publicados na vertical, assim como os stories. É permitido também criar uma capa para o vídeo, assim como no YouTube, além de título e descrição.

Influencers como Maísa, Lucas Rangel e Thaynara OG, veículos de comunicação como Vice e The Economist, artistas como One republic, Andrea Bocelli e Anitta e marcas como Benefit Brasil, Dior e Hurley já aderiram a novidade e estão atualizando seu canal no IGTV.

Além de ver os vídeos de quem você segue, o próprio Instagram sugere vídeos através do botão “explorar”, localizado no canto inferior direito, assim fica mais fácil consumir conteúdo de marcas e artistas, pois eles chegam até você de acordo com suas preferências.

Confessamos que no início foi um pouco difícil de entender como funcionava, mesmo porque a atualização demorou a aparecer, mas logo pegamos o jeito e resolvemos testar!

Nossa primeira impressão é a mesma de qualquer novidade: Será que vai pegar? Será que é intuitivo e usuários comuns vão aderir? Será que o YouTube vai realmente cair ou vai se fortalecer? São muitas dúvidas e tudo pode mudar, mas no dia de hoje chegamos a um veredito: Esperamos realmente que a moda pegue!

Segundo dados do IBGE, o acesso à internet no Brasil é realizado preferencialmente por celular. Em 2017, 69% dos entrevistados disseram estar conectados à rede através do smartphone.

Isso nos leva a crer que, com mais este recurso pensado exclusivamente para mobile, os usuários comuns passem a explorar possibilidades e consumir mais conteúdo na palma da mão.

Isso também tem um potencial enorme de atrair ainda mais criadores de conteúdos originais para o Instagram, e atrair ainda mais audiência para a rede.

E por que o IGTV é importante para o Marketing Digital?
Por ser mais um canal de conteúdo, relacionamento e comunicação, já que o IGTV permite curtidas e comentários, além de ser muito provável que os anúncios comecem a ser aplicados também no IGTV, assim como aconteceu com os stories.

Hoje o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos e a novidade vai acelerar ainda mais o crescimento da rede. Ou seja, a audiência é enorme e esta novidade pode gerar ainda mais receita para a plataforma e para as marcas, assim como acontece com o YouTube.  

Mas calma! O YouTube ainda é um gigante e acreditamos que, se acontecer do IGTV ultrapassá-lo, vai levar tempo!

O Instagram está adotando uma abordagem diferente, criando um novo aplicativo que é um destino de vídeo por si só. “Quando você assiste a vídeos mais longos, você precisa de um contexto diferente”, disse o CEO do Instagram, Kevin Systrom no lançamento. “Nós realmente queríamos separar os dois para que você pudesse escolher qual aventura você queria viver.”

Fonte

Quer ver nosso canal e nossos vídeos no IGTV? Siga a Solare Interativa no Instagram:

 

E você? Já testou o IGTV? Conte pra gente!